Exposição "Ventário", individual de Anna Costa e Silva
Exposição

Exposição "Ventário", individual de Anna Costa e Silva

Exposição

  • Nome: Exposição "Ventário", individual de Anna Costa e Silva
  • Abertura: 07 de novembro 2024
  • Visitação: até 07 de março 2025

Local

  • Local: Galeria Lume, sala expositiva II
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo

Galeria Lume apresenta a exposição "Ventário", individual de Anna Costa e Silva.


Em uma parceria entre Galeria Lume e Galeria Superfície, "Ventário", da artista Anna Costa e Silva, aborda a monotonia em paralelo à necessidade da criação e o desejo em meio a um ambiente burocrático.



A partir das vivências na Residência Artística Setor Público, que prevê a imersão de artistas visuais em órgãos públicos no Rio de Janeiro, Anna Costa e Silva apresenta a mostra "Ventário", a ser inaugurada dia 07 de novembro, na Galeria Lume. Com curadoria de Ana Carolina Ralston, a exposição ocupa a sala expositiva II com um filme e instalação no qual Anna convida servidores públicos a criar personagens fantásticos e figurinos que materializassem seus desejos, angústias e sensações.


O projeto se iniciou com um exercício de escuta, em que  a artista se encontrava com os participantes para ouvir suas histórias, pensamentos, dores e alegrias e, então, juntos desenvolviam cores, texturas, imagens e palavras inventadas para cada sentimento dos funcionários do órgão governamental carioca, surgindo daí o título da mostra: Ventário: um neologismo, algo da ordem das coisas que ventam.


Num jogo de autoficção, a artista convida o stylist José Camarano para produzir os figurinos destes recém-criados personagens, trazendo para as imagens descritas formas, cortes, pesos e movimentos. Após a concretização das ideias, os participantes puderam vestir as peles que haviam criado e habitar o espaço burocrático e monótono do escritório da maneira que achavam melhor, desenvolvendo uma série de gestos que brincavam com as coreografias do dia a dia de trabalho, introduzindo elementos curiosos e extra-cotidianos, que levam o filme para uma atmosfera surrealista. Por entre as mesas da Secretaria, uma bailarina dança, um homem computador escuta os sons das paredes, uma entidade branca conversa com as caixas de arquivo, que costumava organizar.


Além do filme, compõem a instalação dípticos de fotografias e textos impressos com relatos em primeira pessoa de cada participante, uma série de vocábulos inventados para dar nome ao que sentem, e uma série de intervenções com depoimentos e histórias que dialogam com a comunicação da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, palco primordial desta mostra. 


Sobre a artista

 

Anna Costa e Silva

Rio de Janeiro, 1988. Vive e trabalha no Rio de Janeiro, Brasil.


Nascida no Rio de Janeiro em 1988, Anna Costa e Silva utiliza do encontro entre pessoas como matéria fundamental de seu trabalho, pesquisando e propondo reformulações de tecidos sociais e situações afetivas. A artista constrói projetos na intersecção entre artes visuais, cênicas, cinema, fotografia e instalação. Sua pesquisa se debruça sobre estados de intimidade, sono, vigília, estranheza e suspensão temporal, provocando os limites entre realidade e ficção, experiência e memória.


Mestra em Artes Visuais pela School of Visual Arts de Nova York, a artista recebeu prêmios como FOCO Bradesco ArtRio, Bolsa Funarte de Produção Artística, American Austrian Foundation Prize for Fine Arts, Franklin Furnace Performance Grant, foi indicada ao Prêmio PIPA 2018 e 2020 e finalista do Marcantonio Vilaça 2019.  Expôs seu trabalho em individuais e coletivas em instituições como Centro Cultural São Paulo, Sesc, Casa França Brasil, Centro Cultural Hélio Oiticica, Parque Lage, Oi Futuro, Pivô, Bienal Sur, Buenos Aires, Art In Odd Places, NY, Contemporary Art Center, Lituânia, entre outras. Em 2022, participa da Bienal do Mercosul, Sonho, Trauma e Fuga e da residência artística Terremoto Ubisoft, promovida pela Terremoto. Em 2025, será residente na Delfina Foundation em Londres, com apoio da Inclusartiz. Tem trabalhos em coleções públicas e privadas, entre elas o Museu de Arte do Rio de Janeiro e o Instituto Moreira Salles.


Sobre a Galeria Lume 


A Galeria Lume foi fundada em 2011 com a proposta de fomentar o desenvolvimento de processos criativos contemporâneos ao lado de seus artistas e curadores convidados. Dirigida por Paulo Kassab Jr. e Victoria Zuffo, a Lume se dedica a romper fronteiras entre diferentes disciplinas e linguagens, através de um modelo único e audacioso que reforça o papel de São Paulo como um hub cultural e cidade em franca efervescência criativa.


A galeria representa um seleto grupo de artistas estabelecidos e emergentes, dedicada à introdução da arte em todas as suas mídias, voltados para a audiência nacional e internacional, através de um programa de exposições plural e associado a ideias que inspiram e impulsionam a discussão do espírito de época. Foca-se também no diálogo entre a produção de seus artistas e instituições, museus e coleções de relevância. 


A presença ativa e orgânica da galeria no circuito resulta na difusão de suas propostas entre as mais importantes feiras de arte da atualidade, além de integrar e acompanhar também feiras alternativas. A galeria aposta na produção de publicações de seus artistas e realização de material para pesquisa e registro. Da mesma forma, a Lume se disponibiliza como espaço de reflexão e discussão. Recebe palestras, performances, seminários e apresentações artísticas de natureza diversa. 


Sobre a Galeria Superfície


Com duas sedes em São Paulo, a Galeria Superfície desenvolve, desde 2014, um seleto programa de exposições, em paralelo ao desenvolvimento da carreira de artistas contemporâneos e artistas de vanguarda cuja produção centra-se em torno dos anos 70.


Dirigida por Gustavo Nóbrega, a galeria desenvolve não apenas um trabalho comercial, de inserção de artistas em importantes coleções, como também mantém estreita relação com instituições e museus.


Entre suas atividades, destaca-se a dedicação da galeria à produção de publicações voltadas à disseminação de grupos de vanguarda histórica, bem como artistas em meio de carreira. Em seu acervo também constam obras de artistas consagrados como Mira Schendel, Leonilson, Wlademir Dias-Pino, entre outros.

 


Serviço

"Ventário"

de Anna Costa e Silva

Curadoria: Ana Carolina Ralston.

Local: Galeria Lume, sala expositiva II

Abertura: 07 de novembro, quinta-feira, das 19h às 22h

Período expositivo: 07 de novembro de 2024 a 07 de março de 2025

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 15h

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo - SP

Entrada gratuita 


Informações para o público: tel.: (55) 11 4883-0351 

WhatsApp: 11 93281-3346

e-mail: contato@galerialume.com

www.instagram.com/galerialume/

www.facebook.com/GaleriaLume

www.galerialume.com/

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044