Exposição individual "Dada Brasilis", de Fernanda Figueiredo
Exposição

Exposição individual "Dada Brasilis", de Fernanda Figueiredo

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Dada Brasilis", de Fernanda Figueiredo
  • Abertura: 07 de fevereiro 2026
  • Visitação: até 28 de fevereiro 2026

Local

  • Local: OMA Galeria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua França Pinto, 1100, Loja 2, Vila Mariana – São Paulo, SP

Exposição "Dada Brasilis" propõe encontro imaginário entre Tarsila e Sophie Taeuber-Arp


Individual de Fernanda Figueiredo reúne obras inéditas no Brasil, desenvolvidas a partir de projeto apresentado pela artista na Suíça.

 


A OMA Galeria abre sua programação de 2026 com a exposição Dada Brasilis, individual da artista Fernanda Figueiredo que propõe um encontro imaginário entre a brasileira Tarsila do Amaral e a artista suíça Sophie Taeuber-Arp. Com abertura em 7 de fevereiro e texto crítico de Daniela Labra, a mostra reúne cerca de dez pinturas inéditas no Brasil, desenvolvidas a partir de um projeto apresentado pela artista na Suíça, em 2024.


O eixo conceitual da série Dada Brasilis parte desse diálogo entre duas figuras centrais da arte moderna – do modernismo brasileiro e do dadaísmo europeu. Ao se apropriar de fragmentos de obras das artistas, Figueiredo compõe pinturas que relacionam seus diferentes contextos estéticos e culturais.


O procedimento empregado por Figueiredo se aproxima da noção de antropofagia formulada por Oswald de Andrade, entendida como uma estratégia de incorporação e transformação de referências externas. Ao inserir técnica e linguagem próprias em suas obras, a artista atualiza esse material histórico e levanta questões ligadas à autoria, à identidade e às fronteiras globais. Essas questões são centrais e recorrentes na trajetória de Figueiredo, desenvolvida entre o Brasil e Berlim, onde a artista vive e trabalha há mais de dez anos.


Entre os destaques da exposição está a pintura Dada Brasilis, apresentada pela primeira vez na exposição Stattdessenfarbe, no museu suíço Kulturhaus Obere Stube em Stein am Rhein, Suíça. Com seis metros de largura, o tríptico articula obras-chave de Tarsila, como Sol Poente e A Lua, às formas geométricas e ao vocabulário abstrato de Taeuber-Arp. A circulação internacional da série inclui ainda a aquisição da obra Manifesto Abacaxi pela fundação Jakob und Emma Windler-Stiftung, responsável pela gestão do museu suíço, além da participação da artista na SPARK Art Fair, na Áustria, em apresentação solo.


Dada Brasilis fica em cartaz na OMA até 28 de fevereiro.


Sobre Fernanda Figueiredo

Fernanda Figueiredo é uma pintora e artista de apropriação que traduz os conceitos do metamodernismo em representações visuais. Sua prática se constrói a partir da tensão entre a pintura — um meio pré-moderno — e a arte da apropriação, entendida como uma estratégia pós-moderna. Temas como a oscilação entre sinceridade e ironia, o urbanismo, a reconstrução do pensamento ecológico, a política e a governança, o transculturalismo, bem como a busca por sentido e autenticidade em um mundo digitalizado, atravessam seu trabalho.


Seu trabalho foi apresentado em exposições individuais e coletivas em galerias no Brasil, Alemanha, Suíça e Estados Unidos. Entre as mostras individuais recentes destacam-se Passado, Passado, Futuro, em São Paulo, e Stattdessenfarbe, na Suíça, que evidenciam sua investigação contínua sobre a interseção entre histórias pessoais e públicas. Suas obras integram importantes coleções públicas, como o MNBA – Museu Nacional de Belas Artes e o MAM – Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, além do CICA Museum, na Coreia do Sul. Em diálogo constante com o cenário artístico contemporâneo, Fernanda Figueiredo também participa de publicações internacionais e feiras de arte. Em 2025, foi artista indicada ao Neuköllner Kunstpreis, em Berlim, e, em 2023, integrou a 4ª Industrial Art Biennial, na Croácia.


Sobre a OMA Galeria

Ao longo de uma década, a OMA Galeria tem trilhado um caminho singular nos diversos espaços e circuitos da arte contemporânea, concentrando-se na representação de artistas jovens e emergentes. Originária de São Bernardo do Campo, desde o início esteve profundamente envolvida com o território, promovendo ações em diálogo direto com a comunidade local. Em 2022, a galeria passou a operar no bairro dos Jardins, em São Paulo. Reconhecendo o papel transformador da arte e do artista, a OMA expandiu sua atuação por meio da OMA Cultural e da OMA Educação, buscando alcançar um público mais amplo e atingir todos os setores da sociedade através de projetos como o Laboratório de Artes Visuais e o Edital de Curadoria.  


Serviço

Exposição Dada Brasilis | Fernanda Figueiredo

Texto crítico: Daniela Labra


Abertura: 07 de fevereiro de 2026 (sábado) | 10h às 15h

Período expositivo: até 28 de fevereiro de 2026


Visitação: de quarta a sexta, das 12h às 19h e sábado das 10h às 15h


Local: OMA Galeria – Rua França Pinto, 1100, Loja 2 - Vila Mariana - São Paulo - SP


Entrada gratuita


Acessibilidade: O espaço possui acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.


Mais informações: @omagaleria | www.omagaleria.com.br 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044