Exposição coletiva "em alguma parte"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "em alguma parte"
- Abertura: 02 de dezembro 2025
- Visitação: até 07 de fevereiro 2026
Local
- Local: Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo
- Evento Online: Não
- Endereço: Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis – São Paulo, SP
Marli Matsumoto Arte Contemporânea e Desapê inauguram parceria na Travessa Dona Paula
Na Vila Madalena desde 2021, a galeria Marli Matsumoto Arte Contemporânea ganha mais um endereço em dezembro. Chamado Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo, o novo espaço estabelece uma parceria com a Desapê, com quem vai dividir a casa de número 7 da Travessa Dona Paula, em Higienópolis. Serão dois espaços distintos, com programações independentes, na vila centenária que se consolidou como um polo artístico de São Paulo com residências, editoras, coleções privadas e galerias de arte.
A inauguração da casa compartilhada será celebrada em 2 de dezembro, terça-feira, com a abertura de duas exposições. A primeira é em alguma parte, coletiva com texto e organização do artista Juan Casemiro, apresentada na Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo. Com obras de Amauri, Anna Bigão, André Bontorim, Bruno Magliari, Fábio Menino, Jandir Jr., Lucas Emanuel, Luiza Lukáh e Paulo Valeriano, a mostra traz trabalhos que investigam as relações entre corpo, imagem e palavra a partir de práticas que atravessam a pintura, a escrita e a performance. O conjunto investiga esse estado de suspensão, em que o visível não se impõe de imediato, mas se revela aos poucos, nas margens do olhar. Há um interesse pelo que permanece fora de foco, pelo que se dissolve entre presença e desaparecimento. em alguma parte propõe, assim, uma travessia entre o gesto pictórico e o gesto de escrita, entendendo ambos como modos de pensar o tempo e o corpo.
Já a Desapê inaugura Fora da Lombada, uma seleção exclusiva de livros-caixas de seu acervo, organizada por Rita Mourão Barbosa. Dentre os destaques estão a Museum in a Box, edição icônica e póstuma de Marcel Duchamp, a Caixa Preta de Augusto de Campos e Julio Plaza, de 1975, e o conjunto de caixas com publicações dos anos 1970, produzido pela editora catalã Sa Soll, inédito no Brasil.
A Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo, na Travessa Dona Paula, será um espaço permanente e complementar à galeria principal, sediada na Vila Madalena desde 2021. Além de promover e difundir o trabalho dos artistas representados pela galeria, o Anexo pretende se voltar à investigação crítica e ao desenvolvimento de propostas experimentais.
Por sua vez, a Desapê, que ocupa a casa de número 7 da vila desde 2024, ampliará o espaço de exposição dos livros raros, ephemeras, cartazes, múltiplos e preciosidades como publicações assinadas por artistas como Lygia Clark e Tunga, fotografias analógicas de performances do Fluxus, usando a sala central da casa e ambientes que a caracterizam, como o jardim da Cachoeira Katerina Dimitrova.
SOBRE A DESAPÊ
Concebida por Rita Mourão Barbosa, a Desapê é uma abreviação para "descoleção do apê", pois suas primeiras propostas nasceram em apartamentos em edifícios icônicos de São Paulo, como o Bretagne e o Copan. Hoje, o projeto reúne publicações autorais, edições únicas ou de pequenas tiragens e livros de artista, além de promover iniciativas artísticas independentes. Há anos, Rita leva publicações de sua "descoleção" para feiras internacionais de livros raros e de artista, como a New York Book Fair, realizada no Moma PS1, e a Offprint London, na Tate Modern.
SOBRE A MARLI MATSUMOTO ARTE CONTEMPORÂNEA
Inaugurada em agosto de 2021, a galeria Marli Matsumoto Arte Contemporânea está instalada na Vila Madalena, em uma casa estilo modernista do final dos anos 50.
Representa os artistas Elvis Almeida, Francesco João, Juan Casemiro, Leka Mendes, Mayana Redin, Natalie Braido, Ricardo Basbaum, Rosario López e Rubiane Maia. Atua pontualmente no mercado secundário com obras dos anos 60 em diante, de artistas renomados, com os quais a diretora trabalhou ao longo de sua trajetória, como Anna Maria Maiolino, Antonio Manuel, Cildo Meireles, dentre outros.
Mantém um programa consistente de exposições individuais e coletivas que contam com textos de autores relevantes na crítica contemporânea, tais como Ana Roman, Niccolò Gravina, Oliver Basciano, José Augusto Ribeiro, dentre outros. Um diferencial são os projetos colaborativos com outras galerias e espaços culturais independentes, tais como Sardenberg (antiga Projeto Vênus), Capacete e Desapê, para viabilizar projetos específicos —como a instalação Urania (uma novela, um entretenimento, um meme, uma ficção) de Renata Lucas, realizada em agosto deste ano, em colaboração com a galeria Luisa Strina.
Em dezembro de 2025, a galeria ganha um espaço permanente na Travessa Dona Paula, no centro de São Paulo, o Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo.
A programação da sede da galeria, na Vila Madalena, para as próximas semanas tem:
29 de novembro, sábado, 14h–19h: abertura de Entre frestas, raízes e territórios ocultos, individual de Rubiane Maia, artista brasileira radicada em Folkstone, na Inglaterra. A exposição é composta por uma instalação central, com o mesmo título da mostra; um vídeo-registro da performance Plantações, apresentada no começo do ano em Londres, na qual a artista esboça um diagrama efêmero com grãos de arroz; uma série de três fotografias intituladas A persistência da memória I, II e III, entre outros. De um modo geral, a artista parte de sua trajetória com a performance para expandir o seu desejo de contato direto íntimo com a matéria, deslocando o gesto do corpo para uma escuta sensível das materialidades que a cercam. Sua prática incorpora processos artesanais — modelar cerâmica, trançar fibras, manipular grãos — como modos de relação e aprendizado com o mundo. Gratuito e aberto ao público.
8 de dezembro, segunda-feira, 17h–21h: lançamento múltiplo Tilim Tilim de Cildo Meireles, desenvolvido para o Instituto Olga Kos e que estará exposto na galeria nas suas duas versões, em aço e em bronze. Para convidados.
SERVIÇO
Marli Matsumoto Arte Contemporânea Anexo
em alguma parte
Coletiva com texto e organização de Juan Casemiro
obras de Amauri, Anna Bigão, André Bontorim, Bruno Magliari, Fábio Menino, Jandir Jr., Lucas Emanuel, Luiza Lukáh e Paulo Valeriano
+
Desapê
Fora da Lombada
Seleção exclusiva de livros-caixas: de Marcel Duchamp, Augusto de Campos e Julio Plaza, a edições Sa Soll
Abertura: 2 dezembro, terça-feira, das 17h às 21h
Encerramento: 7 de fevereiro de 2026
Travessa Dona Paula, 7, Higienópolis
Terça a sexta, das 11h às 19h; sábados, das 11h às 17h
Grátis
@marlimatsumoto_ / @des_ape