Exposição "São Paulo 3024 - arte digital imersiva"
Exposição
- Nome: Exposição "São Paulo 3024 - arte digital imersiva"
- Abertura: 01 de novembro 2024
- Visitação: até 02 de fevereiro 2025
Local
- Local: Farol Santander
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Nova exposição do Farol Santander mostra como será São Paulo daqui mil anos
'São Paulo 3024 – arte digital imersiva' será aberta em 1º de novembro e revela uma jornada sensorial,
explorando diferentes futuros possíveis para a cidade por meio de sete atos
São Paulo, novembro de 2024 – O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugura em 1º de novembro (sexta-feira) a exposição São Paulo 3024 – arte digital imersiva. Com curadoria de Antonio Curti e direção executiva de Felipe Sztutman, ambos da AYA Studio, a mostra propõe uma jornada sensorial, composta por sete atos que totalizam um circuito de 16 minutos, explorando diferentes futuros possíveis para a cidade de São Paulo, mesclando realidade e imaginação. Apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, a exposição ocupará toda a galeria do 23º andar e fica em exibição até 2 de fevereiro de 2025 (domingo).
"Nesta experiência imersiva, o visitante é convidado a refletir e interagir com as diversas possibilidades que irão moldar o futuro de São Paulo, com sua rica diversidade cultural e importância no cenário urbano global, é o ponto de partida para essa jornada de futuros possíveis," comenta Maitê Leite, vice-presidente executiva Institucional do Santander Brasil.
A união entre artistas, técnicos, músicos, designers e especialistas em inteligência artificial resultou em uma visão coletiva, reconhecendo como as ações do presente moldam as tradições do amanhã. Entre os colaboradores, estão Antonio Curti, Felipe Sztutman, João Alencar, Raphael Minhoso e Juvi Chagas.
A base tecnológica da exposição é fundamentada em Large Language Models (LLMs) e na técnica de Low-Rank Adaptation (LoRa), ferramentas personalizadas que se integram à perspectiva artística e filosófica. Essas tecnologias exploram conceitos de múltiplas realidades e simulações, propiciando uma reflexão sobre as diferentes facetas da realidade.
"Em 3024, São Paulo reflete as escolhas visionárias que fazemos hoje. A cidade futurista é um espaço onde o potencial humano atinge seu auge por meio da inovação, tecnologia avançada e uma união essencial com a natureza. Neste cenário, São Paulo se reimagina como uma metrópole vibrante, dinâmica e interconectada, promovendo convivência, criatividade e crescimento coletivo," diz Antonio Curti, curador.
São Paulo 3024 — arte digital imersiva explora o encontro entre natureza e tecnologia, apresentando uma cidade do futuro onde esses elementos convivem de forma fluida. Nesse futuro, São Paulo se transforma em um ecossistema urbano, com ilhas flutuantes no céu, enquanto as civilizações prosperam no ambiente subterrâneo. Em meio a essas mudanças, os visitantes poderão perceber vestígios do presente, que simbolizam uma cidade que continua a evoluir, mantendo partes de sua essência.
A jornada começa com uma nave imaginária que transporta o público para paisagens futuristas de São Paulo. Ao longo do percurso, diferentes cenários urbanos se transformam, desafiando a percepção do espaço e destacando uma cidade vibrante, psicodélica e moderna. No final, o público retorna ao presente, com São Paulo fragmentada, refletindo sobre realidades paralelas e futuros possíveis.
Território - AYA Studio / Sala 28
Território é uma obra interativa que transforma os movimentos do público em elementos arquitetônicos, como prédios e cidades, por meio de projeções mapeadas em tempo real. Conforme os visitantes se movem pelo espaço, seus gestos moldam o ambiente ao redor, criando uma paisagem urbana viva e em constante transformação. A obra convida o público a explorar seu impacto direto no espaço, fazendo de seus corpos os arquitetos de um "território" dinâmico e único, onde a cidade se constrói e reconstrói com cada novo passo.
"Inspirados pelo diálogo entre homem e máquina, questionamos se já habitamos uma simulação ou se podemos ainda influenciar o "código" da realidade. Cenas de portais luminosos e cidades em reconstrução simbolizam múltiplos mundos coexistentes, desafiando percepções e incitando o público a refletir sobre seu papel na criação dessas realidades.", comenta Felipe Sztutman, diretor-executivo da mostra.
Sobre Antonio Curti
Nascido em 1992, é formado em Cinema pela FAAP. Aos 21 anos criou o festival audiovisual Downtown, que ocupava locais esquecidos do centro de São Paulo com experiências. Em 2017 tornou-se sócio da THE FORCE, empresa de instalações de tecnologia na área de marketing e corporativo. Hoje está à frente da AYA junto de Felipe Sztutman, organização de arte e tecnologia com foco em projetos culturais.
Em 2018 foi curador da mostra DIMENSÃO do duo Nonotak Studio na Japan House. No Farol Santander São Paulo, Curti esteve à frente da curadoria da exposição METAVERSO em 2019 com obras de seis artistas brasileiros de arte digital. No mesmo local, o curador também foi responsável pela mostra CONSTELAÇÃO, com obra da artista croata Maja Petric. Em 2020, realizou a exposição GIGANTAS do duo Nonotak Studio em Porto Alegre. Em 2021 apresentou a exposição SOMBRAS MILENARES do duo Hybycozo e em 2022 expôs OCEANVS - Imersão em Azul.
Em 2023, Curti foi responsável pela exposição METADATA no Centro Cultural FIESP e pela itinerância de OCEANVS na Casa Fiat de Cultura. Sua última exposição realizada no Farol Santander São Paulo foi a inovadora Arte da Alma: a história da tatuagem no Brasil. Em 2024, apresentou a exposição LUZ ÆTERNA: Ensaio Sobre o Sol no Centro Cultural Banco do Brasil.
Antonio Curti tem como interesse o diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como agentes ativos de transformação da consciência humana por meio de experiências que mesclam o real e o virtual.
Sobre Felipe Sztutman
Nascido em 1986, formou-se em Design pela FAU-USP e desde 2007 dedica seu trabalho ao universo da arte e da tecnologia, sendo responsável por instalações públicas e tendo participado do desenvolvimento de grandes mostras, como a abertura do Rio Olimpíadas em 2016. Trabalhou oito anos na Bijari e em 2017 ingressou na THE FORCE. Desde 2019 está à frente do AYA STUDIO, atuando como diretor-executivo e diretor técnico. Felipe se interessa pelo diálogo entre as artes visuais, tecnológicas e imersivas como uma grande potência que pode alavancar produções audiovisuais e artistas no mercado.
Sobre a AYA Studio - @ayastudiox
Concebida em 2019 por Felipe Sztutman e Antonio Curti, AYA é um estúdio de arte paulistano de novas mídias focado no desenvolvimento de obras artísticas imersivas e participativas. AYA propõe um diálogo entre o real e o digital a partir da realização de instalações site-specific mediadas pela tecnologia e iluminação com o objetivo de alcançar poéticas em experiências personalizadas para o público.
O ponto de partida e inspiração para as obras autorais do estúdio nasce do fascínio pela tecnologia como fator ativo transformador da arte contemporânea. Desde a sua concepção, AYA realizou obras autorais em diversos centros culturais brasileiros e desenvolveu projetos em parceria com artistas internacionais de novas mídias como Nonotak Studio, HYBYCOZO, Maja Petric, dentre outros. Em 2022, concebeu o conteúdo original em motion graphics para a exposição Van Gogh Live 8K, reconhecida como uma das maiores salas imersivas do mundo.
Sobre o Farol Santander São Paulo - @farolsantander
Desde sua inauguração, em janeiro de 2018, o Farol Santander São Paulo - centro de cultura, turismo, lazer e gastronomia - já recebeu mais de 1,8 milhão de visitantes e apresentou mais de 55 exposições nos eixos temáticos e imersivos.
Construído para preservar o passado, iluminar o presente e transformar o futuro, o Farol Santander tem atrações que ocupam 18 dos 35 andares do edifício de 161 metros de altura que, por décadas, foi a maior estrutura de concreto armado da América do Sul.
As visitas começam pelo Hall do térreo, que surpreende com o famoso lustre de 13 metros de altura, pesando mais de 1,5 tonelada, passando pela Loja da Cidade e seguindo até o 26° andar. No Mirante do 26, o visitante poderá apreciar deliciosos cafés por Mag Café, enquanto admira uma das vistas mais famosas de São Paulo.
Entre os andares 25º e 26º, arte e natureza se encontram em uma instalação encantadora. Assinada por Vic Meirelles, o espaço traz uma homenagem à Primavera, que será adaptada a cada estação do ano. Do 24° ao 19° andar estão as galerias de arte que recebem exposições temporárias, apresentando trabalhos de diversos artistas nacionais e internacionais.
Do 6º ao 2º andar, no Espaço Memória, os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade de São Paulo. Esses andares preservam mobiliário original, executado pelo Liceu de Artes e Ofícios, expostos nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento de uma instituição bancária na primeira metade do século XX. Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360°, feita pelo artista brasileiro Vik Muniz exclusivamente para o Farol Santander São Paulo.
A recém-inaugurada galeria Memória do 6 (sexto andar) foi projetada em diferentes núcleos. São pinturas, fotografias, mapas, desenhos, gravuras, mobiliários bancários, moedas e instalações artísticas. O inédito ambiente ainda conta com uma reserva técnica para suporte e manutenção dos trabalhos em exposição. Além disso, foram construídas três salas de reunião para eventos e atividades diversas, ampliando ainda mais a oferta do Farol Santander como um ponto de encontro para arte, negócios e cultura.
No subsolo do edifício, onde funcionava o cofre do Banco, está instalado o Bar do Cofre por SubAstor. O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com carta de drinks especiais e aperitivos.
Outro espaço conectado à gastronomia é a Cozinha do 31 por Accademia Gastronomica, que mantém uma agenda semanal de cursos e aulas de gastronomia ministradas por renomados chefes de cozinha. E no 28º andar, o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu em referência à culinária da antiga paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses.
Mais um diferencial da instituição é a inusitada Pista do 21 por Rajas Skatepark, com instrutores homologados pela Federação Paulista da modalidade indoor. A pista de skate fica localizada no 21º andar do edifício e pode ser reservada para livre circuito de até sete skatistas por bateria, além de oferecer agendamento de aulas.
Além dos andares culturais e gastronômicos, o prédio possui dois espaços exclusivos para eventos. No 25° andar, um incrível ambiente de 400m² decorado com elegante design, o Loft do 25, é um local sofisticado e contemporâneo que se adapta a diversos formatos de eventos. E, no 8° andar, a Arena do 8 é o espaço ideal para palestras, encontros e debates, oferecendo equipamentos de áudio e vídeo, além da linda vista para o Vale do Anhangabaú e Avenida São João.
Serviço
São Paulo 3024 - arte digital imersiva
Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Quando: 01/11/2024 a 02/02/2025
Site Farol Santander: farolsantander.com.br
Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627
Funcionamento: terça-feira a domingo
Horários: 09h às 20h
Ingressos: R$ 40,00 (R$ 20,00, meia-entrada)
Cliente Santander: 10% de desconto comprando com o cartão Santander (em até 8 ingressos).
Cliente Santander Select: 10% de desconto comprando com o cartão Santander Select (em até 8 ingressos), e prioridade na fila de entrada para o Farol.
Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)
Classificação: livre