Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Abstrações Utópicas"
Exposição

Exposição "Abstrações Utópicas"

Exposição

  • Nome: Exposição "Abstrações Utópicas"
  • Abertura: 29 de junho 2024
  • Visitação: até 31 de agosto 2024

Local

  • Local: Galeria Danielian
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Estados Unidos, 2114, Jardim Paulista ,SP

ABSTRAÇÕES UTÓPICAS


A Galeria Danielian traz para São Paulo a exposição com pinturas de Oscar Niemeyer em diálogocom trabalhos de artistas como Milton da Costa, Helio Oiticica, Maria Polo e Lygia Pape


A arte do pós-guerra buscou construir novas utopias a partir do fracasso dos projetos iniciais modernistas. As pesquisas abstratas se desenvolveram em diferentes lugares como resposta a essas necessidades. A migração de artistas e pensadores do velho mundo para às Américas pulverizou uma hegemonia europeia de séculos e transformou ambientes e trajetórias. Além disso, as inovações industriais mudaram definitivamente as relações de criação, produção e consumo.


No Brasil, a década de 1950 consolida princípios modernos e uma promessa de nação que teve como símbolo a construção de Brasília. A interação com vanguardas internacionais extinguiu o regionalismo e ampliou as possibilidades no campo da criação abstrata. As experiências mais formalistas se organizaram em grupos, movimentos, manifestos e propostas teorizadas. Outros artistas se aventuraram em expressões mais gestuais, líricas, ou composicionais, com um destaque para a contribuição nipônica que incorporou tanto o grafismo dos ideogramas como aconsciência do vazio própria da tradição japonesa.


No ocaso das utopias modernas, o século XX se desenvolveu entre grandes conquistas sociais e democracias fragilizadas. As duas únicas telas pintadas por Oscar Niemeyer, presentes nesta exposição, retratam a capital federal em ruínas numa impactante imagem premonitória.Realizadas no trágico ano de 1964, elas ilustram o paradoxo entre o projeto e a realidade.


Esta mostra,realizada em 2023 no Rio de Janeiro e em itinerância agora em São Paulo, reúne produções de diferentes naturezas, matrizes e inquietações. Como provocação curatorial e objeto de estudo, são trajetórias fundamentais para a compreensão das bases que sustentam nossa produção artística contemporânea e que fazem parte das nossas tantas histórias da arte.


Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto


Aspas curadores:


“As experiências abstratas no Brasil, principalmente aquelas desenvolvidas a partir da décadade 1950,transformaram definitivamente o nosso ambiente cultural.Além da libertação da necessidade de representar o real, que é natural em qualquer processo de abstração, esse deslocamento também trouxe consigo uma emancipação de temas regionais e de projetos modernistas que buscavam criar uma ideia de identidade brasileira. Isso gerou uma relação de diálogo com as vanguardas internacionais, que no Brasil, foi fundamental para a estruturação de um cenário artístico mais diverso com experimentações de várias naturezas.”


Rafael Fortes Peixoto




“No pós-guerra,o Brasil agrário e rural transformou-se numa sociedade urbana e em processo de industrialização acelerado. Os movimentos artísticos surgidos no período buscavam incorporar a construção e a poesia através de arte fatos identificados com a formatação de uma nova utopia que provoca e impulsiona o saber humano. A abstração geométrica propõe a valorização de espaços de ação e interação coletiva e a abstração informal busca recuperar o gesto e a ação do corpo na elaboração artística. Essas vertentes acabaram por constituir o“berçário” da inquietação artística presente ainda hoje no cenário artístico contemporâneo do país.”


Marcus de Lontra Costa


 

Serviço: Abstrações Utópicas

Curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto

Período Expositivo: De 29/06 a 31/08

Galeria Danielian São Paulo

Terça a sexta-feira, de 11 às 19h

Sábados, de 11 às 17h

Rua Estados Unidos, 2114, Jardim Paulista,SP

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044