

Exposição individual “Gesto Paramétrico”, de Rizza
Exposição
- Nome: Exposição individual “Gesto Paramétrico”, de Rizza
- Abertura: 23 de julho 2025
- Visitação: até 23 de agosto 2025
- Galeria: Zipper Galeria
Local
- Local: Zipper Galeria
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Estados Unidos, 1494
Zipper Galeria apresenta individual de Rizza que explora manipulação dos fenômenos ópticos
Na mostra Gesto Paramétrico a artista traz esculturas inéditas que transformam dados numéricos e equações em formas físicas
A Zipper Galeria inaugura no dia 23 de julho, às 19h, a exposição “Gesto Paramétrico”, nova individual da artista Rizza, com curadoria de Marc Pottier. A mostra reúne obras inéditas que dão continuidade à sua pesquisa em torno da manipulação de fenômenos ópticos, articulando arte, ciência e tecnologia.
Nesta individual, a artista aprofunda sua investigação sobre modelagem paramétrica e apresenta esculturas tridimensionais que transformam variáveis numéricas em formas físicas. Utilizando algoritmos, equações e dados físicos como ponto de partida, Rizza revela um processo criativo que une intuição e lógica, orientado por princípios matemáticos como dimensão, proporção e curvatura.
Dentre os trabalhos estão presentes as séries “Bézier”,”Void”, “Momentum” e “Gauss”, nas quais a artista desenvolve superfícies contínuas e precisas, baseadas em referências como curvas de Bézier, dinâmica dos fluidos e sequências recursivas. Suas obras se comportam como sistemas abertos, nos quais a escultura deixa de ser um objeto estático e passa a operar como campo de forças — físicas, ópticas e matemáticas.
Sobre a produção o curador Marc Pottier reforça: “Rizza é uma escultora que não esculpe a massa de materiais para dar-lhes forma, mas sim reúne e combina fórmulas matemáticas para obter um objeto construído”
Sobre a artista
Natural de Belo Horizonte, Rizza residente na capital paulista, é artista plástica e se inspira nos fenômenos ópticos. Sua produção artística se desdobra em diferentes linguagens, de esculturas à instalação, através de uma variedade de técnicas, incluindo o uso da tecnologia na construção das suas obras. Estreou individualmente a exposição “Tudo que é uno se divide”, na Zipper Galeria, em 2021, que culminou na representação da artista pela galeria. O trabalho de Rizza está frequentemente presente nas principais feiras de artes brasileiras, como SP-Arte e Arte Rio. Rizza possui diversos trabalhos de caráter instalativo, assim como intervenções públicas e obras de grande escala. No ano de 2024, passou a integrar, com a instalação ‘Fóton’, uma das mais relevantes coleções de arte do país, a Usina de Arte. Além disso possui em São Paulo e Belo Horizonte obras públicas de instalação permanente.
Sobre o curador
Marc Pottier, francês, radicado entre o Brasil e a França, é curador internacional de arte contemporânea, especializado em arte em espaços públicos. Ele também está envolvido com plataformas digitais culturais, televisão e web tv. Envolvido desde 2012 no projeto Matarazzo com o livro de entrevistas ‘Made by... Feito por Brasileiros’, a curadoria da invasão criativa no antigo hospital Matarazzo em 2014 e das coleções permanentes de arte do Rosewood / Matarazzo. Hoje é curador da Usina de Arte, um parque de esculturas perto de Recife, pertence ao Núcleo Curatorial do MON (Museu Oscar Niemeyer) em Curitiba e é o coordenador internacional do projeto de futuro Museu de Arte Contemporânea de Foz do Iguaçu com o coaching do Centre Pompidou.
Serviço
Gesto Paramétrico
Artista: Rizza
Curadoria: Marc Pottier
Abertura: 23 de julho de 2025, 19h
Período expositivo: de 23 de julho a 23 de agosto de 2025
Local: Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1494 – São Paulo, SP