Exposições "Cromatismo Solar" de Maiana Nussbacher e "Traço Contido" de Hal Trager
Exposição

Exposições "Cromatismo Solar" de Maiana Nussbacher e "Traço Contido" de Hal Trager

Exposição

  • Nome: Exposições "Cromatismo Solar" de Maiana Nussbacher e "Traço Contido" de Hal Trager
  • Abertura: 23 de maio 2025
  • Visitação: até 30 de junho 2025

Local

  • Local: Kovak & Vieira
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins

Kovak & Vieira abre individuais de Maiana Nussbacher e Hal Trager 


Mostras acontecem concomitantemente na galeria paulistana


 

 

Galeria Kovak & Vieira abre em 22 de maio as individuais "Cromatismo Solar" de Maiana Nussbacher e "Traço Contido" de Hal Trager. Ambas as mostras apresentam trabalhos inéditos e dialogam acerca da contemporaneidade das criações, mas se diferem nas formas e tonalidades escolhidas. Enquanto "Cromatismo Solar" traz uma multiplicidade de cores e círculos, "Traço Contido" imerge o espectador em um universo de linhas retas em preto e branco.

 

Nesta mostra, pela primeira vez, Maiana apresenta trabalhos que combinam realidade aumentada e impressão lenticular, um processo inteiramente feito à mão e em lâmina de vidro, onde imagens são sobrepostas. Dessa forma, a depender do ângulo em que se observa a obra, a mesma muda, se transformando em um trabalho novo. Marcado pelo uso de círculos, forma usada como objeto de pesquisa da artista, a exposição apresenta cerca de 70 obras, todas inéditas, cujas combinações cromáticas recriam, nas palavras da curadora Lara Maia, "cores vividas em momentos específicos. Se a cor é, de fato, emoção, sua fusão funciona como um portal para outras vidas e experiências."


 

"Cromatismo Solar", é um convite ao espectador para adentrar em um universo de cores, inserido em uma sala linearmente segmentada que divide os momentos do amanhecer, meio-dia e anoitecer, respectivamente. "Embora essa divisão remeta à passagem cronológica de um dia, as obras também sugerem o fluxo de uma semana, um mês, um ano ou até mesmo uma vida pessoal", pontua Lara.

 

O estadunidense Hal Trager, por sua vez, explora com maestria a precisão geométrica no emprego da Op Art. Usando principalmente filme plástico fosco em suas criações, o artista explora ilusões espaciais e cria jogos de profundidade, desafiando a percepção. Jade Matarazzo, que assina a curadoria da mostra afirma: "Hal cria obras em que subverte expectativas e transforma o ordinário em algo extraordinário." No texto de Luiza Testa para a mostra, ela explica que "na contramão dos processos matemáticos executados com a rapidez das máquinas, Hal Trager emprega paciência e minúcia. O resultado são obras que carregam a desconcertante exatidão humana."


O frescor que há nas obras de Hal nas quais explora a simetria, a ilusão de ótica e a precisão geométrica, seguem padrões e formas minuciosas e com alinhamento conciso onde o preto e branco criam uma desenvoltura singular, transformando seus traços em obras únicas. "A Op Art atrai o olhar justamente porque nos faz duvidar daquilo que vemos. E, de fato, o trabalho de Hal parece feito para isso", finaliza Luiza Testa.


Maiana Nussbacher - @maiananussbacher


A artista nasceu, vive e trabalha em São Paulo. Dedica sua pesquisa aos pigmentos e ao espectro infinito de cores há cerca de vinte anos, ao explorar combinações cromáticas, materialidade e imaterialidade, no intuito de gerar experiências que transcendam a fruição ótica, da retina, para serem percebidas pelo corpo, no corpo, e no campo do sensível. Seu interesse pela luz, em especial pela luz do sol que se modifica com a passagem do tempo, se reflete em uma produção que transita pela pintura, fotografia, sobreposições com vidros, transparências, arte digital e mais recentemente, instalações que expandem o campo sinestésico das obras. A percepção inicial quanto ao rigor formal em seus trabalhos logo cede espaço para a apreciação de reflexos, camadas, sobreposições e de variações tonais que iluminam e iludem, revelam e confundem, e despertam novas maneiras de apreciação da paisagem intangível, como a luz cambiante ou as linhas do horizonte.



Hal Trager - @halopart


Nascido no Bronx e criado em Long Island, a trajetória de Hal Trager está profundamente enraizada tanto no território quanto na percepção. Sua jornada é marcada pela transformação da limitação em visão — uma forma singular de ver o mundo e de convidar outros a enxergá-lo sob novas perspectivas. Aos dois anos de idade, um acidente mudou o rumo de sua vida, deixando-o com apenas 35% da visão no olho esquerdo e foi apenas aos nove anos que percebeu que sua percepção visual era distinta. Sentado em Nova York, perguntou ao pai como era um arranha-céu. "Um prédio, um lado com janelas", respondeu o pai. Mas Hal via muito mais do que isso: não enxergava uma superfície plana — via profundidade, ritmo e vida. Hoje, Hal trabalha principalmente com filme plástico fosco, explorando ilusões espaciais e jogos de profundidade. Sua prática se ancora no espírito da Op Art — desafiando a percepção, subvertendo expectativas e transformando o ordinário em algo extraordinário.


 

Galeria Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br


 

A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.

 

 

 

Serviço

 

Exposição: "Cromatismo Solar" e "Traço Contido"

Artistas: Maiana Nussbacher e Hal Trager

 

Local: Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira

 

Abertura: 22 de maio – das 17h às 21h30

Período expositivo: 23 de maio a 30 de junho

 

R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo

 

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 10h30 às 17h30 e aos sábados das 11h30 às 16h30 | domingos apenas com agendamentos

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044