Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição “Paixão por Substâncias” de Debora Bolzsoni
Exposição

Exposição “Paixão por Substâncias” de Debora Bolzsoni

Exposição

  • Nome: Exposição “Paixão por Substâncias” de Debora Bolzsoni
  • Abertura: 28 de março 2024
  • Visitação: até 04 de maio 2024
  • Galeria: Galeria Marília Razuk

Local

  • Local: Galeria Marilia Razuk (sala 01)
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi, São Paulo

Debora Bolzsoni, inaugura em fins de março, “Paixão por Substâncias”, exposição individual na Galeria Marilia Razuk

O título da mostra foi escolhido pela artista ao ler a expressão “paixão por substâncias” numa frase de Jean Baudrillard, sociólogo e filósofo francês, citado por Anne Carson no livro “Autobiografia do vermelho”.

Segundo palavras da artista, “Como a mostra se revela tão fortemente pela diversidade de materiais no espaço, podemos pensar que substâncias estaria mais perto da palavra instantes/momentos para dizer de materialidades marcantes por sua atualidade, mas que mantém algo de inapreensível.”

Bolzsoni ocupa o espaço da galeria com peças que são corporificações de personagens da literatura, do cancioneiro popular e do cinema, como a obra Gerião, por exemplo, que nasce de um mito grego de um ser que vive numa ilha toda vermelha. Ou Tadzio, coluna de listras de areia, obra que a artista persegue desde 2011 inspirada no filme "Morte em Veneza" de Luchino Visconti.

Pensando no desenho e das linhas da arquitetura da galeria, os trabalhos se tornam evocações de personas/sujeitos, elementos constitutivos de territórios e que serão potencialmente animados. Uma porta com pavio a ser aceso, uma grade que acende e produz sombra, mãos bordadas feito chamas.

Paixão por Substâncias conta com a interlocução de Wallace Masuko, e tem abertura dia 27 de março de 2024.

Sobre Debora Bolzsoni
Debora Bolzsoni é conhecida por seus trabalhos com formas tridimensionais e que se relacionam com a arquitetura dos espaços e o urbanismo das cidades. Frequentemente sua obra se apresenta como um questionamento sobre os condicionamentos sociais e políticos atrelados aos materiais dos quais se utiliza. Quase sempre suas obras exigem um cuidado extra por parte do observador porque ou a integridade física delas ou a do próprio observador é posta em risco neste contato. A permanência dos seus objetos e a duração da experiência que suscitam costumam ser incongruentes, a fragilidade eminente com que suas obras se colocam no espaço é um chamado a uma fruição cuidadosa, como se a repetição de tal atitude fosse uma oportunidade para o observador, uma espécie de treino para um modo de relacionar-se com a realidade de forma mais atenta.
 
Mestre em Artes Plásticas pela USP, em 2013, Débora Bolzsoni cresceu no subúrbio do Rio de Janeiro, entre a paisagem natural e o ambiente de construções inacabadas e contínuas, características das regiões periféricas das grandes cidades do país. Esses contextos se refletem no caráter simultaneamente empírico e reflexivo de sua produção.
 
Entre suas principais exposições individuais estão: 2019 - Lição de Mimese (Pinacoteca do Estado de São Paulo - São Paulo, Brasil); 2018 - Coffee and alphabets (Bendana|Pinel Art Contemporain - Paris, França); 2017 - No names but names (Drawing Lab - Paris, França); Pra Aquietar (Galeria Athena - Rio de Janeiro, Brasil); 2016 - Descaracter (Galeria Jaqueline Martins - São Paulo, Brasil); 2014 - Dentro Fora, Galeria Marilia Razuk (São Paulo, Brasil), 2007 - Mudança de Lugar, (Galeria Marilia Razuk, São Paulo, Brasil); 2006 - Gruta Pampulha (Museu de Arte da Pampulha - Belo Horizonte, Brasil), entre outras.
  
Suas obras estão em coleções importantes como Pinacoteca do Estado de São Paulo (São Paulo, Brasil), Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro, Brasil), Remisen-Brande Art Collection (Brande, Dinamarca), Museu de Arte Moderna de São Paulo (São Paulo, Brasil), entre outros.

SERVIÇO
Debora Bolzsoni – Paixão por substâncias
Interlocução Wallace Masuko

Abertura: Quarta, 27.mar.2024, 18h-21h
Exposição: 28.fev.2024 – 04.mai.2024
Local: Galeria Marilia Razuk – Sala 1
Rua Jerônimo da Veiga, 131 – Itaim Bibi, São Paulo
Segunda à sexta / 10h30 – 19h Sábado / 11h-16h

Entrada gratuita

https://www.galeriamariliarazuk.com.br
www.instagram.com/galeriamariliarazuk/

Créditos imagens: Divulgação




Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044