Exposição individual "o lado de fora dos olhos fechados", de Mariana Manhães
Exposição
- Nome: Exposição individual "o lado de fora dos olhos fechados", de Mariana Manhães
- Abertura: 17 de fevereiro 2025
- Visitação: até 30 de abril 2025
Local
- Local: central
- Evento Online: Não
- Endereço: rua bento freitas, 306 / vila buarque
mariana manhães: o lado de fora dos olhos fechados
15.02 – 30.04.2025
Mariana Manhães apresenta a exposição individual ‘O lado de fora dos olhos fechados’ a partir do dia 15 de fevereiro, sábado, na Central.
Um conjunto que mescla escultura, instalação e vídeo reorganiza a ambientação da galeria. Seguindo os procedimentos de sua última individual na Central, ‘Montanhas nos observam em time-lapse’ (2019), Manhães propõe alterações na iluminação do espaço e recorre a recursos sonoros para compor a percepção de uma "floresta inventada", como pontua a artista.
‘O lado de fora dos olhos fechados’ marca a mudança na prática da artista, que, após um período de silêncio, experimenta novos materiais e soluções formais para as obras apresentadas. "Meu interesse é entrar em algo que não tenha nome, que não seja nem instalação, nem escultura, e sim, todas as coisas juntas” conta Manhães.
Manhães foca, nesta exposição, na invenção de organismos e seus espaços próprios. “Seres organizados em círculo nesta sala, como num alinhamento megalítico, evocam a distribuição de elementos numa floresta, onde habitam entes que vemos e que não vemos. Ronda o mistério; sinto que há um ritual em curso, embora não seja capaz de nomeá-lo.” escreve Ana Avelar, que assina o texto crítico da mostra.
Durante a abertura, que acontece entre 15h e 18h, a artista Mayla Goerisch apresenta uma peça sonora que se inspira e dialoga com a exposição ‘O Lado de Fora dos Olhos Fechados’.
Serviço
exposição: o lado de fora dos olhos fechados
endereço: central / rua bento freitas, 306 / vila buarque / 01220 000 / são paulo
abertura: sábado, 15.02.2025 / 15h – 18h
datas: 17.02 – 30.04.2025 / segunda – sexta: 11h – 19h / sábado: 11h – 17h