Exposição individual "o cristalino, o rasgo e o mistério", de sofia borges
Exposição

Exposição individual "o cristalino, o rasgo e o mistério", de sofia borges

Exposição

  • Nome: Exposição individual "o cristalino, o rasgo e o mistério", de sofia borges
  • Abertura: 13 de novembro 2025
  • Visitação: até 07 de março 2026

Local

  • Local: central
  • Evento Online: Não
  • Endereço: rua minas gerais 362 higienópolis – são paulo, sp

sofia borges: o cristalino, o rasgo e o mistério


"o fogo, o fogo, o fogo, o lindo fogo. eu quero dizer a mímesis, o invisível, o manifesto, a tragédia, o fóssil, o teatro, o olho, a caverna, a cortina, o cristalino, o rasgo, o mistério e o resplandecente. eu quero dizer a fulgurosa luz matérica, o intenso brilhante metafísico, o ovo, a transparência infinita, o absoluto, o esplêndido ofuscante, o tempo espesso e o espelho inconsciente."


— sofia borges


A Central Galeria tem o imenso prazer de inaugurar a mais nova exposição individual da artista Sofia Borges, “O cristalino, o rasgo e mistério“, nesta quinta-feira, 13 de novembro. Essa é a primeira exposição da artista no Brasil desde o seu retorno de Nova Iorque.


A poética do trabalho de Borges se desenvolve em torno da formação da imagem em suas diversas formas dentro do imaginário histórico-social geral e pessoal da artista. Seu trabalho retraça frequentemente linhas de resgate de ancestralidades por meio de materiais, como metais, rochas e minerais, assim como à figura da paleontologia, da mitologia, do teatro e da análise da figura humana, especialmente do rosto. O museu ocupa um espaço igualmente importante em sua pesquisa uma vez que ele se apresenta como um agente de reconfiguração eterno de imagens dentro da sociedade. 


A exposição possui um formato híbrido entre exposição e ateliê em pleno funcionamento, instalado dentro da galeria, onde a artista continuará trabalhando durante a mostra. Obras de diferentes épocas apresentam diálogos persistentes dentro da pesquisa da artista, que provam um processo preambular de formação da imagem e da linguagem. Uma das peças centrais da mostra, o filme da artista, entrelaça narrativas poéticas com imagens de seu repertório. Fotografias de grande dimensão e pinturas feitas com pigmentos minerais, folhas de arroz de Kozo e veludo ocupam a galeria em uma grande associação de imagens e palavras.


Nascida em Ribeirão Preto, SP, em 1984, Sofia Borges expôs no MoMA de Nova York e no Nottingham Contemporary no Reino Unido, além de ter sido artista curadora na 33a Bienal de São Paulo, a mais jovem artista da história da Bienal de São Paulo a participar do evento. A artista também foi contemplada com a Bolsa Iberê Camargo em 2010, o British First Book Award em 2016 e a Bolsa ZUM do IMS em 2017.


Serviço

sofia borges: o cristalino, o rasgo e o mistério

13 nov 2015 - 07 mar 2026


central 

minas gerais 362

higienópolis / 01244 010 / são paulo, brazil

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044