

Exposição coletiva "Fio que Morde"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Fio que Morde"
- Abertura: 26 de outubro 2024
- Visitação: até 30 de novembro 2024
Local
- Local: Desapê + ToLovi
- Evento Online: Não
- Endereço: Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis – São Paulo
Desapê + ToLovi inauguram Fio que morde, coletiva dedicada à arte têxtil
Desapê + ToLovi têm o prazer de apresentar "Fio que Morde", uma coletiva de arte têxtil com abertura em 26 de outubro, sábado. Com curadoria de Aurea Vieira, a mostra traz trabalhos de Ana Silva, Eduardo Sancinetti, Jacques Douchez, Jarbas Lopes, Rafa BQueer, Sandra Monterroso e Vivian Caccuri.
"Fio que Morde" é uma investigação sobre a capacidade dos fios e tecidos de contar histórias que transcendem o material. As obras expostas jogam com a ideia de que o que parece macio e acolhedor pode, em uma segunda leitura, revelar uma força latente, uma tensão que "morde" o espectador, deixando marcas invisíveis. Seu título, inclusive, é exemplo disso: surgiu de uma troca criativa com a ajuda de um assistente virtual de I.A., trazendo à tona o conceito de intersecções entre força e fragilidade.
A exposição reflete um equilíbrio tênue entre o conforto e o desconforto, a vulnerabilidade e a resistência ao explorar materiais que, à primeira vista parecem frágeis, mas se revelam cheios de força, intensidade e visceralidade: fios são agentes de um movimento constante – desfiando, construindo, rasgando – em ações podem ser vistas como metáforas para a vida, as emoções e os processos criativos. Com isso, "Fio que Morde" convida o público a experimentar a arte têxtil em um nível sensorial, onde o toque, a textura e o olhar se entrelaçam para criar uma narrativa ampla e diversa.
Por fim, "Fio que Morde" também reforça a parceria de Desapê + ToLovi com as instituições da Travessa Dona Paula —vila na região de Higienópolis que se firmou como um circuito de arte contemporânea nos últimos anos— ao apresentar trabalhos de artistas representados pelas galerias A Gentil Carioca, Projeto Vênus e Zielisnky, todas instaladas na vizinhança.
Fio que Morde
Exposição coletiva com Ana Silva, Eduardo Sancinetti, Jacques Douchez, Jarbas Lopes, Rafa BQueer, Sandra Monterroso e Vivian Caccuri
Curadoria: Aurea Vieira
De 26 de outubro a 30 de novembro de 2024
Desapê + ToLovi
Endereço: Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis – São Paulo, SP
Horário de visitação: qua-sex, 14-19h, sáb 11-17h
Outros horários com agendamento: 11 991553014
Sobre Desapê + ToLovi
O projeto Desapê + ToLovi é o resultado de uma parceria entre Rita Mourão (Desapê) e Cristina Tolovi com a proposta de experimentação e ampliação dos limites das Artes Visuais.
Com exposições e outras atividades como workshops, performances e leituras,
ocupam a casa de número 7 na Travessa Dona Paula, vila na região de Higienópolis que abriga um novo circuito de arte contemporânea.
Mourão e Tolovi mantêm seus trabalhos e salas independentes, mas também desenvolvem em conjunto as propostas para as áreas comuns da casa —caso da sala central, do jardim (Lage) e da antiga cozinha, agora chamada de LabOratório de Arte.
Sobre Desapê
A primeira temporada do Desapê aconteceu em 2011, em um apartamento do edifício Bretagne, obra do construtor anarquista Artacho Jurado, em São Paulo.
Criatura de Rita Mourão Barbosa, nasceu com a proposta de oferecer um espaço voltado a experimentações, vivências curatoriais e pesquisa independente relacionadas à produção editorial e gráfica. Suas ações continuam se desenvolvendo em itinerâncias por feiras de arte nacionais e internacionais e em diferentes apartamentos com construções emblemáticas, como o edifício Louvre e o Copan. Em 2022, na icônica Galeria Metrópole, inaugurou o primeiro espaço aberto ao público. Sua atuação concentra-se em resgatar e valorizar publicações autorais e independentes, com tiragens únicas ou pequenas, assim como disseminar obras formatadas enquanto livros de artista.
O Desapê também se volta para as Artes Visuais e para o Design, trabalhando com colecionadores que confiam suas obras para que passem a fazer parte de novos acervos.
Sobre ToLovi Art Management
ToLovi é uma consultoria de serviços de arte que começa com 14 anos de experiência no setor, com foco em assessoria para aquisição de obras e projetos corporativos.
Através de diferentes linguagens e parcerias estratégicas para projetos especiais, a consultoria cria conexões criativas entre pessoas e obras de arte, entre empresas e os diversos agentes do mercado.
Cristina Tolovi realiza pesquisas constantes em grandes exposições como Bienal de Veneza, Documenta de Kassel e feiras internacionais, além de manter diálogo constante com curadores e artistas de diversas gerações, visitando seus estúdios.
Antes de ingressar no sistema de arte foi profissional das áreas de marketing de serviços e gestão de marcas.
Alguns dos serviços da consultoria:
-- Assessoria para aquisição de obras de arte
e peças de design contemporâneo
-- Gestão de coleções
-- Projetos Corporativos
--Marketing de Relacionamento
-- Comunicação & PR
*