Seleção Artsoul Gravuras 2020 - Adriana Rede

por Adriana Rede Adriana Rede
Paixão por Gravuras

por Adriana Rede, Curadora de arte

Sou apaixonada por gravuras há muitos anos, desde que conheci suas técnicas e os muitos saberes que trazem dos primórdios da história da arte. Para esta seleção, busquei explorar alguns formatos diferentes ou denominações, que façam o leitor entender um pouco mais todo o universo que a gravura pode conter.
Começo com um clássico, Bandeirinhas de Volpi em serigrafia, a diferença é que se trata de uma P.A. prova de artista. As provas de artista no passado eram consideradas as melhores impressões da edição e muitas vezes o artista as mantinha para o seu acervo pessoal.
Para mostrar que um conjunto de gravuras do mesmo artista se torna um trabalho muito importante, destaco o álbum histórico "Alfabeto" com 6 serigrafias, do grande artista da poesia visual Almandrade.
Homenagear grandes artistas através da gravura é uma constante na história da arte, como faz Fernando Ribeiro com sua intervenção em serigrafia da Série Déjà Vu - Yayoi Kusama.
A artista Katia Canton, com seu desenho figurativo e delicado, após pronta sua gravura, aquarela o trabalho, tornando-o único.
Ninguém consegue transpor tão bem o conceito das sombras em seu trabalho para esse suporte como Regina Silveira, através da gravura em metal.
Cris Rocha e Kika Levy, duas mestres da gravura que há anos possuem um atelier onde ensinam seus saberes, nos trazem trabalhos inusitados. Cris com a junção de várias técnicas cria uma gravura digital, como a linda "Água #1", e Kika com a obra da série "Tempo Progressivo", onde através de pequeninas gravuras em metal de flores e sementes coladas a bloquinhos de madeira, transforma gravura em objeto.
Já a artista Juliana Fuganti nos surpreende com suas fotogravuras da natureza.
Finalizando, nos surpreendemos com o trabalho de Ulysses Bôscolo, que transcende o conceito da gravura, criando um objeto único contendo 89 minúsculas xilogravuras impressas e depois aquareladas. A obra acompanha um anel de prata que serviu de registro para o corte delicado do papel.
Um deleite para se colecionar