Exposição "Pinturas" de Guilherme Callegari

Exposição

  • Nome:

    Exposição "Pinturas" de Guilherme Callegari

  • Abertura: 30 de julho 2022
  • Visitação: até 24 de setembro 2022

Local

  • Local: Galeria Verve
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Avenida São Luis, 192 – Sobreloja 06 [Edifício Louvre] – República [Centro], São Paulo – SP.

VERVE INAUGURA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DO ARTISTA GUILHERME CALLEGARI, COM TEXTO CRÍTICO DE AGNALDO FARIAS

 

A mostra ‘Pinturas’ marca a segunda parceria da galeria com o curador e apresenta um recorte da produção recente do artista, que volta a expor na galeria após sua primeira individual em 2019.

 

Verve apresenta a segunda exposição individual de Guilherme Callegari (Santo André, SP, 1986) como artista representado pela galeria, em São Paulo. Intitulada Pinturas, a mostra conta com texto crítico de Agnaldo Farias (Itajubá, MG, 1955). A exposição apresenta obras inéditas, que refletem o momento atual da pesquisa de Callegari acerca do universo da comunicação, da propaganda e do design, elementos dos quais bebe na fonte para compor suas pinturas - nas palavras do pesquisador Andrey Koens, que acompanha e estuda de perto a trajetória do artista, “Ao passar por uma miríade de referências que variam amplamente entre o design gráfico, o imaginário coletivo da publicidade outdoor e cultura automobilística, ou ainda entre a pintura de paisagem e o grid gráfico, o artista se encontra em uma constante dialética de influências variadas, que se entrecruzam em suas diferentes obras.”


Os trabalhos versam justamente sobre a sociedade de consumo e o universo das referências contemporâneas, que se sobrepõem incessantemente, sem deixar de olhar para a própria história da Pintura, principal assunto de interesse de Callegari. A exposição ‘Pinturas’ é composta por 13 trabalhos recentes, que foram produzidos entre 2021 e 2022 - nas palavras do artista, “esses novos trabalhos, de alguma maneira, caminham para uma pintura mais livre, ainda que neste diálogo entre o design gráfico e a pintura, mas desta vez caminhando para uma pintura abstrata, quebrando os grids e a lógica do design, o que coincide também com minha recente mudança de estúdio”, completa. A exposição apresenta também um amplo panorama da investigação do artista sobre o mundo contemporâneo - Juliana Monachesi, outra importante curadora que acompanha o trabalho de Callegari, destaca este fundamental aspecto de sua pesquisa, na qual “o tempo vem agregando, às obras que veiculam símbolos da cultura do consumo (desde a pop art, pode-se dizer), essa camada de significado adicional: a arte se torna arqueologia dos hábitos culturais de nossos tempos (...), o logo de hoje pertence ao museu etnográfico de amanhã.”, conclui.


Exposição: Pinturas

Artista: Guilherme Callegari

Texto Crítico: Agnaldo Farias

Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte Lucas

Abertura: 30 de Julho de 2022 [Sábado], das 12:00 as 17:00.

Período: 30 de Julho [Abertura ao Público] a 24 de Setembro de 2022.

Local: Galeria Verve – www.vervegaleria.com

Endereço: Avenida São Luis, 192 – Sobreloja 06 [Edifício Louvre] – República [Centro], São Paulo – SP.

Telefone: (11) 3237-3247

Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00h / Sábado, das 12:00 às 17:00h

Número de obras: 13

Técnica: Pintura.

E-mail p/ Contato: [email protected]

 

 

Guilherme Callegari

Guilherme Callegari graduou-se em Design Gráfico com ênfase em tipografia em 2011. Sua obra lida com temas do design gráfico, da comunicação e da pintura. Depois de sua formação, o artista se deixa contaminar por suas pesquisas em design gráfico na faculdade e passa a assumir essa temática como objeto de pesquisa em sua pintura. O artista já ganhou prêmios em salões de Praia Grande e Santo André, participou de exposições coletivas na BARÓ Galeria, Zipper Galeria e duas individuais na Casa Nova Arte e Cultura Contemporânea, apresenta sua primeira exposição individual na Verve em Julho de 2019. Seus trabalhos integram coleções em São Paulo, Rio de Janeiro, Peru e Holanda e os acervos públicos do Museu de Arte do Rio (MAR), Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Santo André, SP) e Palácio das Artes (Praia Grande, SP).

 

Agnaldo Farias

Agnaldo Farias é professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Curador Geral da 3a. Bienal de Coimbra. Foi Curador Geral do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, Curador Geral do Instituto Tomie Ohtake (2000/2012) e do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (1998/2000). Foi Curador de Exposições Temporárias do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (1990/1992). Em relação a Bienal de São Paulo, foi Curador Geral da 29a. Bienal de São Paulo (2010), da Representação Brasileira da 25a. Bienal de São Paulo (1992) e Curador Adjunto da 23a. Bienal de São Paulo (1996). Foi Curador Internacional da 11a. Bienal de Cuenca, Equador (2011) e do Pavilhão Brasileiro da 54a. edição da Bienal de Veneza (2011). Recebeu o prêmio “Melhor retrospectiva” da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, 1994, pela Exposição Nelson Leirner, e o

Prêmio Maria Eugênia Franco , da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA, pela melhor curadoria de 2011.


Verve

A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo, em 2013. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve é abrigo para diferentes plataformas de experimentação da arte contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam o nome do espaço também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas compreendem processos contínuos e complementares, a galeria representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, o desenho, fotografia, escultura e a gravura. Dirigida pelo artista visual Allann Seabra e o arquiteto Ian Duarte, a galeria ocupa um espaço no mezanino do histórico Edifício Louvre, em franco diálogo com o patrimônio construído da cidade de São Paulo. Na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do cubo branco, estendendo-se para a rua e cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade.


Newsletter

RUA QUATÁ 845, VILA OLÍMPIA, CEP: 04546-044 SÃO PAULO - SP | CNPJ: 29.752.781/0001-52
Fale conosco via WhatsApp