Exposição "Tributos: O imaginário afetivo do Ozi"
Exposição

Exposição "Tributos: O imaginário afetivo do Ozi"

Exposição

  • Nome: Exposição "Tributos: O imaginário afetivo do Ozi"
  • Abertura: 25 de outubro 2025
  • Visitação: até 20 de novembro 2025

Local

  • Local: Galeria Alma da Rua
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Medeiros de Albuquerque, 188, Vila Madalena | Beco do Batman – São Paulo, SP

Ozi abre individual na Galeria Alma da Rua


“Tributos: O imaginário afetivo do Ozi” intitula mostra que celebra 40 anos de trajetória do artista 



Ozi, um dos precursores da arte do grafite em São Paulo, abre individual “Tributos: o imaginário afetivo do Ozi” na Galeria Alma da Rua, dia 25 de outubro, às 14h. Gratuita, a mostra apresenta 16 obras, sendo 13 inéditas, e celebra 40 anos da trajetória do artista em uma exposição que faz homenagem a ícones das artes cênicas, plásticas, música e cinema, parte da história e memória afetiva do artista. 


“Decidi prestar uma homenagem aos artistas que me inspiraram e motivaram ao longo dessa jornada criativa. Nesse momento singular, saí do habitual em minha produção ao me aventurar em retratos, mergulhando na minha memória afetiva. Resgatei influências que vão da infância ao amadurecimento, passando pela televisão, cinema, artes plásticas, música e, claro, a vibrante cultura do grafite”, conta Ozi.  


As obras retratam, segundo o artista, nomes como Andy Warhol, Marina Abramovic, Marcel Duchamp, Stanley Kubrick, e tantos outros, que moldaram sua construção imagética, humana e de visão acerca da vida. Nelas, Ozi transforma suas referências pessoais em narrativas visuais potentes, permeadas com finos traços de humor. São pequenas ironias que refeletem um modo particular em ver o mundo e intrínseco em suas criações. Aos 68 anos em plena atividade profissional, Ozi e seu estilo “Pop” são um convite a “explorar esse universo íntimo e reverencial, onde o passado se entrelaça com o presente para celebrar a essência da criação coletiva”, finaliza Ozi. 


Sobre o artista - ozistencil

Ozi, (Ozéas Duarte) é paulistano da primeira geração do grafite brasileiro. Iniciou suas intervenções urbanas ao lado de Alex Vallauri, Carlos Matuck, Waldemar Zaidler, John Howard e Maurício Villaça, em um período marcado pela repressão, onde fugir da polícia era rotina e a arte era vista como subversiva. Aprendeu a técnica de estêncil com Villaça, que se tornou sua marca registrada desde sua primeira obra em 1985, desenvolvendo uma estética Pop que define sua carreira. Sua primeira exposição individual, Ozi Rebobinado, ocorreu em 2010 no Festival Internacional de Pôster Arte do Rio de Janeiro, no CCJF, seguida pela Ozi - Pop-up Show em 2015, na galeria A7MA em São Paulo. Entre 2016 e 2021, realizou mostras retrospectivas celebrando seus 30 anos de grafite na Caixa Cultural do Recife, Brasília e no Museu da Cidade - Chácara Lane em São Paulo, exibindo um rico acervo de obras, matrizes, documentos, fotografias e depoimentos de artistas contemporâneos e novas gerações.


Galeria Alma da Rua - @galeriaalmadarua

Fundada em 2009 pelo colecionador Tito Bertolucci como Alma do Mar, cujo foco era destacar arte voltada à cultura do surf, a galeria passou a ser chamada, em 2015, como Alma da Rua. Hoje, mais abrangente, o espaço é focado em grafite e pichação e é considerado um centro gerador e articulador de arte urbana. Ele fomenta diversos tipos de manifestações culturais e atividades, através da reflexão, formação, produção e a história da arte presente nas ruas.


Serviço

Galeria Alma da Rua 

Exposição: Tributos: O imaginário afetivo do Ozi

Rua Medeiros de Albuquerque, 188 – Vila Madalena | Beco do Batman

Abertura: 25 de outubro – 14h

Período expositivo: 26 de outubro a 20 de novembro 

Horário de visitação: Todos os dias das 10h às 18h 

Entrada gratuita 


Contato para a imprensa

Jucelini Vilela - 11 98045-8301

juvilela@juvilelapress.com.br 

@juvilelapress



Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044