

Cursos MIS | Fotografia, Cinema, Arte, Comunicação
Curso
- Nome: Cursos MIS | Fotografia, Cinema, Arte, Comunicação
- Abertura: 07 de julho 2023
- Visitação: até 01 de novembro 2023
Local
- Local: MIS Museu da Imagem e do Som
- Evento Online: Não
- Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa São Paulo
CURSOS MIS
O MIS oferece cursos práticos e teóricos nas áreas de fotografia, cinema, música, história da arte, escrita e cultura geek, entre outras.
Dedique alguns momentos para aprimorar seus conhecimentos ou apenas pelo puro prazer de novas descobertas.
Conheça nossas promoções para ex-alunos e para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.
CURSOS PRESENCIAIS
Moda e estética: a vida como obra de arte
O curso tem como objetivo geral a análise crítica da noção de “estética da existência” conceituada nos anos 1980 por Michel Foucault. A partir de seu entrelaçamento com a moda, enquanto finalidade existencial, busca analisar como a vestimenta é capaz de criar a “estetização do eu” (Lipovetsky). Em um primeiro momento, trata-se de descontruir a visão corrente desenvolvida pela teoria e a história da moda eurocêntrica da vestimenta apenas como distinção social, isto é, o vestir como pertencimento e distinção entre grupos e classes. Deslocando o sentido originário da estética da existência como “technē tou biou” (arte, técnica da vida) segundo Foucault, repensar o “conhecimento e o cuidado de si” ético, sem dispensar o estético, possuindo o corpo-vestido a capacidade de materializar “subjetividades desviantes”, transformando a vida do indivíduo em obra de arte.
Pelo conceito de “roupa de artista”, proposto pelos movimentos estético-políticos como o surrealismo francês, o construtivismo russo, o futurismo italiano, os trajes simultâneos do casal Robert e Sonia Delaunay, o Vestido Reforma de Gustave Klimt, a vida e a obra de Charles Baudelaire, Georg Sand, Virginia Woolf, Marcel Proust, Flávio de Carvalho, José Leonilson, Arthur Bispo do Rosário e Hélio Oiticica, as drag queens, travestis, o corpo queer, os dândis do Congo e da Europa, os trajes africanos, 4 do Candomblé, do Bronx e o movimento feminista, revelar que o século 20 apropriou-se da moda como manifesto no corpo, ruptura, subversão e contestação de uma única ética/estética. Desse modo, realizar a genealogia da estetização do eu pela vestimenta em personas históricas, que, ao subverterem os modos de vestir e os códigos instituídos pelo eurocentrismo (de gêneros, sexualidades, classes, padrões de corpos e belezas), possibilitaram a criação de outras formas de vida, com éticas inteiramente outras, excêntricas, margeadas pelo escândalo e a coragem da verdade manifesto no corpovestido.
Essa coragem da verdade manifestada no corpo-vestido se revela através de uma constelação de filósofos, escritores, artistas, sujeitos históricos queers e os movimentos artísticos de vanguardas dos séculos 19 e 20, que problematizaram a noção de modernismo como o repensar não apenas das formas artísticas, rejeitando os cânones do passado, mas, principalmente, a busca por outros corpos, do escândalo da verdade através da criação de outras formas de vida.
No limite, o curso tensiona uma provocação à atualidade contemporânea e permeia uma indagação: em um mundo no qual a imagem de si passa pela estetização da vida das redes sociais e da própria existência como empresa/produto (influencers), esvaziada de subjetividade e interioridade, o avesso seriam as imagens provocadas pelas recentes rupturas da moda, não apenas imagens políticas, mas, justamente por istupa de artista nos movimentos de vanguardas do século 20: - O conceito de “roupa de artista”; - A Moda, a revolução e o desejo nas roupas de Elsa Schiaparelli para o surrealismo francês; - A “roupa de artista” no construtivismo russo, no futuri o, a criação de formas de vidas inteiramente outras?
DATA
14/agosto a 04/setembro, 2023
HORÁRIO
14, 16, 21, 23, 28 de agosto e 04 de setembro, segundas e quartas, das 19h às 21h
VALOR
200,00 INGRESSOS
NÚMERO DE VAGAS
64
A criação cinematográfica: roteiro, direção, produção – um tripé artístico e profissional
O objeto dos encontros é a apreensão do roteiro e sua escrita, a direção e sua produção como arte e entretenimento gerando um filme e sua circulação. Partindo de exemplos elementares e caminhando para exemplos cada vez mais complexos, o conhecimento será ampliado profundamente ao se examinar o nascer de uma ideia que se transforma em um roteiro e, daí, passa para as etapas de criação do “filme” (curta, média, longa ficcional e/ou documentário) a ser apresentado em festivais, ao público, a uma distribuidora e em plataformas de streaming.
Por meio do “tripé” roteiro-direção-produção, que estará presente em todos os encontros, a compreensão do “meio cinema” será ampliada: após cada exemplo e tarefa, as informações e o conhecimento irão se ampliando, permitindo ao participante ter uma apreensão artística e profissional ampla.
Também é objetivo desse curso preparar os participantes e estimulá-los a trilharem seu caminho como um espectador crítico mais atento ou, se desejarem, como um profissional ligado às diversas atividades cinematográficas desde a criação e execução de um roteiro até a direção ou produção de uma obra cinematográfica. Complementarmente, será analisada e debatida a relação entre profissionais: elenco (e como atuar), roteiristas, diretores e produtores na feitura de um filme.
Por fim, serão abordados os editais de recursos nacionais e internacionais e como apresentar projetos e pitchings de vendas desde uma produção guerrilheira até grandes produções com majors e grupos de streaming.
DATA
15/agosto a 31/agosto, 2023
HORÁRIO
15, 17, 22, 24, 29 e 31 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h
VALOR
200,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
64
Roteiro para Internet: Explorando as diversas linguagens do universo digital
O curso tem o intuito de navegar pelas diversas linguagens do universo digital e refletir sobre as características de cada plataforma: Youtube, Instagram, TikTok e Kwai – quais suas semelhanças, diferenças, estruturas, formatos e especificidades? Ao final do curso, os alunos estarão aptos para desenvolver seus próprios roteiros para as multiplataformas digitais.
DATA
05/setembro a 13/setembro, 2023
HORÁRIO
05, 06, 11 e 13 de setembro, terças e quartas, das 19h às 22h
NÚMERO DE VAGAS
30
R$140,00
Como fotografar com celular
Este curso é voltado para aqueles que fotografam com smartphones no seu dia a dia e querem aprender técnicas básicas, iluminação e pós-produção de imagens. Face à sua praticidade, esse é o tipo de fotografia mais utilizado atualmente pelos fotógrafos amadores em suas redes sociais como forma de mostrar ao mundo as suas vidas, as coisas de que gostam e, principalmente, os seus olhares sobre o mundo.
No curso, serão abordados conceitos sobre sensores para fotografia digital, equipamentos utilizados em celulares, acessórios e lentes, programas de edição e aplicativos, além de dicas de composição, linguagem e iluminação natural. O curso permite que o aluno aprimore sua forma de fotografar viagens, fazer retratos, eventos e seu cotidiano de forma criativa e atual.
DATA
04/agosto a 25/agosto, 2023
HORÁRIO
04, 11, 25 de agosto e 01 de setembro, das 15h às 18h, mais uma saída fotográfica que será combinada com o professor.
VALOR
250,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
20
Documentos visuais: perspectivas de tratamento
O objetivo do curso é introduzir as questões que envolvem o tratamento de fotografias, discorrendo sobre suas particularidades enquanto documento imagético e como portador de informação de maneira ampla. Seus exemplares estão presentes em coleções de museus, bibliotecas e arquivos. Portanto, é fundamental abordar as questões ligadas à organização, ao tratamento da informação e à conservação presentes nessas instituições, discorrendo sobre as metodologias de organização como elementos fundamentais para identificação, descrição e disponibilização dos registros. Serão abordadas, também, a dimensão da fotografia e da representação, com relação à descrição do conteúdo da imagem e sua análise tipológica. A fotografia será apresentada enquanto objeto de estudo multidisciplinar, e serão oferecidos ao participante instrumentos básicos para a reflexão sobre seu processamento.
As aulas serão expositivas, com análise de textos, conteúdos teóricos e análise de documentos de natureza arquivística, biblioteconômica e museológica, bem como de instrumentos de difusão presentes em sites de instituições de custódia: arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória.
DATA
11/setembro a 25/setembro, 2023
HORÁRIO
11, 14, 18, 21, 25 de setembro, segundas e quintas, das 19h às 21h
NÚMERO DE VAGAS
25
R$188,00
Introdução à crítica de cinema
Este curso destina-se a estudantes de Comunicação, Vídeo e cinéfilos em geral. Tem como proposta estudar as diferentes técnicas usadas por alguns dos principais críticos de cinema na abordagem de um filme e as inúmeras possibilidades de diálogo diante de uma obra. Apresenta a evolução dos textos sobre cinema ao longo das últimas décadas e a evolução da própria linguagem cinematográfica, além de comparar textos de diferentes críticos sobre um mesmo filme, preferencialmente um que o ama e outro que o odeia, de modo a entender os fatores que influenciam na apreciação fílmica.
DATA
04/outubro a 01/novembro, 2023
HORÁRIO
04, 05, 11, 18, 19, 25, 26 de outubro e 01 de novembro, quartas e quintas, das 19h às 21h
VALOR
180,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
64
CURSOS ON-LINE
Processo criativo para roteiristas | módulo I
No primeiro módulo deste curso, destinado a estudantes de comunicação, escritores, dramaturgos e roteiristas de todos os níveis de experiência, serão apresentados o planejamento e a produção de um roteiro, que são etapas que ajudam no direcionamento de qualquer peça audiovisual!
Entrelaçando teoria e prática, serão apresentados métodos de criação de roteiristas e escritores, bem como exercícios que estimulam a imaginação e servem para vencer o famigerado bloqueio criativo.
DATA
31/julho a 16/agosto, 2023
HORÁRIO
31 de julho, 02, 07, 09, 14 e 16 de agosto, das 10h às 12h.
VALOR
200,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
30
Trajetórias do Brega no Norte do Brasil
Neste curso, será apresentada a trajetória de formação do gênero brega na música popular a partir da cena discográfica de Belém do Pará e de outras capitais do Norte. Apresentando dados discográficos e culturais, o questionamento de partida é: por que a canção popular nortista, em seu período de maior produtividade comercial, não atingiu os mesmos resultados de outras regionalistas, como o axé e o sertanejo? As aulas refletirão se o sotaque nortista não seria muito “estranho” ao ouvido médio e, por isso mesmo, teria um efeito psicossocial de identificação mais intenso. O curso também abordará o conceito de estranhamento na música e a relação entre música e psicologia; a influência da música caribenha e da guitarra elétrica na canção nortista; os grandes movimentos de canção regionalista no Brasil; e, por fim, o acento ou sotaque nortista, tendo como recorte os marcos históricos da indústria fonográfica a partir da década de 1970 até os dias de hoje.
DATA
07/agosto a 16/agosto, 2023
HORÁRIO
07, 09, 14 e 16 de agosto, segundas e quartas, das 19h às 21h
VALOR
135,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
40
Aspectos jurídicos e negociais em projetos de imagem e som
Direcionado a profissionais envolvidos em projetos de imagem e som, como produções audiovisuais, exposições interativas e música, que buscam noções básicas dos principais aspectos jurídicos envolvidos desde a concepção até a entrega do projeto, o curso apresenta conceitos jurídicos que visam resguardar direitos, minimizar riscos e esclarecer obrigações eventualmente assumidas num projeto artístico de imagem e som com diferentes interlocutores, como poder público, parceiros comerciais, contratados, licenciantes e autorizadores de direitos, etc. Também visa-se esclarecer institutos legais de forma simples e em linguagem acessível, a exemplo dos direitos da personalidade (imagem, nome, honra, biografias não autorizadas), propriedade intelectual (direitos autorais e de marcas), autorizações normalmente necessárias frente ao poder público (classificação indicativa, registros de obra, alvarás, etc.), detalhes importantes a serem observados em contratos, modelos de financiamento de projetos (o que pode envolver aspectos jurídicos regulatórios junto à ANCINE, ao Fundo Setorial do Audiovisual, etc.).
DATA
15/agosto a 31/agosto, 2023
HORÁRIO
15, 17, 22, 24, 29 e 31 de agosto, das 19h às 21h
VALOR
220,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
20
Uma história do Cinema Novo
O Cinema Novo é uma das parcelas mais conhecidas da produção cinematográfica brasileira, reunindo diretores como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Paulo César Saraceni, entre outros. Alguns dos filmes desse movimento, como “Vidas secas” (1963), “Deus e o diabo na terra do sol” (1964), “Terra em transe” (1967) e “Macunaíma” (1969), tornaram-se referência para a compreensão do cinema brasileiro moderno. No entanto, o conhecimento do público sobre o Cinema Novo ainda é muito desigual. Sendo assim, com o intuito de proporcionar um aprofundamento crítico, este curso propõe uma visão panorâmica que convida ao aprofundamento em algumas questões relacionadas ao movimento.
Por um lado, um propósito do curso é oferecer uma visão de conjunto sobre os diretores que se associam mais diretamente ao movimento, explorando carreiras mais conhecidas (caso de Glauber Rocha e de Nelson Pereira dos Santos) e menos conhecidas (caso de David Neves e de Walter Lima Júnior). Além disso, trata-se de ampliar o escopo do movimento, observando a trajetória de técnicos (fotógrafos como Mário Carneiro e Dib Lutfi, montadores como Eduardo Escorel), produtores (como Luiz Carlos Barreto) e, claro, os vários atores que, de alguma forma, se associaram a esse movimento. Além dessa faixa estritamente ligada à formação do grupo cinemanovista, é o caso também de ampliar a perspectiva para abarcar movimentações que deram base à formação do grupo no Rio de Janeiro, como o cinema independente paulista dos anos 1950 e a nova onda baiana do início dos anos 1960.
Por outro lado, é importante relacionar o surgimento do movimento com os acontecimentos políticos, sociais, culturais e econômicos do país entre os anos 1950 e 1970. Afinal, o Cinema Novo foi profundamente marcado pelo ambiente de modernização econômica e social que se acelerou nos anos 1950 e que teve profundos impactos para o campo da cultura. Por esse motivo, as aulas pretendem estabelecer pontes entre o Cinema Novo e outros movimentos que se desenvolveram nesse período, particularmente no campo das artes do espetáculo (cinema, teatro e canção). Além disso, as mudanças políticas que se seguiram ao Golpe de 1964 são fundamentais para compreender a reorganização dos cinemanovistas num ambiente marcado pela repressão política.
A partir das questões levantadas, o curso propõe uma reflexão sobre os limites e as possibilidades do próprio conceito de “Cinema Novo”, tal como utilizado desde os anos 1960.
DATA
21/agosto a 30/agosto, 2023
HORÁRIO
21, 23, 28 e 30 de agosto, segundas e quartas, das 19h às 21h
VALOR
135,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
40
Arte em cena: narrativas visuais do cinema I
Um filme é feito de muitas partes para além do roteiro, da direção e da atuação. Direção de arte, fotografia, figurino, maquiagem, montagem e trilha sonora também fazem parte da construção narrativa de uma história. O objetivo deste curso é mostrar o quanto o valor estético do cinema adiciona uma camada extra de interpretação aos filmes, sejam eles de drama, comédia ou terror.
Utilizaremos exemplos visuais (trechos de filmes, cenas, frames, músicas e mais) para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, pela teoria do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise. Moda, arte e outras expressões artísticas orbitam de acordo com cada tema.
DATA
08/agosto a 17/agosto, 2023
HORÁRIO
08, 10, 15 e 17 de agosto, terças e quintas, das 19h às 21h
VALOR
135,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
40
Arte em cena: narrativas visuais do cinema II
Esta segunda parte do curso Arte em cena é um mergulho ainda mais aprofundado na construção visual dos filmes e séries a partir dos elementos que compõem a estética da história. Dividido em quatro aulas, segmentadas por ofícios do "por trás da câmera", o curso tem como objetivo mostrar aos alunos como o fazer fílmico é um quebra-cabeças complexo e rico de referências oriundas das mais diversas fontes artísticas.
Serão utilizados exemplos visuais – como trechos de filmes, cenas, frames e músicas – para aproximar os alunos de uma visão mais ampla e complexa do fazer fílmico. A parte teórica é fundamentada, em sua maioria, por teorias do cinema, da semiótica, da estética e da psicanálise.
DATA
12/setembro a 21/setembro, 2023
HORÁRIO
12, 14, 19 e 21 de setembro, terças e quintas, das 19h às 21h
VALOR
135,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
40
Estratégias de comunicação digital
Entenda como funciona, para que serve e como utilizar a comunicação e os espaços digitais a favor da divulgação do seu trabalho. Por meio de técnicas de comunicação e marketing, os alunos serão orientados a identificar com clareza a mensagem que o artista ou projeto deseja transmitir e como montar um planejamento baseado nas estratégias de comunicação digital. Combinando conceitos teóricos e diferentes processos e boas práticas, o aluno vai saber como montar um planejamento básico de Comunicação para ajudar a atingir seus objetivos, sejam eles de divulgação, relacionamento, posicionamento e imagem, venda ou ampliação de alcance para redes sociais. Serão apresentadas dicas, ferramentas, processos e estudos de casos para gerar ideias, planos e estratégias.
DATA
04/setembro a 18/setembro, 2023
HORÁRIO
04, 06, 11, 13, 18 de setembro, segundas e quartas, das 19h às 21h
VALOR
150,00 COMPRAR
NÚMERO DE VAGAS
40
Serviço
Museu da Imagem e do Som
Av. Europa, 158, Jd. Europa
São Paulo - SP, Brasil
CEP 01449-000
+55 [11] 2117-4777
Descontos
10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)
30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)
Gratuidade na compra do 11º curso
50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)
50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso
20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas
AVISOS
Pré-requisito: não há
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação.