MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento
Exposição

MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento

Exposição

  • Nome: MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento
  • Abertura: 24 de janeiro 2026
  • Visitação: até 25 de janeiro 2026

Local

  • Local: MAM São Paulo e Pinacoteca do Ceará
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua 24 de Maio, 34, Centro – Fortaleza, CE

MAM São Paulo exibe mostra de videoarte na Pinacoteca do Ceará


Programação gratuita acontece nos dias 24 e 25 de janeiro, com exibição de obras de artistas como Cinthia Marcelle, Carmela Gross e Lucas Bambozzi; iniciativa celebra parceria entre as instituições e a doação de 75 vídeos da coleção Chaia ao acervo do museu



O Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza nos dias 24 e 25 de janeiro, na Pinacoteca do Ceará, a mostra de videoarte MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento, que apresenta ao público uma seleção de obras em vídeo recentemente incorporadas ao acervo do museu. Com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo, e do professor Miguel Chaia, da área de Ciências Sociais da PUC-SP, a programação reúne 15 vídeos, com duração total de 1h21, provenientes da doação da coleção Chaia.


A mostra integra a programação de encerramento da exposição MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem, parceria institucional que teve início a partir da doação de 87 obras do acervo do MAM à Pinacoteca do Ceará e que esteve em cartaz desde 7 de junho de 2025.


Além de marcar a incorporação de um conjunto expressivo de obras em vídeo ao acervo do MAM São Paulo, a mostra MAM na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento também celebra e aprofunda a parceria institucional entre o MAM São Paulo e a Pinacoteca do Ceará, reafirmando a importância da cooperação entre museus para a circulação de acervos, o intercâmbio de conhecimentos e a ampliação do acesso à arte contemporânea no país. A colaboração entre as duas instituições fortalece redes de atuação cultural entre diferentes regiões do Brasil e contribui para a descentralização das narrativas e dos públicos no campo das artes visuais.


“Enquanto o museu está temporariamente fora de sua sede no Parque Ibirapuera, em razão da reforma da marquise, temos buscado ampliar a circulação do nosso acervo por meio de parcerias institucionais. Levar esse conjunto expressivo de vídeos à Pinacoteca do Ceará reafirma a importância de compartilhar a produção artística com públicos de outras regiões do país e fortalece o compromisso do MAM São Paulo com a difusão da arte contemporânea em âmbito nacional”, afirma Cauê Alves, curador-chefe do MAM São Paulo.


"Nas relações institucionais que estabelecemos com parceiros como o MAM, a Pinacoteca do Ceará tem exercido o compromisso de fortalecer todas as possibilidades de democratizar acervos e formar um público crítico a partir de exposições e mostras. Celebramos, assim, esta parceria que vem desde junho de 2025, com a exposição, e culmina agora nesta mostra de vídeos. Exibir essas obras e fazer a discussão de uma linguagem como a performance só reafirma a importância do acervo do MAM e o compromisso da Pinacoteca com a arte contemporânea, criando uma rede de museus e acervos", avalia o diretor da Pinacoteca do Ceará, Rian Fontenele. 


Programação

A mostra será apresentada em duas sessões no Auditório da Pinacoteca do Ceará.


No sábado, 24 de janeiro, às 17h, ocorre a exibição audiovisual seguida de debate, com a presença de Cauê Alves. Já no domingo, 25 de janeiro, às 15h, será realizada uma exibição audiovisual acessível, reforçando o compromisso das instituições com a ampliação do acesso à produção artística contemporânea.


A sessão tem início com Cruzada (2010), de Cinthia Marcelle, vídeo-performance em que 16 músicos marcham pelas ruas até se encontrarem em um cruzamento, criando uma potente coreografia sonora e urbana. Em seguida, o bloco Retratos Poéticos reúne obras que exploram corporeidade e identidade com lirismo e intensidade visual, como Faces, de Lia Chaia; Dandara, de Rafaela Kennedy; Via de mãos dadas, de Thiago Rivaldo; e Translado, de Sara Ramo, em que elementos do cotidiano assumem contornos simbólicos e políticos.


Na sequência, a seção Paisagens Políticas reúne vídeos como Aleph, de Lia Chaia; Luz del Fuego, de Carmela Gross, obra que rememora a figura histórica da artista e ativista homônima; Etrom uo Aicnêdnepedni, de Guilherme Peters e Sansa Rope; Americano, de Berna Reale, conhecida por seus vídeos que confrontam a violência institucional; e Físico, de Rodrigo Cass.


A mostra segue com o bloco Experiências da Linguagem, em que as obras tensionam a própria estrutura do vídeo. São apresentados Odiolândia, de Giselle Beiguelman, uma crítica ao discurso de ódio nas redes sociais; Pamonha, de Marcelo Cidade; Love stories, de Lucas Bambozzi; e Monólogo, de Nicole Kouts. Por fim, encerrando a sessão, o vídeo Sin Peso, de Cao Guimarães, traz imagens lentas e poéticas em que gestos simples ganham densidade sensível, convidando à contemplação.


A mostra marca a celebração da doação de 75 videoartes ao MAM São Paulo, feita por Vera e Miguel Chaia, professores da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP e colecionadores de arte contemporânea desde a década de 1970. Fundadores do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política da mesma universidade, em 1997, o casal reuniu ao longo das décadas um dos mais amplos e relevantes recortes do vídeo contemporâneo, abarcando 40 artistas de diferentes gerações, vertentes e regiões do Brasil e do mundo. A doação ao MAM inclui obras em vídeo e videoinstalações que ampliam significativamente o acervo audiovisual do museu, que contava com 41 obras em vídeo até então. 


Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de cinco mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas. O MAM têm uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.


O MAM está temporariamente fora de sua sede no Ibirapuera desde agosto de 2024 devido à reforma da marquise, realizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, e o retorno do museu ao Parque está previsto para o segundo semestre de 2025. A programação de exposições do primeiro semestre está sendo apresentada em instituições parceiras como o Centro Cultural Fiesp e o Sesc São Paulo. Acompanhe as atividades do MAM através do site (www.mam.org.br) e pelas redes sociais (@mamsaopaulo).


Sobre a Pinacoteca do Ceará

Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 267 mil visitantes.


Serviço

MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: corpo e cidade em movimento

24/01/2026 | Sábado | 17h

Exibição audiovisual + debate com Cauê Alves

25/01/2026 | Domingo | 15h

Exibição audiovisual acessível

Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará

Classificação indicativa: 12 anos

Capacidade: 100 vagas por sessão

Inscrição: a partir de 1h antes da atividade, na recepção

Evento gratuito

Curadoria: Cauê Alves e Miguel Chaia

Realização: MAM São Paulo e Pinacoteca do Ceará

Endereço: Rua 24 de Maio, 34, Centro, Fortaleza — CE

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044