Exposição coletiva "Um pouco mais pro lado"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Um pouco mais pro lado"
- Abertura: 05 de fevereiro 2025
- Visitação: até 06 de abril 2025
Local
- Local: Centro Cultural CantoSP
- Evento Online: Não
- Endereço: rua Dr. Arnaldo, 1638. Sumaré
"Um pouco mais pro lado" ocupa o CantoSP e dá visibilidade à produção artística de trabalhadores dos bastidores da arte
Mostra idealizada por Ricardo Pereira destaca a criação artística de profissionais que movimentam o circuito expositivo.
O Centro Cultural CantoSP inaugura, em 05 de fevereiro de 2025, a exposição coletiva "Um pouco mais pro lado", idealizada pelo, art handler, técnico em museu e artista autodidata Ricardo Pereira. A mostra reúne obras de mais de 32 artistas, entre art handlers, embaladores, conservadores, produtores, assistentes de artistas e museólogos – profissionais fundamentais para a realização de exposições e feiras de arte, mas cujas próprias produções autorais permanecem à margem do circuito tradicional.
A proposta da exposição é dar visibilidade à potência criativa desses trabalhadores e questionar as fronteiras entre arte e ofício. Embora muitos atuem diretamente na materialização de grandes eventos, como a Bienal de São Paulo, SP-Arte e Art Basel Miami, suas obras nem sempre encontram espaço nas galerias e instituições. "Um pouco mais pro lado" busca reverter essa lógica, evidenciando práticas artísticas desenvolvidas em paralelo ao trabalho técnico, seja por meio de formações alternativas ou experiências autodidatas.
Entre os participantes, a artista Ana Paula Lobo, que vive e trabalha em São Paulo, e Elton Hipólito, que apresenta as obras Antes que sua paranoia... (2021), da série (In) Rupturas, em acrílica e lápis grafite sobre tela, e Manual de Pintura de Guerrilha (2024), um livro impresso que dialoga com a estética da resistência.
A mostra nasceu de um convite do CantoSP para que Ricardo Pereira desenvolvesse um projeto autoral no espaço. Ao invés de um trabalho individual, ele propôs uma exposição que refletisse sobre a cena artística a partir de um olhar interno, ampliando o debate sobre os papéis desempenhados dentro desse ecossistema.
Mais do que uma vitrine para artistas que transitam entre a técnica e a criação, "Um pouco mais pro lado" é um convite à reflexão sobre os modos de legitimação no campo das artes visuais e sobre os múltiplos caminhos que a produção artística pode percorrer.
Artistas
3l0 @fabiofozer
Ana Paula Lobo @analobo
Anderson Wilcke @andersonwilcke
Assis @deassis.vinicius
Benito Silva @benitosilvasantos
Caio Carpinelli @caiomac
Ck Martinelli @ckmartinelli
Daniel Nogueira @daniellinea
Daniel Zagatti @daniel_zagatti
Elton Hipolito @eltonhipolito
Fabio Rodriguez @fabiorodriguez6895
Federico Gomez Romero @jamal_in_de_candela
Fernanda Stancik @fer_stancik
Helio Bartsch @helio.bartsch
Henrique Monteiro @henrmonteiro
Jeff Lemes @lugares_vazios
Juan Castro
Juan da Mata @juan_da_mata
Leopoldo Ponce @leopoldoponce
Lui Beraldo @luiberaldo
Luiz83 @luiz83_arte
Matias Oliveira @martin_veio
Mayra Madureira @madumadureira
Mauricio Rossi @mauricio_rossi
Mauro Nagase @mauronagase
Mel Carabolante @melcarabolante
Michel Onguer @michelonguer
Paulo Galvão @infratenebri
Rebeca Felipe @rebbecafelipe
Ricardo Pereira @rickarrrdo_
Silvio De Camillis @silvio_de_camillis_borges
William Zarella @williamzarella
Serviço
Exposição Coletiva: Um pouco mais pro lado
Abertura: 05/02/2025, a partir das 18h às 23h
Período: 05/02/2025 a 06/04/2025
Local: Centro Cultural CantoSP – rua Dr. Arnaldo, 1638. Sumaré, São Paulo-SP. Próximo a estação Sumaré do metrô. Horário: Sexta-feira, das 18h - 00h. Sábado, das 12h - 00h. Domingo, das 11h - 20h
Entrada gratuita