Cursos de Férias 2022 | Escola de Arte Visuais do Parque Lage

EAV Parque Lage

Cursos de Férias 2022 | Escola de Arte Visuais do Parque Lage

EAV Parque Lage | Cursos de férias 2022

Escola de Artes Visuais do Parque Lage divulga relação
de cursos de janeiro nos formatos presencial e online

http://eavparquelage.rj.gov.br/cursos/nucleos/

 

A Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV Parque Lage) - que há 45 anos ocupa a maior floresta urbana do mundo - retomará as aulas presenciais no dia 10 de janeiro de 2022, com os concorridos cursos de férias tradicionalmente ministrados durante os meses de janeiro, fevereiro e julho. São ao todo 20 opções, sendo oito presenciais e 11 on-line, com duração de uma a seis semanas e temáticas que vêm de encontro ao período de férias.

Nesta temporada, a coordenação de ensino se pauta pela integração das artes com a floresta, apresentando propostas que vão de técnicas naturais de impressão e práticas de observação, a debates acerca de saberes ancestrais. As proposições tomam a arte como uma importante ferramenta de construção de sentido para pensar a atualidade em suas dimensões estéticas, sociais e políticas.

Fechada em março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19, a Escola migrou toda a grade de cursos para o formato on-line no 2º semestre do mesmo ano. As aulas remotas resultaram em ampliação de público para a EAV, que estendeu sua área de atuação para além do Rio de Janeiro permitindo que pessoas de vários pontos do Brasil e do mundo passassem a integrar a comunidade de alunos da instituição.

Diante desta expansão, a Escola optou por manter o formato integralmente remoto em algumas proposições de ensino, garantindo a troca de experiências com pessoas de todo o território nacional e adensando o repertório em arte brasileira. As aulas on-line acontecerão ao vivo, por meio de videoconferência, privilegiando a interação entre professor e turma. A direção informa que não vai praticar o formato híbrido, ou seja, todos os cursos seguirão o mesmo modelo do início ao fim, sendo presencial ou digital.

A grade completa está disponível no site institucional da EAV (eavparquelage.rj.gov.br) e os cursos não exigem conhecimento específico prévio.

 

"Pensar e fazer arte é um mergulho profundo, uma chance de aguçar sensibilidades, perceber o mundo ao nosso redor de maneira diferente. Em tempos de férias, um curso rápido pode transformar o cotidiano não apenas de artistas, mas de todos aqueles que se interessam pela criatividade. A possibilidade de criar arte nos lembra que podemos criar outros mundos, inventar outras formas de vida," afirma Yole Mendonça, diretora da EAV Parque Lage.

 

 

Confira alguns cursos:

 

>> O BOSQUE SAGRADO:  WORKSHOP DE ECOPRINT/ IMPRESSÃO BOTÂNICA (CURSO PRESENCIAL)

Professora: Susana Spadaccini

 

De 17 a 19 de janeiro. Segundas e terças, de 10h às 13h, e quartas, de 19h às 22h

 

O objetivo da oficina é praticar a técnica de Ecoprint, além de aprender o básico sobre mordentes, fibras e saber reconhecer na natureza as plantas com potencial para impressão. Os encontros são também um espaço em que, por meio das práticas, é possível abordar temas como a composição e a capacidade de observação.  

O método se vale do transporte dos taninos naturais de folhas, flores, sementes e raízes para criar imagens impressas em papel ou tecido com resultados únicos. O objetivo é promover uma experiência sensorial revitalizadora a partir do contato com o vivo e da reconexão das pessoas com a natureza. De forma sustentável, serão elaboradas composições para inúmeras finalidades, usando materiais acessíveis e de baixa toxicidade no descarte.

 

>> CAMINHADA PELO PARQUE LAGE – ESGOTAMENTO DE UM LUGAR (CURSO PRESENCIAL)

Professoras: Bia Amaral e Giodana Holanda

 

De 11 de janeiro a 01 de fevereiro. Terças, de 14h às 17h

 

A oficina visa o esgotamento de um lugar – o Parque Lage. Por meio de uma caminhada, pretende-se inventariar o ambiente verde da floresta em contraste com o espaço urbano onde se encontra o Parque, na Rua Jardim Botânico. 

 

>> COLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO (CURSO PRESENCIAL)

Professor: Pedro Varela 

 

Turma 1 - 12 de janeiro a 02 de fevereiro. Quartas, de 14h às 17h

Turma 2 - 12 de janeiro a 02 de fevereiro. Quartas, de 19h às 22h

 

O curso apresenta a colagem como uma importante chave de compreensão na produção de imagens históricas e contemporâneas. Os alunos serão provocados a uma aproximação desta linguagem em seus aspectos formais, técnicos e conceituais por meio de exercícios práticos semanais seguidos de acompanhamento crítico.

 

>> CORPO E OBJETO (CURSO ON-LINE)

Professor: Ulisses Carrilho

 

De 03 de fevereiro a 24 de fevereiro. Quintas, de 18h às 20h

 

Este curso se propõe a orientar uma discussão e uma investigação sobre as relações entre corpo e objeto na arte contemporânea. Por meio de diferentes posições teóricas e pesquisas artísticas, investigaremos como a psicanálise, a economia, a literatura e a filosofia em intenso diálogo com artistas da arte moderna e contemporânea –, respondem, questionam e confundem os contornos de corpos e objetos.

  

>> ARQUEOLOGIA DO COTIDIANO: O ACONTECIMENTO E O TRIVIAL COMO INSTRUMENTO DE PRODUÇÃO EM ARTE (CURSO ON-LINE)

Professora: Fábia Schnoor

 

De 11 de janeiro a 17 de fevereiro. Terças e quintas, de 10h às 12h

A partir de referências e exercícios, o aluno será convidado a rever as práticas cotidianas procurando estranhar o que é comum, perceber os detalhes dos gestos, das relações com os objetos, seus significados afetivos ou inesperados. Cuidar do entorno e do detalhe em um alargamento da experiência da simplicidade. Estar vivo no instante e no ambiente, como recurso de construção poética. 

O que nos separa ou nos une do que fazemos? Como nossos artefatos ou objetos, atos ou pequenas escolhas determinam nossos olhares ou nossas construções diárias? Partindo desse estado de atenção como conexão com o meio externo e interno, não só na mente e no corpo, mas na alteridade, no ambiente natural e artificial que nos cerca, seguimos para exercícios que acolhem o acaso, o inesperado e também o erro como instrumento de trabalho.

 

Sobre a EAV Parque Lage

 

A Escola de Artes Visuais foi criada em 1975, pelo artista Rubens Gerchman, para substituir o Instituto de Belas Artes (IBA). Seu surgimento acontece em plena Guerra Fria na América Latina, durante o período de forte censura e repressão militar no Brasil. A EAV afirma-se historicamente por seu caráter de vanguarda, como marco da não conformidade às fronteiras e categorias, e propõe regularmente perguntas à sociedade por meio da valorização do pensamento artístico.

A EAV Parque Lage está voltada prioritariamente para o campo das artes visuais contemporâneas, com ênfase em seus aspectos interdisciplinares e transversais. Abrange também outros campos de expressão artística (música, dança, cinema, teatro), assim como a literária, vistos em suas relações com a visualidade. As atividades da EAV contemplam tanto as práticas artísticas como seus fundamentos conceituais.

A EAV configura-se como centro educacional aberto de formação de artistas e profissionais do campo da arte contemporânea. Como referência nacional, com uma consistente imagem no meio da arte, busca criar mecanismos internos e linhas de atuação externa que permitam um diálogo produtivo com a cidade e com os circuitos de arte nacional e internacional. A instituição integra a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado do Rio de Janeiro.

Alguns exemplos marcantes da história do Parque Lage são a utilização do palacete como sede do governo da cidade de Alecrim, em Terra em Transe, dirigido por Glauber Rocha em 1967; e a exposição “Como Vai Você, Geração 80?”, que reuniu 123 jovens artistas de diferentes tendências numa mostra que celebrava a liberdade e o fim do regime militar. O palacete em estilo eclético também foi palco de “Sonhos de uma noite de verão”, clássico shakespeariano, e serviu como locação para Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade.

 

SERVIÇO:

Escola de Arte Visuais do Parque Lage

Rua Jardim Botânico, 414 - Rio de Janeiro

Website: http://eavparquelage.rj.gov.br/

Instagram: @parquelage

Whatsapp: (21) 99228-7955 - Secretaria 1

  (21) 96654-3179 - Secretaria 2

Matrículas: http://eavparquelage.rj.gov.br/cursos/nucleos/

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52