

PARADA 7: Imagine um novo mundo – bandeiras da utopia
Exposição
- Nome: PARADA 7: Imagine um novo mundo – bandeiras da utopia
- Abertura: 07 de setembro 2025
- Visitação: até 15 de novembro 2025
Local
- Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
- Evento Online: Não
- Endereço: Praça Tiradentes, 68 – Rio de Janeiro
PARADA 7 2025 - IMAGINE UM NOVO MUNDO - Bandeiras da Utopia
Cortejo e exposição acontecerá neste domingo, dia 7 de setembro, abrindo a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio e contando, pela primeira vez, com artistas internacionais
A PARADA 7, evento anual de arte, cultura e política, chega à sua quarta edição com o tema "Imagine um novo mundo – bandeiras da utopia". Neste domingo, dia 7 de setembro, bandeiras com obras de 100 artistas sairão em cortejo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) em direção ao Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica (CMAHO), onde ficarão em exposição até o dia 15 de novembro de 2025. Pela primeira vez, além dos artistas brasileiros, o evento também contará com a participação de artistas estrangeiros, pertencentes a países integrantes do BRICS, selecionados pela BRICS Arts Association.
A edição deste ano abrirá a 1ª Semana de Arte e Cultura do Rio, iniciativa da ArtRio em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, e terá a participação de renomados artistas, como Cildo Meireles, Denilson Baniwa, Ernesto Neto, Jarbas Lopes, Lenora de Barros, Mana Bernardes, Marcos Chaves, Matheus Ribbs, Opavivará, Regina Silveira, Sepideh Mehraban, entre outros. Artistas indígenas de cinco diferentes etnias também participarão do evento.
"A PARADA 7 é um meio de participação efetiva do universo da arte e da cultura na discussão dos problemas do Brasil e do mundo, além de levar às ruas as manifestações da arte contemporânea. Um posicionamento efetivo dos artistas que trazem a visão da arte sobre as questões cruciais do nosso tempo", afirmam César Oiticica Filho e Evandro Salles, idealizadores e organizadores do evento.
Realizada desde 2022 no Rio de Janeiro, a PARADA 7 reúne, em seu cortejo, músicos, atores, poetas, dançarinos e artistas visuais que percorrem, juntos, algumas das principais ruas do centro da cidade, em diálogo direto com a rua e as pessoas que ali transitam e que são convidadas a se juntarem ao evento. Por meio de pinturas, danças, performances, poemas e cantos, eles trazem, através de arte, discussões sobre temas relevantes para a sociedade.
Para o evento deste ano, serão produzidas 100 bandeiras, cada uma com a obra de um artista, com imagens do que imaginam ser um novo mundo. Através das bandeiras, serão apresentadas visões e reflexões sobre as principais questões contemporâneas, pensando temas como: Qual a nossa utopia de mundo? Que mundo queremos construir? Como queremos que o nosso mundo seja? Como gostaríamos que a nossa civilização fosse? E o que queremos fazer de nosso planeta, a mãe Terra que nos acolhe, cria e alimenta?
Dentre os participantes da PARADA 7 deste ano, haverá 40 brasileiros convidados, 20 estrangeiros selecionados pela BRICS Arts Association, que lançará o primeiro número de sua revista durante o evento, e outros 40 artistas selecionados através de chamada pública pelo comitê curatorial do evento − formado por Giselle Lucía Navarro (Cuba), Yang Shu (China), Pooja Sod (Índia), Barbara Santos (Colômbia), Mai Abu Eldahab (Egito), Raquel Schuartz de Vargas (Bolívia), Shabbir Hussain Mustafa (Singapura) e pelos brasileiros Cesar Oiticica Filho, Helmut Batista, Evandro Salles e Sergio Cohn.
A PARADA 7 2025 é organizada e produzida pelas seguintes instituições: BRICS Arts Association, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM Rio, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Capacete, Companhia de Mysterios e Novidades, Fina Batucada, Florestas Cidade – UFRJ, Guerrilha da Paz, Instituto de Artes da Universidade Federal Fluminense – UFF, Oasis, Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF) e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.
SOBRE O CENTRO MUNICIPAL DE ARTES HÉLIO OITICICA
O edifício foi inaugurado em 1872 para sediar o Conservatório Nacional de Música. Posteriormente recebeu O Conservatório Dramático Brasileiro e os segmentos da Engenharia e do Patrimônio. Foi ampliado dezoito anos mais tarde e recebeu o projeto arquitetônico do italiano Sante Bucciarelli, imprimindo um estilo Neoclássico ao conjunto. Atravessou alguns períodos de fechamento até ser cedido, em 1996, para abrigar o Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e o acervo do consagrado artista. Hoje o prédio está distribuído em três andares, possui 10 espaços para exposições, sala multiuso, auditório e sala dedicada ao Programa Educativo. O espaço promove, além de exposições, seminários, debates, oficinas e mais. Sempre buscando integrar e promover diferentes linguagens artísticas.
SOBRE O MAM RIO
Inaugurado em 1948, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é referência nacional e internacional em arte moderna e contemporânea. Localizado no icônico edifício projetado por Affonso Eduardo Reidy, com jardins de Roberto Burle Marx, o museu promove exposições, cursos, mostras de cinema e diversas atividades culturais, além de abrigar um extenso acervo artístico.
Serviço
PARADA 7: Imagine um novo mundo – bandeiras da utopia
Cortejo PARADA 7: Dia 7 de setembro de 2025, às 15h (concentração a partir das 13h no MAM Rio seguindo em direção ao Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica)
Exposição no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica
De 7 de setembro a 15 de novembro de 2025
Praça. Tiradentes, 68, Rio de Janeiro - RJ
Telefone: (21) 2242-1012
De segunda a sábado, das 10h às 18h