Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
Exposição

Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca

Exposição

  • Nome: Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca
  • Abertura: 26 de agosto 2022
  • Visitação: até 13 de novembro 2022

Local

  • Local: MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista

MASP APRESENTA NOVO VÍDEO DE BÁRBARA WAGNER & BENJAMIN DE BURCA

Dupla que representou o Brasil na 58ª Bienal de Veneza, em 2019, apresenta Fala da Terra,vídeo que integra a individual dos artistas no New Museum, em Nova York


MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand e o Ministério do Turismo apresentam, de 26 de agosto a 13 de novembro de 2022, no 2o subsolo do museu, Sala de vídeo: Bárbara Wagner & Benjamin de Burca, que marca a estreia nacional de Fala da Terra (2022). Com curadoria de Guilherme Giufrida, curador assistente do MASP, o vídeo apresenta o trabalho do Coletivo Banzeiros, grupo de teatro composto por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que vivem e atuam entre as zonas rural e urbana de Marabá e Parauapebas, no sudeste do Pará. A obra integra, desde o dia 30 de junho, a exposição individual dos artistas no New Museum, em Nova York.

Trabalhando em parceria há mais de uma década, Bárbara Wagner (Brasília, Brasil, 1980) e Benjamin de Burca (Munique, Alemanha, 1975) vêm produzindo filmes e videoinstalações em diálogo com outros artistas ligados ao som e à cena. A dupla desenvolveu um método de pesquisa a partir da investigação e observação documental, construindo a direção, o roteiro, os figurinos e as trilhas sonoras em colaboração com os protagonistas de cada projeto.

A obra Fala da Terra busca entender os processos de construção da cultura e da identidade coletiva no Brasil do campo, onde questões de origem, sobrevivência e produtividade se movimentam em torno da terra. Em referência às proposições radicais dos dramaturgos Augusto Boal (1931-2009) e Bertolt Brecht (1898-1956), os espectadores são envolvidos por um processo de conscientização. Neste novo trabalho, a dupla de artistas revela seu comprometimento na luta que clama por mudanças.

Para o curador Guilherme Giufrida, o curta “estabelece a importância da cooperação e da coletividade entre agricultores e atores, no roçado ou no camarim. Os inimigos são representados por arquétipos: o pastor, a governadora, os capangas, o avião e a estátua na loja de departamentos. Nessa alegoria de tipos sociais, estabelece-se o drama da disputa política brasileira atual, como se pudéssemos vê-la inteira ali, encenada”. 

SOBRE BÁRBARA WAGNER & BENJAMIN DE BURCA

Trabalhando em colaboração desde 2011, Bárbara Wagner & Benjamin de Burca realizaram exposições individuais e participaram de mostras, bienais e festivais de cinema, incluindo: 33º e 35º Panorama de Arte Brasileira, 32ª Bienal de São Paulo, 20° Festival de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil (São Paulo, Brasil); 36º EVA International (Limerick, Irlanda); 5º Skulptur Projekte (Münster, Alemanha); 67º, 68º e 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Alemanha) e o 72º Festival Internacional de Cinema de Locarno (Suíça). Em 2019, Wagner & de Burca representaram o Brasil na 58ª Bienal de Veneza. Em 2020 participaram da Manifesta 13 (Marseille, 2020) com One Hundred Steps, sua oitava colaboração audiovisual. Seus trabalhos integram coleções importantes como: The Institute for Contemporary Art (ICA), Boston, Estados Unidos; Kadist Art Foundation, Paris, França; Museu de Arte Moderna (MAM), São Paulo, Brasil e Pérez Art Museum, Miami, Estados Unidos.

SERVIÇO

SALA DE VÍDEO: BÁRBARA WAGNER & BENJAMIN DE BURCACuradoria de Guilherme Giufrida

2º subsoloVisitação: 26.8 — 13.11.22

MASP — Museu de Arte de São Paulo Assis ChateaubriandAvenida Paulista, 1578 – Bela Vista01310-200 São Paulo, SPTelefone: (11) 3149-5959Horários: terça grátis, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h); fechado às segundas. Entrada gratuita em todas as primeiras quartas-feiras do mês – um oferecimento B3.Agendamento on-line obrigatório pelo link masp.org.br/ingressosIngressos: R$ 50 (entrada); R$ 25 (meia-entrada)

www.masp.org.brfacebook.com/maspmuseutwitter.com/maspmuseuinstagram.com/masp

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044