APARA
a.par.a reúne artistas e artesãos.
Um jogo com a palavra francesa "apparat", referindo-se ao adorno cerimonial - aquele brilho extra, seja literal ou metafórico - a.par.a comissiona e produz edições únicas de tapeçarias tecidas à mão.
Com base entre a França e o Brasil, a.par.a reúne artistas e tecelões, unindo tradições populares e tendências contemporâneas.
Em seu livro seminal On Weaving (1965), Anni Albers escreveu: "Junto com as pinturas de cavernas, os fios foram alguns dos primeiros transmissores de significado". Como uma forte defensora de que a tapeçaria é um veículo do pensamento, um guardião da memória, um patrimônio vivo, a.par.a conta e continua a história do gesto, convidando artistas a cruzar fronteiras: ao conhecer outras culturas e saberes, eles se aventuram fora de seus territórios familiares e campos habituais de expressão.
A primeira coleção traduz o trabalho de artistas brasileiros contemporâneos Filipe Jardim, Kleber Matheus e Eduardo Sancinetti em tapeçarias sob medida tingidas e tecidas em San Pedro deCajas e Lima, Peru, pela artesã mestra Elvia Paucar, usando apenaslã local não tratada.