Exposição individual "NOCETRA", de Vivian Caccuri
Exposição

Exposição individual "NOCETRA", de Vivian Caccuri

Exposição

  • Nome: Exposição individual "NOCETRA", de Vivian Caccuri
  • Abertura: 13 de setembro 2025
  • Visitação: até 11 de outubro 2025

Local

  • Local: A Gentil Carioca Rio de Janeiro
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado Centro – Rio de Janeiro

NOCETRA

 

No sábado, 13 de setembro, a partir das 19h, Vivian Caccuri inaugura sua individual NOCETRA n'A Gentil Carioca, no Rio de Janeiro. Na mesma ocasião, a artista lança o livro Criatura Som e seus Espectros (Act Editora).



A mostra, que ocupará os dois prédios da galeria, reúne um conjunto de obras inéditas e, segundo a curadora Marielsa Castro Vizcarra,"parte do desejo do artista de ir além da tendência de racionalizar cada gesto e desmantelar a falsa dicotomia entre corpo e mente, ou sentimento e pensamento. Por meio de paisagens sonoras imersivas, animações, sonogramas bordados, desenhos e esculturas, Caccuri retrata o momento fugidio em que a emoção exaltada dissolve a consciência — quando as fronteiras do eu se derretem em pura sensação e restauram um ritmo interior do tempo há muito perdido. Tais sons privados são amplificados e projetados no espaço, pareados com imagens de mulheres que se dissolvem em abstrações. Nocetra permeia o limite entre o público e o privado, e convida o público a ouvir e sentir junto." A abertura celebra os 22 anos da Galeria com uma festa conduzida por PEKØ liveset (Vera Fischer Era Clubber), CRIS O. (Crizin da ZO, Equipe 7Rio) e Bia Marques. Na mesma ocasião, serão apresentados a Parede Gentil nº 44 (Área Indígena), de Xadalu Tupã Jekupé, e a Camisa Educação nº 92, de Ana Matheus Abbade. Para completar, teremos um bolo especial criado por Rose Afefé e Madah Sodré.


Nos últimos 15 anos, Vivian Caccuri vem desenvolvendo instalações, obras sonoras, performances, desenhos e bordados que investigam como o som pode desorientar a experiência cotidiana e inspirar novas formas de vida. Explorando a relação entre som e cultura, a prática artística de Caccuri busca destacar aspectos ativos, mas pouco reconhecidos, do som. Escreveu seu primeiro livro na Universidade de Princeton, "Music is What I Make" (2012), publicado pela Bloomsbury NYC em "Making it Heard", e pela editora 7 Letras como "O que faço é música" (2013). Foi indicada para o Future Generation Art Prize (2017) e participou de exposições internacionais como a Bienal de São Paulo (2016), a Bienal de Kochi (2018), a Bienal de Veneza (2019), o New Museum, o Museo Jumex e o Highline Art. Suas obras integram as coleções da Pinacoteca do Estado de São Paulo; Coleção Gilberto Chateaubriand MAM Rio; Instituto Inhotim, Brumadinho (MG); Pérez Art Museum Miami, EUA; ICA Miami, EUA, e Berggruen Collection, Berlim (Alemanha).


Serviço

Vivian Caccuri: NOCETRA


Abertura: 13 set, Sáb, 19h-00h

Até: 11 Out 2025


A Gentil Carioca Rio de Janeiro

Rua Gonçalves Lédo, 11/17, sobrado

Centro | Rio de Janeiro (RJ)


Seg a sex, 12h-18h 

Sáb, 12h-16h, com agendamento prévio

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044