Exposição coletiva "Barracas e fachadas do nordeste"
Exposição
- Nome: Exposição coletiva "Barracas e fachadas do nordeste"
- Abertura: 30 de janeiro 2026
- Visitação: até 30 de maio 2026
Local
- Local: Galatea Salvador
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Chile, 22, Centro – Salvador, BA
Barracas e fachadas do nordeste
Montez Magno, Mari Ra, Zé di Cabeça, Fabio Miguez e Adenor Gondim
Galatea e Nara Roesler têm a alegria de colaborar pela primeira vez na realização da mostra Barracas e fachadas do nordeste, que inaugura o programa expositivo de 2026 da Galatea em Salvador. A abertura ocorre no dia 30 de janeiro, sexta-feira, das 18h às 21h.
Com curadoria de Tomás Toledo, sócio-fundador da Galatea e Alana Silveira, diretora da Galatea Salvador, a coletiva propõe uma interlocução entre os programas das galerias ao explorar as afinidades entre os artistas Montez Magno (1934, Pernambuco), Mari Ra (1996, São Paulo), Zé di Cabeça (1974, Bahia), Fabio Miguez (1962, São Paulo) e Adenor Gondim (1950, Bahia). A mostra propõe um olhar ampliado para as arquiteturas vernaculares que marcam o Nordeste: fachadas urbanas, platibandas ornamentais, barracas de feiras e festas e estruturas efêmeras que configuram a paisagem social e cultural da região.
Nesse conjunto, Fabio Miguez investiga as fachadas de Salvador como um mosaico de variações arquitetônicas enquanto Zé di Cabeça transforma registros das platibandas do subúrbio ferroviário soteropolitano em pinturas. Mari Ra reconhece afinidades entre as geometrias que encontrou em Recife e Olinda e aquelas presentes na Zona Leste paulistana, revelando vínculos construídos pela migração nordestina. Já Montez Magno e Adenor Gondim convergem ao destacar as formas vernaculares do Nordeste, Magno pela via da abstração geométrica presentes nas séries Barracas do Nordeste (1972-1993) e Fachadas do Nordeste (1996-1997) e Gondim pelo registro fotográfico das barracas que marcaram as festas populares de Salvador.
A parceria entre as galerias se dá no aniversário de 2 anos da Galatea em Salvador e reforça o seu intuito de fazer da sede na capital baiana um ponto de convergência para intercâmbios e trocas entre artistas, agentes culturais, colecionadores, galerias e o público em geral.
Serviço
Barracas e fachadas do nordeste
Galatea + Nara Roesler
Abertura: 30 de janeiro, sexta-feira | 18h às 21h
Exposição: 30 de janeiro a 30 de maio de 2026
terça – quinta | 10 às 19h
sexta | 10 às 18h
Sábado | 11h às 15h
Galatea Salvador
Rua Chile, 22 – Centro | Salvador, BA