Liana González

Artista Plástica, professora universitária (UnB; Brasília-DF e Ufes; Vitoria-ES); vive e trabalha em Vita Velha-ES; atualmente pertenço ao Programa de Doutorado em Arte Contemporânea da Universidad de Granada/Espanha.

 

Quando eu era criança, ficava fascinada por observar minha avó em suas múltiplas atividades, especialmente quando ela estava na mesa de jantar, vasta e aconchegante, cheia de páginas de revistas já lidas, que ela cortava em pequenos rolos que se tornaram colares, brincos, broches, fivelas... uma infinidade de formas e possibilidades que surgiram através de páginas lidas de revistas já sem importância. Cortadas, essas páginas tinham uma qualidade rara: exibiam a beleza do fragmento, dotado de força plástica independente do todo, adquirindo formas que comporiam objetos sem precedentes. Definitivamente me fascinou. Por isso optei pelo papel: para minha avó que o fragmentou e reconstruiu; por sua leveza fundadora; por sua importância silenciosa em nossas vidas diárias.

Gerando descarte maciço, experimento com o papel de propaganda que todos descartam sem sequer ler. Neste artigo procuro outra aparição, escondida em linhas de construção da imagem original, transgredindo outra imagem, totalmente diferente e composta unicamente do meu universo íntimo, forjada no testemunho da construção de Brasília – cidade que surgiu em um ambiente onde ninguém imaginava que uma Cidade poderia ser construída. É assim que vejo "Meus Papéis": construções inimagináveis em ambientes que não os contêm. Então eu experimento com totens, polpa de papel, pôsteres, inserções; e fotografia, que parte de uma cena real a um detalhe que contém outra aparência, na mesma poética que vem do detalhe, da fragmentação da imagem real.

Artista plástico por formação e experiência, trabalhei como produtor visual/cultural na Universidade Federal do Espírito Santo até a aposentadoria, quando comecei a dar visibilidade aos meus trabalhos de estúdio, minhas experiências. Participei de várias mostras coletivas e fiz duas exposições individuais - uma em São Paulo e outra em Vitória.

Conheça

Obras deste Artista

Formas de Pagamento Artsoul

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044, SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52