

Exposição "Poá-Panema", individual do artista Renan Cepeda
Exposição
- Nome: Exposição "Poá-Panema", individual do artista Renan Cepeda
- Abertura: 25 de novembro 2023
- Visitação: até 19 de janeiro 2024
- Galeria: Gaby Indio Da Costa Arte Contemporânea
Local
- Local: Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea
- Evento Online: Não
- Endereço: Estrada da Gávea 712, São Conrado
Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea
inaugura novo espaço expositivo da galeria com
série inédita do artista Renan Cepeda.
"Poá-Panema" é a primeira exposição individual do artista Renan Cepeda (Rio de Janeiro, 1966) na galeria Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea. Marcando o início da representação do artista pela galeria, a mostra reúne trabalhos recentes, com cerca de dezoito obras.
Produzida inteiramente em 2023 no vale do Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, “Poá-Panema” é um conjunto de fotografias noturnas de árvores solitárias em meio às vastas plantações da região, iluminadas por lanternas e luzes presas em um drone, que sobrevoa a paisagem. A luz da lua, muitas vezes presente, complementa a exposição longa na câmera, de vários minutos, marcando os horizontes.
O título deste trabalho é uma oposição dos significados em tupi entre os termos "poá" (sorte, felicidade, prosperidade) e "panema" (azar, maldição). A intenção do artista é questionar a forma intensa e predatória de como produzimos comida, considerando-se a necessidade de se alimentar bilhões de pessoas no mundo.
Para apresentar este novo trabalho, Cepeda rompe com duas práticas tradicionais de se expor fotografia, apresentando as obras em suporte de alumínio e não mais em papel, quando obtém as impressões no metal por sublimação, o que confere resistência e permanência superiores a qualquer outro material. As molduras com vidro também são abolidas, lançando mão de pranchas de uma madeira de lei que era muito presente no Paranapanema e que agora é rara de se encontrar, a peroba-rosa. Nestas peças Cepeda cavou entalhes e instalou as lâminas de alumínio sublimadas com as imagens.
Todas as obras deste projeto são únicas.
Formado em Mecânica Industrial pelo CEFET-RJ e em Comunicação pela Faculdade da Cidade, Cepeda aprende a fotografar aos 11 anos de idade. Mais tarde é escolado na experiência do fotojornalismo no Jornal do Brasil dos anos 1980. Colaborou para as maiores publicações do país e foi correspondente da agência francesa SIPA-Presse no Rio. É reconhecido há mais de 20 anos pelas pesquisas artísticas com técnicas fotográficas incomuns, como a fotografia infravermelha e o light painting, obtendo vários prêmios e exposições no Brasil e exterior.
Participa de diversas coleções, entre elas, Fundação Roberto Marinho, MAM – Museu de Arte Moderna, Rio de Janeiro, Joaquim Paiva/MAM-RJ, MAR - Museu de Arte do Rio, Pinacoteca do Estado de São Paulo, BNDES, Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea das Onze Janelas, Belém, Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco, Worcester Arts Museum, Massachusetts, EUA, Photographic research of Boston University, EUA.
Serviço
"Poá-Panema"
Abertura: sáb, 25/11/23, das 15h às 19h
Visita guiada na abertura: 17h
Exposição: 27/11/23 a 19/01/24
(a galeria estará em recesso de 22/12/23 a 07/01/24)
Visitação: 2ªf a 6ªf, das 11h às 18h
sáb: das 11h às 15h
Local: Estrada da Gávea 712, São Conrado,