Exposição individual "Amilcar de Castro: À sombra do pó das estrelas"
Exposição
- Nome: Exposição individual "Amilcar de Castro: À sombra do pó das estrelas"
- Abertura: 08 de novembro 2025
- Visitação: até 10 de janeiro 2026
Local
- Local: Almeida & Dale
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1430 – São Paulo, SP
Almeida & Dale inaugura primeira mostra de Amilcar de Castro em seu espaço
Com curadoria de Cristiano Raimondi, exposição apresenta esculturas, pinturas e desenhos realizados entre 1970 e 1990, evidenciando a formação do universo criativo do artista sob uma perspectiva fabular
São Paulo, SP — Amilcar de Castro (1920-2002), referência fundamental da escultura contemporânea brasileira, recebe a sua primeira mostra individual na Almeida & Dale, com curadoria de Cristino Raimondi. A partir de 8 de novembro de 2025, sábado, À sombra do pó das estrelas apresenta ao público uma seleção de obras do artista mineiro, com esculturas, pinturas e desenhos realizados entre 1970 e 1990. Guiada pela natureza cósmica do ferro, material elementar na poética do artista, a exposição evidencia a formação de seu universo criativo sob uma perspectiva fabular.
Os cortes e dobras sobre chapas metálicas, característicos da obra de Amilcar de Castro, dão origem a esculturas de formas variadas, que revelam a força de um pensamento capaz de unir simplicidade e rigor. A exposição propõe revisitar a produção do artista para além das interpretações formais já conhecidas, destacando também a dimensão poética que atravessa seu trabalho. Unindo teoria da arte, cultura pop e uma narrativa fabular, a mostra na Almeida & Dale traça conexões que reforçam a permanência e atualidade do trabalho do artista e a ligação quase essencial entre ele e sua prática.
"O que se atesta no contato com esse corpo de obras é o liame entre Amilcar de Castro e o ferro. Resistindo, ambos, ao teste do tempo, eles não se deterioram sob a ação dos elementos climáticos, os incorporando para a transformação de sua matéria e sentidos", explica o curador Cristiano Raimondi. "No contato com a obra de Amilcar de Castro, se pode ensaiar um olhar não historicizado ou alinhado a teorias formais já fundamentadas", complementa Raimondi.
À sombra do pó das estrelas apresenta esculturas que atingem de quatro metros até modestos 16 centímetros de altura, enquanto os desenhos e telas dão continuidade ao raciocínio do artista, apresentados tanto como suportes para esboços e experimentação quanto como obras autônomas. É o caso de Tela 465, da década de 1980, e outra pintura, da década anterior, que medem mais de dois metros de comprimento, nas quais a gestualidade e o uso da cor se destacam. Por outro lado, trabalhos menores em papel demonstram como o vazio e a relação com o espaço se manifestam nas partes deixadas em branco pelo artista.
Na exposição, as obras de Amilcar de Castro demonstram uma prática artística coesa e experimental e se conectam, ainda, por um jogo de aproximações e de sombras projetadas no espaço, em uma proposta que busca "envolver o público em um mundo de signos e linhas cuidadosamente organizados, liberando-o para interpretações alegóricas e filosóficas, com o objetivo de convocar afinidades entre a escultura, a pintura e o espectador".
Sobre Almeida & Dale
Fundada em São Paulo, em 1998, a Almeida & Dale promove o legado de artistas emblemáticos e emergentes, ao impulsionar a produção contemporânea nos cenários nacional e internacional. Com três endereços em São Paulo, a galeria realiza um programa expositivo e editorial de excelência, estabelece parcerias com instituições e coleções de renome e está presente nas principais feiras de arte mundiais, o que a posiciona como uma das mais influentes galerias brasileiras.
Representando mais de 50 artistas e espólios, reúne nomes fundamentais dos modernismos brasileiros, figuras-chave para a formação da arte contemporânea e a sua projeção internacional, além de artistas em plena atuação que continuam a redefinir o horizonte artístico. Em 2025, ao finalizar sua fusão com a prestigiada galeria Millan, estabelecida em 1986, também em São Paulo, a Almeida & Dale abraça um histórico de comprometimento profundo com o experimentalismo artístico, de colaboração estreita com artistas para os posicionar nas principais exposições e instituições do mundo e de impulsionamento internacional de carreiras.
De maneira ativa, a galeria assume o desafio de difundir múltiplas perspectivas e novas aproximações, centrada em ser uma plataforma para os artistas em projetos potentes. Ao unir expertise artística e um olhar estratégico para as dinâmicas globais do setor, a galeria fomenta a expansão e a capilarização da arte latino-americana por meio de uma atuação que segue amplificando e impulsionando o mercado globalmente. A Almeida & Dale é liderada pelos sócios-executivos Antonio Almeida, Carlos Dale, Hena Lee e João Marcelo de Andrade Lima.
Serviço
Amilcar de Castro: À sombra do pó das estrelas
Curadoria de Cristiano Raimondi
De 8 de novembro de 2025 a 10 de janeiro de 2026
Rua Fradique Coutinho, 1430
Segunda a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 11h às 16h
Entrada gratuita