Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Colorista" de Luiz Braga
Exposição

Exposição "Colorista" de Luiz Braga

Exposição

  • Nome: Exposição "Colorista" de Luiz Braga
  • Abertura: 29 de junho 2024
  • Visitação: até 10 de agosto 2024

Local

  • Local: Galeria Leme
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã

Luiz Braga: Colorista 

29 de junho - 10 de agosto de 2024 

   

Prestes a celebrar 50 anos de carreira o artista Luiz Braga inaugura sua quinta exposição individual na Galeria Leme, em uma parceria de longo tempo. A mostra Luiz Braga: Colorista apresenta um recorte na produção do artista, focado muito mais na cor do que na temática social de seu trabalho. Neste cenário, Braga se desprende da figuração e mergulha nas cores ocultas do cotidiano de sua terra, o Pará.


Os diálogos propostos na mostra ilustram esta vertente do trabalho do artista, encontrando intersecções com obras pictóricas de Paulo Pasta e Alfredo Volpi, nas quais aproxima suas fotografias às técnicas da pintura. Para isso, Braga realça o campo de luz da região como uma materialidade pincelada pelas lentes de sua câmera.

Em uma região como Marajó, onde nas pequenas vilas ribeirinhas as casas não tem números mas sim cores diferentes para sua identificação, Luiz explora toda esta luz e a riqueza desta vasta paleta exibida na ilha e em seu cotidiano.

Luiz Braga não é fotógrafo por denominação, mas sim por ser - como ele próprio diz - "um pintor que escolheu a câmera, assumindo o desafio que seria pintar com a luz."


Sobre a artista 

Belém, Pará, Brasil, 1956. 
Vive e trabalha em Belém. 
  
Luiz Braga desenvolve sua obra como uma espécie de diário fotográfico da vida amazônica, com foco nos contrastes e nas interseções entre a paisagem natural, humana e arquitetônica. Ao conceber um corpo de trabalho que está localizado entre uma fotografia muitas vezes próxima da abstração que se da pela forma como ele captura a luz característica do sol equatorial e como realça as nuances cromáticas característica do ambiente urbano dos portos, feiras e distritos periféricos das cidades amazônicas. Este método pessoal é muito diferente da luz suave e idílica da ideia de trópicos que parece iluminar as imagens disseminadas sobre a região. A extensa pesquisa do artista sobre as possibilidades cromáticas que emergem do conflito entre a luz natural e artificial permitiu-lhe criar composições marcadas por matizes e tons intensos e vigorosos. Tal domínio de cor o ter tornado uma referência na fotografia brasileira contemporânea. 
  
Luiz Braga também aprofundou a técnica fotográfica a preto e branco e suas variações, tal como a séries Nightvisions, na qual utiliza a função digital do infravermelho, normalmente aplicada em períodos noturnos, para fotografar durante o dia, gerando imagens que se assemelham a gravuras. Luiz Braga já foi representante do pavilhão brasileiro na 53ª Bienal de Veneza em 2009, e vencedor de vários prêmios como o Leopold Godowsky Jr. Color Photography, Nikon Photo Contest Internationale o Prêmio Marcantonio Vilaça. 

 

Serviço 

Colorista - Luiz Braga 
Endereço: Av. Valdemar Ferreira, 130 - Butantã, São Paulo - SP, 05501-000 
Abertura: 29 de junho | 11h - 16h 
Período expositivo: 29 de junho a 10 de agosto de 2024. 
Horário de funcionamento: 
terça a sexta de 10h às 19h 
sábados 10h às 17h. 

 

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044