

Exposição "Se o futuro trouxer o passado de volta", coletiva de Hanz Ronald e Luciano Maia
Exposição
- Nome: Exposição "Se o futuro trouxer o passado de volta", coletiva de Hanz Ronald e Luciano Maia
- Abertura: 01 de junho 2024
- Visitação: até 22 de junho 2024
Local
- Local: 25M | Galeria Metrópole
- Evento Online: Não
- Endereço: Av. São Luís, 187 - Sala 25 Piso 2, São Paulo
Artistas LGBTQIAP+ apresentam exposição inédita no centro de São Paulo
Mitos, folclores, ficção e realidade apresentam as possibilidades do presente na exposição "Se o futuro trouxer o passado de volta" que Hanz Ronald e Luciano Maia exibem entre os dias 01 de junho e 22 de junho na 25M. A mostra, com curadoria assinada por Pedro Scudeller, exibe cinco obras inéditas, entre pinturas, instalações, cerâmicas e desenhos que surgem de um olhar íntimo e fabuloso sobre os desejos e inquietações dos artistas.
O público poderá conferir de perto os trabalhos dos jovens artistas, que buscam relacionar elementos surrealistas e folclóricos. Destaque para a obra "Retábulo das Aves" (2024), na qual Maia utiliza cerâmica para criar módulos separados, pintados e esculpidos manualmente. A obra é uma alegoria ao presságio com figuras antropomórficas, um símbolo recriado para resumir o que há entre o céu e a terra. Destaque também para a obra "No Tempo do Vendaval" (2024), na qual Hanz utiliza massas de cor e sobreposições de formas em uma pintura instalativa imensa de 1,7 x 5,7 metros para anunciar o tempo de agitação, caos e condições atmosféricas adversas.
"A exposição recorta a produção mais recente dos jovens artistas, em sua primeira coletiva juntos. Ambos apresentam uma perspectiva contemporânea que mobiliza as dinâmicas de memória e a construção de mitos e fábulas. São trabalhos que permeiam a ficção e a realidade, narrativas que transbordam uma certa teatralidade íntima, interior", analisa Pedro Scudeller.
"É a primeira vez que me proponho a apresentar uma produção de forma independente. Por isso quis trazer três técnicas que fazem parte da minha pesquisa: uma pintura, uma cerâmica e uma ilustração sobre papel. Meu trabalho sempre foi figurativo e baseado nos desenhos, então quis mostra-los sem que houvesse uma limitação de superfície", comenta Maia.
"Desde que nos conhecemos, imaginamos uma exposição juntos e é muito especial ver tudo se transformando e acontecendo. Como artista jovem LGBTQIAP+, a arte vem de um lugar muito importante de autenticidade e expressão. Ao expor uma obra imensa, desejei abordar as questões sobre os limites da pintura na criação dos mitos e tempos humanos", explica Hanz Ronald.
Sobre Hanz Ronald e Luciano Maia
Hanz Ronald (1996, Catanduva) atualmente vive e trabalha em São Paulo. Suas pinturas e desenhos investigam o corpo e a natureza como meio de abordar temas como o desejo, o afeto e o erotismo, fundamentados em suas experiências queer. Através de referências surrealistas, míticas e fantasiosas, utiliza paletas de cores vibrantes para formar novas narrativas contemporâneas. Em 2023, apresentou o resultado de anos de pesquisa em sua primeira exposição individual, intitulada "ELÃ", com curadoria de Bruno Novaes. Em 2022, teve seu trabalho incorporado ao acervo do Centro Cultural da Diversidade de São Paulo.
LUCIANO MAIA é artista e designer de superfícies nascido em Santarém do Pará e formado na Universidade Cândido Mendes - RJ,em sua poética investiga em pinturas, cerâmica e ilustrações aspectos relativos às suas raízes nortistas: memórias, histórias, mitologias e folclore, mesclando realidade e ficção em narrativas queer regionais. O artista possui obra no acervo da Sala Levino Fanzeres - ES, Finalista 14º Prêmio Garimpo DasArtes 2024 e Aprovado na convocatória Temporada de Projetos no Paço Das Artes - São Paulo, curadoria de Renato de Cara.
Sobre Pedro Scudeller
Pedro Scudeller é curador independente com mestrado em Estudos Curatoriais pela Universidad de Navarra. Trabalha atualmente na Galeria Raquel Arnaud, e realiza trabalhos de curadoria em espaços independentes. É também doutor e mestre em Comunicação pela ESPM, tendo por objeto de pesquisa o projeto curatorial da 33ª Bienal de São Paulo. Já trabalhou junto ao Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM), integrando os departamentos de curadoria e comunicação, e para as Nações Unidas, como consultor em comunicação estratégica e design.
Sobre a instituição
25M é um projeto expositivo, independente, dedicado a experimentações no campo da arte contemporânea. O projeto ocupa uma sala de 25 metros quadrados na Galeria Metrópole, complexo comercial de relevância histórica, localizado no centro de São Paulo, na região da República. Os ciclos expositivos combinam artistas e curadores, privilegiando projetos coletivos, de caráter experimental, que promovem discussões pertinentes ao tempo presente, e estabelecem diálogos específicos com o local; mobilizando agentes culturais diversos, bem como o público geral que habita e transita pela região.
Serviço:
"Se o futuro trouxer o passado de volta", coletiva de Hanz Ronald e Luciano Maia
Curadoria: Pedro Scudeller
Local: 25M | Galeria Metrópole, Av. São Luís, 187 - Sala 25 Piso 2, São Paulo - SP
Abertura oficial: 01 de junho, das 16h às 21h
Período expositivo: de 01 de junho a 22 de junho de 2024
Funcionamento: quarta a sábado, das 14h às 19h, mediante agendamento. Fechado aos domingos.
Entrada Gratuita