

Exposição "A verdade está no corpo"
Exposição
- Nome: Exposição "A verdade está no corpo"
- Abertura: 27 de outubro 2023
- Visitação: até 07 de janeiro 2024
Local
- Local: Paço das Artes
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo
Paço das Artes reúne obras de 42 artistas em exposição que explora o corpo
"A verdade está no corpo" inaugura no dia 27 de outubro, trazendo pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos. São mais de 100 obras, que procuram repensar gêneros e provocar empatia às diferenças
No dia 27 de outubro, o Paço das Artes inaugura a exposição "A verdade está no corpo", trazendo obras de 42 artistas de diferentes origens, credos, gerações e formações. Os trabalhos expostos traçam um retrato da maneira como cada um vê o outro ou a si mesmo na contemporaneidade, friccionando diálogos. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 07 de janeiro de 2024.
A exposição, que tem curadoria de Renato De Cara e um recorte que explora o corpo, traz mais de 100 obras emprestadas ao Paço das Artes, oriundas de coleções particulares, galerias e artistas. Serão apresentadas pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos.
A curadoria procurou acessar pesquisas múltiplas para repensar gêneros e provocar empatia às diferenças. Fotógrafos de moda, pintores, escultores e artistas de várias gerações apresentam retratos que refletem a procura da diversidade e individualidade de cada um.
"Entre os mitos de Adão e Eva, esbarrando no legado da beleza grega e outros padrões normativos engessados, as vanguardas vêm rompendo com as formas acadêmicas de representação dos corpos. Cubismo e dada, para citarmos apenas dois dos mais provocadores movimentos de ruptura do século passado, hoje ainda fazem ecoar traços e formas daquilo que se investigou para entender o ser humano avançando para o futuro. As artes visuais não mais estão em busca do belo, e a manifestação de uma idealizada beleza dos corpos e de uma natureza idílica caiu por terra, soçobrada nas questões mais importantes da contemporaneidade. Há em cada pessoa uma noção de beleza e de um mundo que se articula – a verdade de cada corpo.
O anseio pela perfeição foi suprido pelo consumo. Aos artistas coube repensar formas marcadas por inquietações de ordem social, política e ética, reivindicando lugares de fala até então silenciados, atualizando as questões da vida com luta. A política se manifesta no cotidiano, cada qual com um corpo não padronizado nem fixado em narrativas eróticas publicizadas."
Renato De Cara, curador do Paço das Artes
Serviço
Exposição "A verdade está no corpo"
Local: Paço das Artes
Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, São Paulo (SP)
Abertura: 27 de outubro, às 17h
Duração: de 27 de outubro de 2023 a 07 de janeiro de 2024
Ingresso: gratuito
Classificação: 16 anos
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e Paço das Artes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio institucional é das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence e TozziniFreire Advogados. O apoio de mídia é da JCDecaux e o apoio operacional da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.