

Exposição coletiva "Geometria como impulso poético"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Geometria como impulso poético"
- Abertura: 03 de abril 2025
- Visitação: até 03 de julho 2025
Local
- Local: DAN Galeria
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Estados Unidos, 1638
Geometria como impulso poético
DAN Galeria apresenta "Geometria como impulso poético", com curadoria de Maria Alice Milliet. Trata-se de uma mostra que resgata, com sensibilidade museológica, a força singular das expressões geométricas na arte brasileira de meados do século XX. Ao ultrapassar a rigidez do movimento concreto, revela diálogos e interseções poéticas entre artistas fundamentais desse período.
Destaca-se a excelência das obras apresentadas pelo cruzamento sutil e necessário entre diferentes abordagens artísticas. São exibidas obras de artistas como Judith Lauand—recentemente celebrada no MoMA, Dionísio del Santo, Hércules Barsotti, que, com suas cores potentes, demonstram que a geometria não é fria, mas carregada de lirismo e intensidade poética.
Obras emblemáticas de Max Bill, Rubem Valentim, Alfredo Volpi, Franz Weissmann, Geraldo de Barros, Ivan Serpa e Sérgio Camargo aparecem lado a lado de peças raras como o "Bicho" e a "Superfície modulada" de Lygia Clark, sugerindo que a abstração geométrica sempre caminhou em direção a uma profunda humanização da forma.
Destaca-se ainda a inclusão de obras raramente exibidas, tais como o surpreendente relógio de Lothar Charoux, notável pela originalidade do design e do artista e a pintura sobre madeira do cubano Sandu Darie, que ampliam o diálogo da arte geométrica para o contexto latino-americano, demonstrando a relevância continental desse movimento.
A exposição testemunha uma ruptura artística que enfrentou profundas resistências culturais no Brasil, especialmente devido ao domínio de um figurativismo que insistia em se manter como representante legítimo da identidade brasileira. A exposição evidencia, sobretudo, que a geometria não é mera estrutura fria, mas sim um veículo de intensa emoção visual, assim, propõe rever uma das fases mais vibrantes e contestadoras da arte moderna no Brasil.
Serviço
DAN Galeria
Geometria como impulso poético
Curadoria: Maria Alice Milliet
Rua Estados Unidos, 1638 - São Paulo
Permanência: 3 meses
Horário: das 10h às 19h, de segunda a sexta; das 10h às 13h, aos sábados.