Exposição individual "Alfabeto solare", de Edival Ramosa
Exposição

Exposição individual "Alfabeto solare", de Edival Ramosa

Exposição

  • Nome: Exposição individual "Alfabeto solare", de Edival Ramosa
  • Abertura: 28 de maio 2026
  • Visitação: até 25 de julho 2026

Local

  • Local: Galatea São Paulo
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Oscar Freire, 379 – São Paulo, SP

Alfabeto solare


Edival Ramosa



A Galatea tem o prazer de apresentar Edival Ramosa: Alfabeto solare, individual do artista Edival Ramosa (1940, São Gonçalo, RJ — 2015, Niterói, RJ) que reúne pinturas, esculturas, objetos e desenhos produzidos ao longo dessas quase cinco décadas. A abertura acontece dia 28 de maio, das 18h às 21h, na unidade da galeria na Oscar Freire.


Resultado de uma pesquisa desenvolvida por André Pitol, que assina a curadoria e o texto crítico da exposição, Edival Ramosa: Alfabeto solare resgata trabalhos que permaneceram por longo período em coleções no Brasil e no exterior. Parte do conjunto apresentado integrou a 36ª Bienal de São Paulo, marco recente do processo de retomada crítica da obra do artista.


A obra de Edival Ramosa foi profundamente marcada pela sua vivência no continente africano e também europeu durante os anos 60 e 70. A influência de correntes da arte europeia e norte-americana no pós-guerra se vê nas suas investigações em torno de um estilo construtivista, com jogos ópticos e referências à visualidade urbana no uso de materiais como madeira esmaltada, aço inoxidável e acrílico.


Elementos como esferas, casulos, luas, cometas, sois e outros "objetos-forma", como o artista descreve muitas de suas peças, ocuparam lugar central em sua produção, variando entre gradações cromáticas e formas geométricas. A partir da década de 1970, integrou à sua prática referências da estética indígena e afro-brasileira, empregando materiais como palha, peles, plumagens, miçangas e bambus.


Serviço

Edival Ramosa: alfabeto solare

Galatea Oscar Freire


Abertura: 28 de maio, quinta-feira, das 18h às 21h

Exposição: 28 de maio a 25 de julho de 2026


terça – quinta | 10 às 19h

sexta | 10 às 18h

Sábado | 11h às 17h


Galatea São Paulo

Rua Oscar Freire, 379

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044