ArPa Feira de Arte
Exposição

ArPa Feira de Arte

Exposição

  • Nome: ArPa Feira de Arte
  • Abertura: 28 de maio 2025
  • Visitação: até 01 de junho 2025

Local

  • Local: Mercado Livre Arena Pacaembu
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller

ArPa chega à 4ª edição e consolida sua relevância na agenda latino-americana da arte contemporânea


Artistas e galerias do Brasil e do mundo destacam a ArPa Feira de Arte como vitrine do mercado criativo latino-americano, em intenso diálogo entre o local e o global



São Paulo, abril de 2025 – A ArPa Feira de Arte chega à sua quarta edição consolidando-se como um dos principais pontos de encontro do cenário artístico latino-americano. Entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a Mercado Livre Arena Pacaembu, patrimônio histórico de São Paulo, será palco de uma programação que reúne cerca de 100 artistas e cerca de 60 galerias, somando 14 países representados. 


Desde 2022, a ArPa se destaca pela curadoria criteriosa, programação dinâmica e pela promoção de conexões entre galerias, artistas, curadores e colecionadores, ampliando diálogos e valorizando a produção artística contemporânea, especialmente do Brasil. A diversidade também é um marco da edição. Quase 50% das galerias convidadas são lideradas por mulheres, assim como as artistas confirmadas, que já representam praticamente metade do total de talentos participantes


Desta vez, a ArPa contará com artistas e galerias da Argentina, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Israel, Itália, Líbano, México, Portugal, República Tcheca e Uruguai. Parte delas faz sua estreia no Brasil como a Constitución (Argentina), OMR (México), Coral Gallery (Miami), Formatocomodo (Espanha) e COTT (Argentina). A ArPa celebra ainda o retorno de importantes nomes do cenário global, como Isla Flotante (Argentina) e Campeche (México). 


A histórica galeria Ruth Benzacar (Argentina), que comemora 60 anos de atuação, também marca sua volta ao Brasil. Casas Riegner (Colômbia), após um período de ausência, retornam ao país, enquanto a Galería Sendros (Argentina) participa pela terceira vez consecutiva, consolidando a relevância da ArPa no setor.


Representantes de instituições renomadas do circuito mundial de arte contemporânea estarão na ArPa, incluindo Eugenia Braniff, curadora da Colección FEMSA, com 45 anos de trajetória. A Colección y Fundación Ama, criada por Amalia Amoedo, uma das colecionadoras mais influentes da América Latina, contará com a presença da curadora Laura Hakel. Participam ainda nesta edição colecionadores com influência em comitês de instituições como o LACMA (Los Angeles County Museum of Art), a National Gallery of Art e a Tate Modern, todos esses por meio do Programa Prisma, desenvolvido pela ArPa para criar pontes entre o mercado e instituições culturais, dentro e fora do país.



EXCELÊNCIA CURATORIAL E DIVERSIDADE ARTÍSTICA


Todas as galerias participantes são convidadas pelo comitê curatorial da organização, o que garante uma seleção primorosa, focada na relevância artística, na pluralidade de processos e nas diversas linhas de pesquisa. Com forte presença brasileira, a feira recebe, desde a primeira edição, galerias de destaque como Almeida e Dale, Mendes Wood DM, Raquel Arnaud e Simões de Assis.


A adesão do mercado nacional tem crescido a cada ano, e a estreia de nomes como Luisa Strina, Martins & Montero e Yehudi Hollander-Pappi, é um dos indicadores desta consolidação.


"Limitamos o número de artistas por estande para garantir excelência curatorial, num contexto de mini-exposições em vez de um 'supermercado de arte'. Esse enfoque tem atraído galerias, em especial as latino-americanas, interessadas em expandir conexões", afirma Camilla Barella, diretora geral da ArPa. "A cada ano, procuramos dar mais destaque às curadorias que valorizam a pesquisa, a experimentação e a multiplicidade de vozes", completa.


O rigor estabelecido pelos organizadores está amparado, sobretudo, nas tendências regionais. O relatório The Art Basel and UBS Art Market Report 2024, referência mundial para o setor, destaca que a América do Sul, especialmente o Brasil, manteve-se entre as regiões mais otimistas para 2024. Segundo o estudo, 87% dos galeristas brasileiros projetavam um aumento nas vendas para o ano, um avanço significativo em relação aos 67% registrados anteriormente. 


Dados da 7ª Edição da Pesquisa Setorial sobre o Mercado de Artes Visuais no Brasil, concluída em dezembro de 2024, indicam que o mercado movimentou R$ 2,9 bilhões em 2023, um aumento de 21% em relação ao ano anterior. O valor total, equivalente a US$580 milhões, representa 0,89% do mercado global de arte, o que reflete o enorme potencial de crescimento do setor no Brasil. A ArPa realiza um levantamento atualizado sobre dados de mercado. A Pesquisa ArPa 2025 será divulgada na semana de abertura da Feira. 



OS SETORES DA EDIÇÃO 2025


O Setor Principal (confira lista de galerias abaixo) é o que reúne o maior número de expositores, dando destaque ao protagonismo nacional. "Nele estão reunidos projetos coletivos e individuais, que refletem o dinamismo da produção artística brasileira", explica Cristina Candeloro, diretora de relacionamento institucional da ArPa. "Nos últimos anos, temos observado interesse crescente na participação de galerias e artistas consolidando o Brasil como um mercado em plena expansão e com grande potencial para o cenário artístico local", conclui Candeloro.


Mais robusta, a próxima edição da ArPa também ocupará o Ginásio Poliesportivo Mercado Livre, o que permitirá a ampliação do espaço expositivo e a experimentação de novos formatos curatoriais. Um dos destaques desta edição é o Setor UNI, concebido pela curadora colombiana Ana Sokoloff, que reúne 12 exposições individuais de artistas contemporâneos, com participação de seis galerias brasileiras e seis internacionais.

"Dedicado exclusivamente a mostras solo, o UNI propõe um olhar sensível sobre o espírito do nosso tempo, por meio de práticas artísticas que exploram temas como poder, pertencimento e a marginalização de pessoas e da natureza frente aos desafios contemporâneos", explica Sokoloff. "A ArPa será uma celebração da diversidade artística e do diálogo intercultural, conectando vozes e perspectivas do cenário atual", completa.



Galerias e artistas do Setor UNI


Campeche (México) | Alicia Ayanegui (México)

Casas Riegner (Colômbia) | Camila Rodríguez Triana (Colômbia)

Central Galeria (Brasil) | Carmézia Emiliano (Brasil)

Constitución (Argentina) | Antonio Villa (Argentina)

FORMATOCOMODO (Espanha) | Ventura Profana (Brasil)

OMR (México) | Ad Minoliti (Argentina)

Galleria Continua (Brasil) | Laercio Redondo (Brasil)

Lima Galeria (Brasil) | Gabriel Archanjo (Brasil)

Luciana Caravello Galeria de Arte (Brasil) | Rafael Prado (Brasil)

Marli Matsumoto Arte Contemporânea (Brasil) | Mayana Redin (Brasil)

Quadra (Brasil) | Ana Cláudia Almeida (Brasil)

Ruth Benzacar Galería de Arte (Argentina) | Florencia Rodrigues Giles (Argentina)


Também localizado no ginásio estará o Setor Base, no qual há uma intersecção entre projetos expositivos e uma série de conversas. Neste ano, terá foco em artistas que têm um comprometimento com a pedagogia e/ou construção de comunidade. Foram convidados quatro nomes que, de alguma maneira, paralelamente ou conjuntamente às suas práticas artísticas pessoais, têm colaborado para formar, guiar, orientar e incentivar novas gerações. Cada um deles desdobrou o convite para outro artista com o qual exista uma relação nesta dimensão pedagógica.



Artistas e galerias do Setor Base 


Dalton Paula (Martins&Montero) convida Genor Sales (Cerrado); 

Dora Longo Bahia (Vermelho) convida o Coletivo Depois do Fim da Arte; ⁠

Thiago Honório (Luisa Strina) convida Julia Gallo (Yehudi Hollander-Pappi);

⁠⁠Santidio Pereira (Galeria Estação) convida Fabricio Lopez (Galeria Marilia Razuk).


As duplas de artistas vão apresentar um projeto expositivo em conjunto e participar de uma conversa ao vivo na feira, com um mediador por eles designado. Este setor é apresentado pela MOS Incorporadora. 



Galerias e artistas do Setor Principal 


(Sujeito a novas inserções/alterações até a realização da ArPa)


Albuquerque Contemporânea: Chris Tigra e Dyana Santos

Almeida & Dale: Lais Myrrha e Vivian Caccuri

Aninat + COTT: Agostina Branchi e Lucila Gradín

Aura Galeria: Helô Sanvoy e Renan Telles

Calvaresi Contemporáneo + Isla Flotante: Valentim Demarco e Alfio Alfredo Spampinato

Carmo Johnson Projects: Kássia Borges e Nara Guichon

Casa Triângulo: Máx Gómez Canle e Rafael Chavez

Coral Gallery: Chiara Baccanelli, Eduardo Mac Entyre e Roberto Vivo

Danielian Galeria: Newton Rezende

Fortes D'Aloia & Gabriel: Tatiana Chalhoub

Galeria Frente: Genaro de Carvalho e Norberto Nicola

Galeria Karla Osorio: Pascal Hachem, Matheus Abu e Jonathan Vivacqua

Galeria Leme: Germana Monte-Mór e Marcia de Moraes

Galeria Leonardo Leal: José Guedes

Galeria Luis Maluf: Fernanda Pompermayer e Shizue Sakamoto

Galeria Lume: Marilá Dardot e Saulo Szabó

Galeria MaPa: Jandyra Waters e Ismênia Coaracy

Galeria Marco Zero: Rayana Rayo e Juliana Lapa

Galeria Raquel Arnaud: Shirley Paes Leme e Julio Villani

Galería Sendros: Mauro Agustin Cruz e Itamar Harvati

Kubikgallery: Alexandre Canonico e Manuella Silveira

Luisa Strina: Fernanda Gomes, Anna Maria Maiolino, Cinthia Marcelle e Brisa Noronha

Martins&Montero: João Loureiro e Hiram Latorre

Matias Brotas Arte Contemporânea: Mai Britt Wholters, Claudio Alvarez, Thainan Castro e Suzana Queiroga

Mendes Wood DM: Matthew Lutz-Kinoy e Luiz Roque

Mitre Galeria

Movimento: Jan Kálab

Nonada: Lázaro Roberto e Matheus Rocha Pitta

OMA Galeria: Andrey Rossi, Fabio Magalhães, Carla Duncan e Pasqualini

Piero Atchugarry: Kameelah Jenan Rasheed e Guillermo García Cruz

Pinakotheke: Oswaldo Goeldi

Simões de Assis: Gonçalo Ivo

Yehudi Hollander-Pappi: Adam Milner e Stephanie Lucchese

Zipper Galeria: Rodrigo Braga e Ivan Grillo

 


ArPa e MADE


A ArPa acontece paralelamente a MADE - Mercado. Arte. Design, feira internacional de design colecionável. Uma plataforma para discutir, apreciar e comprar o melhor do design contemporâneo. Desde 2013, o evento reúne a cada edição um conteúdo de qualidade por meio de um espaço coletivo que apresenta e dá destaque à designers e estúdios nacionais e internacionais, revelando novos talentos, incentivando novas produções e ampliando a cultura do design.


 

Serviço


ArPa Feira de Arte

Ingressos a partir de 16/04, no site oficial da ArPa. 

Quando:  28 de maio a 1º de junho de 2025 

Horário: quarta a sábado, das 13h às 20h | Domingo, das 11h às 18h  

Local: Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo  

Endereço: Rua Capivari (Portão 23) ou Praça Charles Miller

Classificação: Livre para todas as idades  

A ArPa conta com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência

Site oficial: https://arpa.art/ 

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044