Agenda

Exposição "A arte da moda – histórias criativas"

Farol Santander - Rua João Brícola, 24 - Centro, São Paulo - SP 

Exposição "A arte da moda – histórias criativas"

Apresentamos as relações entre a arte, moda, desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e no mundo em forma de exposição. A arte da moda – histórias criativas ressalta a profunda influência da revolução estética que se iniciou em Paris sobre artistas, personalidades do meio cultural e costureiros a partir dos anos 1910. Além disso, pretende-se mostrar o enorme impacto na formação da cultura moderna e contemporânea brasileiras da moda e da arte e a sua evolução histórica e cronológica.

As conexões entre a moda e as artes de Paris com o Brasil desde o início do século XX  inovaram e impulsionaram a criação de moda até hoje, gerando trabalho, movimentando a economia e também provocando o desejado reconhecimento do produto brasileiro no exterior. A partir dos anos 50 até os anos 70, estilistas e expoentes da alta-costura brasileira iniciaram uma produção autoral e ganharam projeção nacional assumindo ao longo dos anos um estilo mais brasileiro.

Os dois andares dispostos para a exposição pretendem despertar no visitante a consciência do fazer moda-arte, acionar seus sentimentos arquetípicos do vestir-se e estimular a valorização do trabalho criativo, através de sua participação nos processos mais elaborados da criação de moda dentro dos ateliers de moda contemporâneos, tradicionais e de alta-tecnologia do Brasil e do mundo. 

 

Giselle Padoin, curadora.

 

Serviço:

Farol Santander
Exposição "A arte da moda – histórias criativas"
Rua João Brícola, 24 - Centro, São Paulo - SP 
de 22.01.21 até 04.04.21 
Terça a domingo das 10h às 20h 
19° e 20º andar