Exposição "Somatória de Forças” de Aline Bispo
Exposição
- Nome: Exposição "Somatória de Forças” de Aline Bispo
- Abertura: 24 de agosto 2024
- Visitação: até 02 de outubro 2024
Local
- Local: Usina Luis Maluf
- Evento Online: Não
- Endereço: R. Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda
Aline Bispo abre individual na Luis Maluf
“Somatória de Forças” expõe o sincretismo brasileiro e coloca a arte como meio de comunicação da fé e do sagrado
Aline Bispo, artista que vem desenvolvendo uma pesquisa acerca do sagrado como expressão artística afro-brasileira, abre a individual “Somatória de Forças” na Luis Maluf Galeria, unidade Barra Funda, a partir de 24 de agosto. A mostra apresenta trabalhos inéditos e outros produzidos nos últimos cinco anos, muitos dos quais a partir do contato com festas temáticas do calendário afro-brasileiro, como Bará do Mercado, Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, 02 de fevereiro, Nossa Senhora Aparecida, Feira de Baiano e outras. A mostra tem curadoria de Alexandre Araujo Bispo e segue em cartaz até 2 de outubro.
Aline e Alexandre, paulistanos de ascendência baiana, compartilham mesmo sobrenome, mas não tem parentesco direto. Em comum compartilham o interesse nas forças sincréticas do sagrado afro-brasileiro. Em “Somatória de Forças” afirma o curador: “Aline Bispo persegue um caminho no qual admite o valor do sincretismo na cultura brasileira, ciente que apesar de seus aspectos negativos, no sentido de, historicamente, conduzir à ocultação de práticas culturais de origens africanas, ele também gerou forças inéditas.”
Entre as obras expostas, merece destaque “Ogunté”, 2024 pintura em acrílica e folha de ouro sobre tela nas dimensões 123 x 82,5 x 5 cm. O título Ogunté se refere a uma qualidade do orixá Yemanjá que, segundo a mitologia iorubana está ligada a Ogum e à sua força guerreira. Assim, Iemanjá Ogunté representa proteção, coragem e determinação. Importante sublinhar que as cores azuis e vermelho presentes nesta tela são parte da paleta que se espalha por toda a mostra, somadas ao branco e preto.
Outro destaque da exposição é “Mães da boa morte” 2023, que combina tinta acrílica, folha de ouro e miçangas em uma tela de 80,5 x 121 x 5 cm. O título da obra é uma referência a Irmandade da Boa Morte, coletivo de mulheres negras que há mais de 200 anos realiza anualmente uma celebração na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano. Atualmente a irmandade é composta por cerca de 30 mulheres com idade média entre 50 e 70 anos que juntas clamam por uma boa morte. A festa da irmandade indica a complexidade que envolve o sincretismo religioso no Brasil, misto de resistência, negociação política e manutenção valores civilizatórios africanos. Considerada Patrimônio Imaterial da Bahia desde 2010, o rito é realizado sempre no mês de agosto quando é acompanhado de samba de roda e distribuição de comidas.
SERVIÇO
“Somatória de Forças”
Curadoria: Alexandre Araujo Bispo
Local: Luis Maluf
Endereço: R. Brigadeiro Galvão, 996, Barra Funda
Período expositivo: 24 de agosto a 2 de outubro
Abertura e vernissage: 24 de agosto
13h30 - Abertura com VISITA GUIADA com artista e curador
15h - Cortejo com banda É Di Santo
Horário de funcionamento: segunda - sexta 10h - 19h e sábado 11h - 16h – fecha aos domingos e feriados
Aline Bispo - @aalinebispo
Aline Bispo, São Paulo, SP, 1989 - é multiartista visual, ilustradora, curadora independente que atualmente atua na curadoria do Instituto Ibirapitanga e também é colunista do Nós Mulheres da Periferia. Em suas produções investiga temáticas que cruzam a miscigenação brasileira, gênero, sincretismos religiosos e étnicos. Faz parte do time de artistas com obras expostas e/ou presentes nos acervos MASP, IMS Paulista, Pinacoteca de São Paulo, SESC, Museu Afro Brasil, Itaú Cultural, MAC-RS e Galeria Luis Maluf. Atualmente possui três empenas pintadas no Parque Minhocão, em São Paulo, sendo a primeira "Salve, Lélia!", em uma homenagem a Lélia Gonzalez. Aline também é a ilustradora da capa de livros como livro Torto Arado e toda a atual trilogia, recém lançada de Itamar Vieira Junior, é co-autora de Serena Finitude ao lado de Anelis Assumpção e ilustra semanalmente a coluna de Djamila Ribeiro para a Folha de São Paulo. Multidisciplinar, adentrou também o espaço da moda, lançando sua primeira coleção Belezas Brasileiras Hering, criou as estampas que ocuparam a passarela do SPFW, na coleção Fartura, de Naya Violeta e em 2023 inaugurou sua coluna mensal na plataforma Nós Mulheres da Periferia.
Luis Maluf Galeria | @luis_maluf | https://luismaluf.com/
A Luis Maluf Galeria, fundada em 2014, é reconhecida por abraçar o experimentalismo e atrair um público jovem interessado em desafios e reflexões. Localizada nos bairros Jardins e Barra Funda, esta última inaugurada em 2021 e que abriga uma residência artística anual, a galeria amplia sua missão na região da Barra Funda, promovendo formação artística e acesso à cultura brasileira. Ambos os espaços da galeria buscam enfatizar a produção artística experimental emergente, atraindo um público jovem interessado em explorar a complexidade, intensidade e contradições do mundo contemporâneo através de obras que desafiam o senso comum. Ao buscar artistas de diferentes gerações, a galeria prioriza aqueles mais ousados e que se destacam pela originalidade, valorizando seu compromisso com o futuro da arte.