Exposição “Paraíso na Terra” de Sebastião Salgado
Exposição
- Nome: Exposição “Paraíso na Terra” de Sebastião Salgado
- Abertura: 09 de maio 2024
- Visitação: até 12 de julho 2024
- Galeria: Galeria Mario Cohen
Local
- Local: Galeria Mario Cohen
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Capitão Francisco Padilha, 69, Jardim Europa, São Paulo
A Galeria Mario Cohen apresenta a exposição "Paraíso na Terra" de Sebastião Salgado
A mostra apresentará uma visão única da Floresta Amazônica, capturada pelas lentes do renomado fotógrafo brasileiro.
Ao descrever sua experiência ao sobrevoar a Amazônia, Salgado compartilha: "As sensações são quase indescritíveis. Para mim, esta é a última fronteira, um misterioso universo particular, onde a imensa força da natureza pode ser sentida como em lugar algum da Terra."
Além de destacar a beleza natural da região, "Paraíso na Terra" também presta homenagem aos povos indígenas que habitam a Amazônia há milhares de anos. Salgado enfatiza: "Tive a felicidade de me relacionar com seu universo; esse éden que eles nunca tiveram necessidade de desnutrir com o fim de produzir e reproduzir bens necessários à sua sobrevivência material." A exposição destaca a harmonia e o respeito com os quais esses povos coexistem com o ambiente ao seu redor.
"Paraíso na Terra" será uma oportunidade única para os visitantes mergulharem na beleza incomparável da Amazônia e refletirem sobre a importância da preservação desse ecossistema vital.
Sobre Sebastião Salgado
Sebastião Salgado nasceu no dia 8 de fevereiro de 1944 em Aimorés, Minas Gerais, Brasil. Vive em Paris. Economista de formação, começa sua carreira de fotógrafo em Paris em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994 quando, junto com Lélia Wanick Salgado fundam a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images, exclusivamente devotada ao seu trabalho.
Viaja em mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros, tais como: Outras Américas (1986), Sahel, l’Homme en détresse (1986), Trabalhadores (1993), Terra (1997), Êxodos e Retratos de Crianças do Êxodo (2000), África (2007), Gênesis (2013), Perfume de Sonho, uma viagem ao mundo do café (2015), Kuwait, um Deserto em Chamas (2016) e Amazônia (2021). Exposições itinerantes destes trabalhos foram e continuam a serem apresentadas internacionalmente.
Juntos, Sebastião e Lélia trabalham desde os anos 90 na recuperação do meio-ambiente de uma parte da Mata Atlântica. Eles devolveram à natureza uma parcela de terra que possuíam e em 1998 esta terra foi transformada numa Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN. Neste mesmo ano, criaram o Instituto Terra que tem como missão a restauração da floresta, pesquisa e monitoramento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Instituto Terra, em 2012, Sebastião e Lélia receberam o Prêmio-E, uma iniciativa conjunta do Instituto-E, UNESCO Brasil e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e também o Prêmio “Personalidade Ambiental", WWF-Brasil.
Sebastião Salgado recebeu inúmeros prêmios, pelos seus trabalhos fotográficos. É Embaixador de Boa-Vontade da UNICEF, membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Recebeu a comenda da Ordem do Rio Branco no Brasil e é "Commandeur de l’Ordredes Arts et des Lettres", pelo Ministério da Cultura e da Communicação da França.
Em 13 de abril 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France e em 2018 realizou exposições no SESC Avenida Paulista e na Galeria Mario Cohen. Em 2021, Sebastião Salgado apresentou a mostra “Amazônia”, com curadoria de Lélia Wanick Salgado, na Filarmônica de Paris. A mostra itinerou por diversos museus e centros culturais ao redor do mundo, sendo apresentada no ano seguinte no SESC Pompéia com uma exposição homônima na Galeria Mario Cohen.
Em 2024, Sebastião foi o primeiro brasileiro a receber o prêmio Outstanding Contribution to Photography, da Organização Mundial da Fotografia. Sendo homenageado com a exposição Sony World Photography Awards na Somerset House em Londres.
Sobre a Galeria Mario Cohen
Aberta em 2000 no edifício Chopin em Copacabana, Rio de Janeiro, foi a primeira Galeria de Arte da América Latina a se dedicar exclusivamente à fotografia, criando assim um espaço para a valorização da fotografia como expressão artística.
Em agosto de 2015 instalou-se em São Paulo. Mario Cohen, responsável pelas exposições e acervo, fez parte por 19 anos, da criação e desenvolvimento da coleção Pirelli/Masp de fotografias, hoje entre as mais respeitadas do país. Neste longo período teve a oportunidade de testemunhar a importância da fotografia Brasileira.
Localizada no bairro Jardim Europa, a Galeria Mario Cohen está em uma charmosa casa projetada pelo renomado arquiteto Isay Weinfeld.
Além das exposições realizadas ao longo do ano, conta com um importante acervo, com fotógrafos como Andreas Heiniger, Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Edo Costantini, Eduardo Salvatore, Elaine Pessoa, Ellen von Unwerth, Gui Paganini, Lucas Lenci, Marcel Gautherot, Mario Cravo Neto, Michael Brennan, Michael O’Neill, Mirella Ricciardi, Norman Parkinson, Paulo Garcez, Paulo Vainer, Pedro de Moraes, Pierre Verger, Otto Stupakoff, Robério Braga, Sebastião Salgado, Slim Aarons, Teodelina Detry entre outros.
SERVIÇO
Exposição “Paraíso na Terra” de Sebastião Salgado
Período: 09 de maio a 12 de julho de 2024
Local: Galeria Mario Cohen
Rua Capitão Francisco Padilha, 69, Jardim Europa, São Paulo
Funcionamento: terça a sexta, das 11h às 19h;
aos sábados das 11h às 17h.
Entrada gratuita
IMAGENS
SEBASTIÃO SALGADO Terra indígena Yanomami, Amazonas, 2019 #61 37x50 cm
SEBASTIÃO SALGADO Terra indígena do Xingu, Mato Grosso, 2005. 38x52 cm
SEBASTIÃO SALGADO Serra de Curicuriari, Estado de Amazonas, 2009. 54x81 cm
SEBASTIÃO SALGADO Pakayuvá, uma menina da aldeia de Nova Esperança. Estado de Acre, 2016. 38x52 cm
SEBASTIÃO SALGADO Xingu, Estado do Mato Grosso. 37x50 cm