

Exposição "Energia Eletrizante"
Exposição
- Nome: Exposição "Energia Eletrizante"
- Abertura: 16 de outubro 2021
- Visitação: até
Local
- Local: GALERIA LUME - Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo
- Evento Online: Não
Estranheza Eletrizante
Existe uma corrente que atravessa geografias e nossas casas, em um jogo molhado e expressivo entre o que entregamos ao mundo e o que retiramos dele. São infinitas as trocas possíveis que podem existir na transmissão de uma imagem de um contexto ao outro, assim como são infinitas as permutações que podem se construir entre uma espécie e outra. Há algum tempo, uma matéria falava sobre a extinção dos vagalumes, e é aí que nos perguntamos: onde acaba e começa o gesto que autoriza a fusão de nossas mãos e miragens às paisagens que nos rodeiam? Cabe a nós questionar isso?
Há algo de luz e lua que se espalha por este espaço, se reflete e se reconstrói da gema de um ovo ao banhar noturno de uma matilha, em direção a um astro que se esconde por trás de massas condensadas de ar ou ilumina o caminho de uma travessia atlântica ao mesmo tempo que, por estas paredes, uma fauna natural se encontra a uma fauna abstrata, nos fazendo questionar se o motivo do sentido tanto de uma quanto da outra é, em realidade, o beijo entregue no encontro aberto que seus traços, planos e campos nos entregam como cor.
Me recordo de, há um tempo, no contexto de uma outra exposição, ter entrado em contato com a história do amor que Nikolas Tesla nutria pelos pombos que se empoleiravam na sacada de seu quarto de hotel em Paris e da paixão que ele nutria por um desses pombos em específico. É dito, embora não se saiba ao certo, que na ocasião da morte deste pombo, uma triste arrebatadora fez com que Tesla perdesse qualquer motivo e norte que teria em vida… É curioso, o modo como tecemos nossa responsabilidade com outras espécies, essa corrente de estranheza eletrizante que guia todo caráter dessa relação, e nossas reações a ela.
Acredito que seja aí que habita o que se propõe, nessa linha tênue que há entre o amor ao não-humano em todas suas formas, partindo da possibilidade única do nosso gesto na representação desse concerto sem forma ou regência. Acredito que este lugar fala da nossa responsabilidade na extinção dos vagalumes.
Guilherme Teixeira
SERVIÇO
Exposição "Energia Eletrizante"
Galeria Lume
Abertura em 16 de outubro de 2021
Artistas: Bianca Kann, Sarah Heinemann, Sara Woster
Organização: Gisela Gueiros
Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo
Horário: segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e sábado das 11 às 15h
Informações: (55) 11 4883-0351 e contato@galerialume.com