Exposição "Pintura de Bolso de Paulo Pasta"
Exposição

Exposição "Pintura de Bolso de Paulo Pasta"

Exposição

  • Nome: Exposição "Pintura de Bolso de Paulo Pasta"
  • Abertura: 16 de março 2023
  • Visitação: até 29 de abril 2023

Local

  • Local: Millan
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Fradique Coutinho, 1430, São Paulo

Paulo Pasta: Pintura de Bolso


A exposição Pintura de Bolso exibe uma série de 90 telas no formato 10 x 15 centímetros criadas por Paulo Pasta nos últimos dois anos. A abertura marca, também, a inauguração do terceiro espaço expositivo da Millan em São Paulo.


Inédito em sua produção, o formato diminuto levou o artista a revisitar questões caras a sua produção nas últimas quatro décadas e, a partir desse processo de síntese e pesquisa, abrir novas possibilidades de experimentação. Como diz o escritor e crítico literário Davi Arrigucci Jr. em texto – também conciso e preciso – publicado no livro que acompanha a exposição, a busca de todo artista é que “o ilimitado caiba no mínimo”. As pinturinhas que Pasta vem realizando têm exatamente essa capacidade de condensação entre a desmesura e a concisão.


A montagem de Pintura de Bolso evidencia a força individual desses trabalhos ao mostrá-los isoladamente ou em pequenos agrupamentos, como manchas de cor distribuídas no ambiente da galeria, evocando conversas ou notações musicais. “Você nunca faz duas pinturas iguais”, diz o pintor parafraseando Heráclito, e sublinhando que há sempre uma diferença mínima que aparece no aparentemente igual, testemunhando assim o valor do tempo.


A exposição traz ainda uma publicação de bolso com reproduções de todos os trabalhos que compõem a mostra, além de texto assinado por Davi Arrigucci Jr.


Doutor em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo, SP (2011) e um dos principais pintores de sua geração, Paulo Pasta (1959, Ariranha, SP) constrói exuberantes campos cromáticos que convidam o espectador à observação atenta.


Pasta realizou exposições individuais em lugares como a David Nolan Gallery, EUA (2022); Cecilia Brunson Projects, Reino Unido (2022); Millan, SP (2021); Museu de Arte Sacra, SP (2021); Instituto Tomie Ohtake e Millan (2018). Entre as coletivas de que participou, estão Vício impune: o artista colecionador, Millan e Galeria Raquel Arnaud, SP (2021); 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na Coleção Andrea e José Olympio Pereira, Centro Cultural Banco do Brasil, RJ (2021); e Pinacoteca: acervo, Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP (2020). Suas obras integram coleções importantes, entre as quais: Pinacoteca do Estado de São Paulo, SP; MAM, SP; MAM, RJ; MAC-USP, SP; Museu de Belas-Artes do Rio de Janeiro, RJ; Instituto Figueiredo Ferraz, SP; Museo Reina Sofía, Madrid, Espanha; Kunsthalle Berlin, Alemanha; Kunstmuseum Schloss Derneburg, Hall Art Foundation, Holle, Alemanha.


___________


Estar preso numa casca de noz e, ainda assim, imaginar-se rei dos espaços infinitos, pode ser mais que um sonho de Hamlet. Será, talvez, a busca tentadora de todo artista: a de que o ilimitado caiba no mínimo. Paulo Pasta, de olho no presente, mas contido pintor de colunas imemoriais, arrisca-se a condensar o infinitamente grande no infinitamente pequeno, feito imagem concreta e concentrada da vida em resumo. A poesia que sempre acompanha seu traço sutil no enlace das cores em indizível contraste, retorna agora para nos dizer que também a pintura de bolso pode ser, como no poema, a arte de comprimir num instante propício o todo no uno.

— Davi Arrigucci Jr., 2023


Serviço:

Abertura: Quinta, 16 de março, das 18h às 22h

Visitação:16 de março a 29 de abril de 2023

Segunda a sexta, das 10h às 19h | Sábado, das 11h às 15h

Millan

Rua Fradique Coutinho, 1430, São Paulo, Brasil







Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044