Exposição "Composições para tempos insurgentes"

MAM Rio - Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo - Rio de Janeiro

Exposição "Composições para tempos insurgentes"

Composições para tempos insurgentes propõe uma reflexão sobre processos de articulação de vida a partir de diferentes identidades, formatos e linguagens. 

As obras, criadas por artistas de diversas gerações e contextos, versam sobre as relações entre natureza e comunidades, e trazem cosmovisões em torno de territórios e maneiras de habitá-los. Nesse movimento, aparecem discussões sobre estruturas sustentáveis e de cuidado; noções de diversidade e acessibilidade; e tradições afro-brasileiras, populares e euro-ocidentais, reunidas para exercitar novas maneiras de construir e se relacionar com o mundo. 

Com uma expografia desenhada por relações triangulares, Composições para tempos insurgentes convida a percorrer, sentar, ler, escutar e participar coletivamente. Pensar o que é fazer arte, questionar a vida. Tatear o invisível que nos ronda e fortalece, diante de tempos que insurgem, frente a frente com a vida que urge.

Em paralelo a essas relações, a exposição comemora o centenário do artista Frans Krajcberg. Suas pinturas, esculturas e gravuras declaram sua paixão em se relacionar com as texturas e construções que oferecem plantas, árvores e folhas. Seu olhar percorre as salas da exposição e dialoga com o que há em sua volta, mostrando um horizonte em que a arte, e com ela o museu, contribui para estabelecer conversas com o mundo que nos rodeia. 

Os tempos insurgem e artistas de ideias e lugares diversos nos trazem soluções distintas, novas possibilidades de compor, e maneiras de viver as trocas possíveis do presente.

Composições para tempos insurgentes é desenvolvida com o patrocínio de BTG Pactual.

ARTISTAS NA MOSTRA

SERVIÇO

Exposição "Composições para tempos insurgentes"
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM Rio
De 9 out 2021 a 6 fev 2022
Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo - Rio de Janeiro
Curadoria: Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente

____________________

Lei de Incentivo à Cultura
Organização: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Apoio: Liverpool Biennial 2021
Patrocínio: BTG Pactual
Parceiro Estratégico: Instituto Cultural Vale
Patrocinador Master: Grupo Petragold, Ternium, Petrobras
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52