Exposição individual “Monográfica”, de Alexandre Ignácio Alves
Exposição

Exposição individual “Monográfica”, de Alexandre Ignácio Alves

Exposição

  • Nome: Exposição individual “Monográfica”, de Alexandre Ignácio Alves
  • Abertura: 27 de setembro 2025
  • Visitação: até 07 de dezembro 2025

Local

  • Local: Sala Tarsila do Amaral (Piso Caio Graco) - Centro Cultural de São Paulo (CCSP)
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP

Centro Cultural de São Paulo apresenta a exposição “Monográfica” de Alexandre Ignácio Alves


A mostra, com cerca de 130 obras, faz um recorte de 30 anos de produção do artista, explorando a pintura em seus gêneros clássicos como paisagem e retrato



SÃO PAULO – O artista visual paulistano Alexandre Ignácio Alves abre a exposição individual “Monográfica” no dia 27 de setembro de 2025 (sábado), a partir das 15h, na  Sala Tarsila do Amaral do Centro Cultural de São Paulo (CCSP), no bairro do Paraíso.


A mostra, que fica em cartaz até 07 de dezembro, é um recorte da produção do artista nas últimas três décadas e faz parte de um ciclo de exposições do CCSP, é um projeto da curadoria de artes visuais, chamado Monográficas, dedicado a pensar a produção artística no Brasil nos últimos 20 anos.


O objetivo é trazer, a cada vez, um conjunto de trabalhos por meio do qual seja possível avaliar com abrangência a obra de um artista cuja produção artística se desenvolve na virada do século XXI.


Com curadoria de Maria Adelaide Pontes, a exposição traz cerca de 130 obras, incluindo pinturas, desenhos e gravuras, que exploram os gêneros clássicos da pintura de forma contemporânea.


Alexandre Ignácio Alves, que comemora 30 anos de carreira em 2025, convida o público a examinar a relevância de temas como paisagem e retrato na arte atual. A mostra está dividida em três segmentos e busca mostrar a evolução da pesquisa do artista, que se aprofunda em questões de cor, forma e simbologia.


Sobre o artista

Alexandre Ignácio Alves, nascido em 1968 em São Paulo/SP, onde ainda vive e trabalha, é um artista com formação em educação artística pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Ao longo de sua carreira, participou de importantes exposições individuais e coletivas em instituições renomadas no Brasil e no exterior, como a Casa das Onze Janelas, o Museu de Arte do Rio (MAR), o Sesc Carmo e o Memorial da América Latina.


Suas obras integram importantes acervos públicos, como os da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Acervo do Palácio do Planalto, Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, MAR - Museu de Arte do Rio, Coleção de Arte da Cidade | CCSP, Museu da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, SESC Pinheiros e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS).


Suas principais exposições são: “Afro Brasilidade” - FGV Arte - Rio de Janeiro; “Ainda não é o fim do mundo” - Paço das Artes - São Paulo; “Regina Guerreiro - As Joias da Rainha” - SPFW Pavilhão das Culturas Brasileiras - São Paulo; “Refundação” - Museu da Inconfidência - Ouro Preto-MG; "Pinacoteca: Acervo" - Pinacoteca do Estado - São Paulo; “Brasil Futuro: As formas da democracia” - MAR - Rio de Janeiro; “A sorte está lançada” - Casa do Olhar Luiz Sacilotto - Santo André; “Jaraguá 1135 M” - Oficina Cultural Oswald de Andrade - São Paulo; “Novas Aquisições” - CCSP - São Paulo; “Ascensão” - MIS Campinas / FAMA Museu - Campinas/Itu - SP; “Coleção MAR + Enciclopédia Negra” - Museu de Arte do Rio - Rio de Janeiro; “CCSP 40 anos: da criação ao tombamento” - CCSP - São Paulo; “40ª edição Arte Pará” - Casa das Onze Janelas - Belém - Pará; “Olhares na Linha de Frente” - Reinauguração do Vale do Anhangabaú - São Paulo; “Entre Paisagens e Estados da Alma” - Galeria B_arco - São Paulo e “Retratos Preto sobre Preto” - II mostra do programa de exposições do CCSP - São Paulo.


Serviço

Exposição "Monográfica" de Alexandre Ignácio Alves

Curadoria: Maria Adelaide Pontes

Abertura: 27 de setembro de 2025, às 15h (sábado)

Visitação: 27 de setembro a 07 de dezembro de 2025

Horário: Terça-feira a domingo, 10h às 22h

Entrada: Gratuita

Classificação: Livre


Local: Sala Tarsila do Amaral (Piso Caio Graco) - Centro Cultural de São Paulo (CCSP)

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso, São Paulo – SP

Informações: (11) 3397.4002

Site: https://centrocultural.sp.gov.br


Redes sociais

Alexandre Ignácio Alves @alexandre_ignacio_alves

Maria Adelaide Pontes @adelaidepontesss

Centro Cultural de São Paulo @ccspoficial


créditos

obras: Alexandre Ignácio Alves / Divulgação

retrato: Chris Ameln / Divulgação

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044