

Exposições “Ambitude”, de Fabiana Preti e Matías Malizia, e “Consoante”, de André Azevedo
Exposição
- Nome: Exposições “Ambitude”, de Fabiana Preti e Matías Malizia, e “Consoante”, de André Azevedo
- Abertura: 05 de abril 2025
- Visitação: até 12 de abril 2025
Local
- Local: Massapê Projetos
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Fortunato, 68
EXPOSIÇÃO 2025 - AMBITUDE & CONSOANTE
O Massapê Projetos abre duas novas exposições simultâneas no próximo sábado, 05 de abril. “Ambitude”, exposição dos artistas Fabiana Preti e Matías Malizia, com curadoria e texto de Ana Roman e “Consoante”, exposição individual do artista André Azevedo, com texto de Julia Lima.
A exposição "Ambitude" marca o primeiro encontro entre os artistas Fabiana Preti e Matías Malizia, reunindo obras inéditas que exploram as relações entre forma, matéria e instabilidade. A mostra propõe um diálogo entre práticas distintas, mas atravessadas por preocupações comuns: o espaço como campo de relações provisórias, o corpo como lugar de passagem e a geometria como estrutura sensível, sujeita a falhas, desvios e transformações.
Fabiana Preti investiga o potencial expressivo da repetição, da cor e do gesto manual. Seus trabalhos, muitas vezes construídos a partir de grades geométricas, incorporam desvios sutis e variações delicadas, revelando uma atenção às camadas simbólicas da forma. Bordados, pinturas e estruturas têxteis se organizam como composições que não apenas ocupam o espaço, mas o tensionam, revelando ritmos internos e vínculos invisíveis.
Já Matías Malizia cria instalações e esculturas que operam entre o equilíbrio e a instabilidade. Utilizando ímãs, cerâmicas e outros materiais frágeis, ele concebe estruturas modulares que desafiam a rigidez arquitetônica, revelando a vulnerabilidade como parte essencial do que sustenta. Suas obras evocam geometrias em suspensão, prontas para se reorganizar ao menor sinal de mudança — como se o espaço pudesse ser reconfigurado a cada instante.
Nessas criações, tanto de Malizia quanto de Preti, a forma emerge como resultado de forças que operam de dentro do movimento: tensões, desvios, apoios e fricções que moldam geometrias porosas, instáveis, quase moles. Em vez de fixar estruturas, os trabalhos articulam uma ideia de forma como processo — em constante transformação, entre o gesto e o desvio, entre o que sustenta e o que escapa. Como aponta Ana Roman no texto curatorial que acompanha a mostra “nestas produções permanece a astúcia de capturar o instante de convergência — uma órbita passageira na qual tudo se alinha — antes que as forças do tempo, do espaço ou do gesto provoquem nova metamorfose.”
Em "Consoante", André Azevedo apresenta uma instalação que explora o entrelaçamento entre escrita, tecido e costura, criando uma rede têxtil formada por fitas de impressão datilográfica e costuras à máquina. A obra se desenvolve em um ambiente acústico, onde o som das máquinas se funde à presença física da instalação, propondo uma reflexão sobre o processo de junção e repetição. Através da manipulação desses materiais e sons, Consoante articula a relação entre os gestos mecânicos e a construção de uma estrutura de comunicação contínua e coletiva.
Serviço
Exposições “Ambitude”, de Fabiana Preti e Matías Malizia, e “Consoante”, de André Azevedo
Abertura: 5 de abril, sábado | 11 às 17h
Visitação: 5 a 12 de abril de 2025
Segunda a sexta com agendamento
@massape_projetos
Massapê Projetos
Rua Fortunato, 68