

Exposição individual "A medida (im)perfeita", de Helena Freddi
Exposição
- Nome: Exposição individual "A medida (im)perfeita", de Helena Freddi
- Abertura: 20 de setembro 2025
- Visitação: até 08 de novembro 2025
- Galeria: Galeria Gravura Brasileira
Local
- Local: Galeria Gravura Brasileira
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Ásia, 219 – Cerqueira César – São Paulo
HELENA FREDDI INAUGURA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL NA GALERIA GRAVURA BRASILEIRA
Sob curadoria de Ana Carla Soler, "A medida (im)perfeita" apresenta obras inéditas da artista paulista.
A Galeria Gravura Brasileira inaugura no dia 20 de setembro de 2025, às 13h, a exposição "A medida (im)perfeita", individual da artista visual Helena Freddi com curadoria de Ana Carla Soler. A mostra reúne um conjunto de gravuras produzidas ao longo de mais de uma década, que são revisitadas e reanalisadas, e apresenta também obras inéditas fruto desse processo de reelaboração dos trabalhos antigos. As impressões têm foco na representação do corpo feminino na ciência e na história da arte ocidental. A visitação é gratuita e segue até 08 de novembro.
Partindo de releituras críticas de imagens icônicas, como as figuras de Eva representadas por Dürer e Rembrandt, a artista constrói composições que entrelaçam questões históricas com afetos cotidianos, memórias familiares e heranças matriarcais. As séries Eva, Espelhamentos, As medidas dos seres e A medida (im)perfeita, obra que empresta o título para a exposição, propõem reflexões sobre os padrões de beleza, os dispositivos de controle dos corpos e os modos como a imagem do feminino foi moldada cultural e simbolicamente.
Com domínio de técnicas como ponta seca, chine collé, mokulito, monotipia e impressões de matrizes efêmeras, Helena Freddi explora camadas gráficas que evidenciam a instabilidade das formas e dos sentidos e longe de tentar propor modelos ou padrões, a artista busca ser um prisma que age na refração da história única. O uso recorrente de imagens em pares, espelhadas ou sobrepostas, reforça a noção de multiplicidade e a recusa de um modelo único ou universal de corpo. Em algumas obras, o corpo aparece fragmentado por grades e estruturas geométricas; em outras, emerge em gestos íntimos e relações de afeto entre mulheres.
SOBRE A ARTISTA
Helena Freddi (São Paulo, 1958) é artista visual, pesquisadora e professora universitária. Licenciada em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), pós-graduada em Artes Visuais pela UNESP e doutora em Poéticas Visuais pela ECA-USP. Em 1995/96, viveu em Milão, onde desenvolveu pesquisas gráfico-poéticas no Atelier Quattordici, com o qual colabora até hoje. Atua desde 1999 no ensino superior, com foco nas técnicas e poéticas da gravura. Paralelamente ministra cursos de média e longa duração sobre gravura e livros de artista em equipamentos públicos e privados como SESC São Paulo, museu Lasar Segall, CCAL entre outros. Realiza acompanhamento técnico e poético para artistas no HF Atelier de Gravura em Curitiba. Como artista participa de exposições no Brasil e exterior.
SOBRE A CURADORA
Ana Carla Soler é curadora e pesquisadora. Bolsista CNPq no mestrado em História da Arte e graduada em História da Arte pela UERJ e em Relações Públicas pela Cásper Líbero, é pós-graduada em Direção e Gestão de Marketing pela Universidade de Barcelona e especialista em Marketing Digital pela ESPM. Desenvolve pesquisas sobre a presença das mulheres no ensino e sistema da arte. Já realizou curadorias em instituições como Museu do Amanhã, MAR, MAMAM, SESC, Casa Fiat de Cultura e Centro MariAntônia (USP). É co-criadora do projeto digital Elas Estão Aqui, curadora no coletivo Artistas Latinas e integra o coletivo MOTIM – Mito, rito e cartografias feministas nas artes.
SERVIÇO
Exposição: A medida (im)perfeita
Artista: Helena Freddi
Curadoria: Ana Carla Soler
Abertura: 20 de setembro de 2025 (sábado), 13-17h
Período expositivo: 20 de setembro a 08 de novembro de 2025
Local: Galeria Gravura Brasileira
Endereço: Rua Ásia, 219 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Entrada: gratuita
Instagram: @gravurabrasileira, @hfatelierdegravura, @anacsoler
mais informações
https://www.gravurabrasileira.com/exposicoes/helena-freddi