Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição "Uma mão lava a outra"
Exposição

Exposição "Uma mão lava a outra"

Exposição

  • Nome: Exposição "Uma mão lava a outra"
  • Abertura: 25 de junho 2022
  • Visitação: até 03 de setembro 2022

Local

  • Local: OLHÃO
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Barra Funda, 288 São Paulo

Uma mão lava a outra

Ana Claudia Almeida & Guilherme Ginane Ana Elisa Egreja & Leda Catunda Antonio Malta Campos & Antonio Lee Daniel Lannes & Gustavo Speridião Rodrigo Andrade & Link Museu Rodrigo Bivar, Ilê Sartuzi & Camile Sproesser Tiago Mestre & Lorenzato Tiago Tebet & Fabio Kawallys Virgílio Neto & Paulo Whitaker Marcelo Cipis & CIF (Yuli Yamagata, Flora Rebollo, Gokula Stoffel, Luciana Maas, Janina Mcquoid) & Guilherme Ginane


25 de junho, das 13h às 19h
Visitação gratuita até 3 de setembro


O OLHÃO tem o prazer de anunciar Uma mão lava a outra, exposição coletiva a ser realizada no espaço entre os dias 25 de junho e 3 de setembro de 2022. O projeto é organizado pelo artista Antonio Lee e reúne um conjunto de pinturas concebidas de maneira colaborativa por artistas convidados a convidarem outros.


Integram a mostra, expondo um novo trabalho cada uma das duplas e trios participantes, Ana Claudia Almeida & Guilherme Ginane, Ana Elisa Egreja & Leda Catunda, Antonio Malta Campos & Antonio Lee, Daniel Lannes & Gustavo Speridião, Rodrigo Andrade & Link Museu, Rodrigo Bivar & Ilê Sartuzi & Camile Sproesser, Tiago Mestre & Lorenzato, Tiago Tebet & Fabio Kawallys, Virgílio Neto & Paulo Whitaker, Marcelo Cipis & CIF (Yuli Yamagata, Flora Rebollo, Gokula Stoffel, Luciana Maas, Janina Mcquoid) & Guilherme Ginane.


Composta por desencontros geracionais, temáticos, conceituais e práticos, a exposição apresenta a possibilidade de fricção de práticas estabelecidas individualmente a partir de um gesto experimental do que se entende por co-autoria.


Em seu primeiro projeto curatorial, Antonio Lee provocou onze artistas a conceber novas pinturas em colaboração com outros a sua escolha. Na elaboração da proposição, a dilatação da prática individual alcança mesmo a sua enquanto organizador da mostra, vez Rua Barra Funda, 288 São Paulo, Brazil http://olhao.space/ Visita por agendamento +55 11 971276333 (cléo) olhaobarrafunda@gmail.com Abertura / Opening que a curadoria é, de alguma maneira, compartilhada com parte dos artistas participantes.


Dado que cada uma das obras presentes na exposição alcança discussões diversas — desde a relação entre o humano, a máquina e a natureza até aquelas sobre os limites do abstracionismo — pode-se dizer que Uma mão lava a outra dilui os limites de sua proposição. Por outro lado, as obras expostas somente poderiam ser concebidas da maneira que foram, a quatro ou seis mãos, colaborativamente.


Mais comum em outros campos do fazer artístico — como o cinema, a música e a literatura- a contribuição entre autores e o compartilhamento da autoria de obras aparece em alguns momentos da história da arte como é escrita. Entre os feitos mais conhecidos, estão as pinturas de Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat e Francesco Clemente que colaboraram por alguns anos a partir de um convite do galerista Bruno Bischofberger, em meados dos anos 1980.


Uma mão lava a outra acontece no OLHÃO, espaço independente sem fins lucrativos localizado na Barra Funda, em São Paulo, gerido pela artista Cléo Döbberthin. Sendo um ponto de encontro entre a comunidade artística e público em geral, o programa do OLHÃO se propõe a ser um território experimental que procura refletir e atuar sobre práticas contemporâneas no campo das artes, estando alinhado ao caráter essencialmente experimental da exposição agora apresentada.

Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044