

Exposição "A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL"
Exposição
- Nome: Exposição "A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL"
- Abertura: 02 de agosto 2025
- Visitação: até 12 de outubro 2025
Local
- Local: MAC USP
- Evento Online: Não
- Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera
A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL
Exposição resgata obras de pintor italiano do período em que viveu no Brasil e amadureceu sua vocação artística
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea da USP, apresenta a exposição A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL com 29 trabalhos do artista italiano que viveu no Brasil entre 1948 e 1954 e aqui amadureceu sua vocação artística. Com curadoria de Ana Magalhães e Marco Rinaldi, a exposição conta com o apoio do Archivio Gastone Novelli, Roma.
Gastone Novelli (1925-1968) chegou ao Brasil com 23 anos. Havia estudado ciências sociais e políticas em Florença e recebido uma formação acadêmica em artes visuais em Roma. No Brasil encontrou um momento de efervescência em que dois grandes museus de arte abriam suas portas e eram palco do debate sobre o abstracionismo: o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), com sua exposição inaugural Do figurativismo ao abstracionismo em 1949, e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que abrigou exposições individuais de Alexander Calder e Max Bill no período. Foi logo acolhido pelo diretor do MASP, Pietro Maria Bardi, que criou o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do museu e convidou Novelli para lecionar composição e desenho.
A exposição reflete esse contexto, em que Novelli desenvolveu a pintura abstrata pela primeira vez, ao mesmo tempo em que explorava a produção cerâmica e mural. Além disso, Novelli assumiu posição de destaque no engajamento com o ambiente artístico, criando projetos expositivos, lecionando no IAC, participando ativamente da Oficina de Arte (ODA) ou sendo convidado para as Bienais de São Paulo de 1951 e 1953. Para o curador Marco Rinaldi, “uma ocasião para o desenvolvimento teórico dos primeiros germes de uma reflexão sobre a linguagem da arte”. De um traço inicial expressionista, Novelli experimentou as diversas manifestações das vanguardas artísticas surgidas no início até meados do século 20.
O título da exposição foi extraído do manifesto publicado em 1952 pela Oficina de Arte, assinado por Novelli: “A arte deve viver ao sol, nas praças, em meio ao povo!". Uma afirmação que expressava o compromisso dele e de seus companheiros em unir a arte ao desenho industrial e à pintura mural, visando democratizar a pesquisa artística: “um valor fundamental para os artistas modernos em um mundo em reconstrução”, observa a curadora Ana Magalhães.
Para Lillo Teodoro Guarneri, diretor do IICSP, “além de ressaltar a contribuição fundamental de Novelli para o desenvolvimento de linguagens artísticas, a exposição visa valorizar o papel e a contribuição dos muitos artistas italianos que viveram no Brasil, deixando-se permear pelas múltiplas influências culturais deste país continental”.
A exposição fica em exibição de 2 de agosto a 12 de outubro, no MAC, com entrada gratuita. A abertura contará com a presença de Ivan Novelli, responsável pela obra de Novelli no mundo.
Sobre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.
Serviço
A ARTE DEVE VIVER AO SOL – GASTONE NOVELLI NO BRASIL
Curadora: Ana Magalhães e Marco Rinaldi
De 2 de AGOSTO a 12 de outubro de 2025
MAC USP - Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 – Ibirapuera - 11 2648.0254
Terça a domingo das 10 às 21 horas
Entrada gratuita