Artsoul

Conheça nossas peças de design

Exposição  “Oráculo da Memória”, individual da fotógrafa Shai Andrade
Exposição

Exposição “Oráculo da Memória”, individual da fotógrafa Shai Andrade

Exposição

  • Nome: Exposição “Oráculo da Memória”, individual da fotógrafa Shai Andrade
  • Abertura: 01 de julho 2023
  • Visitação: até 19 de agosto 2023

Local

  • Local: Galeria Verve
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Avenida São Luis, 192 Sobreloja 06 [Edifício Louvre] Centro, São Paulo

GALERIA VERVE INAUGURA “ORÁCULO DA MEMÓRIA”, PRIMEIRA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE SHAI ANDRADE NA CIDADE DE SÃO PAULO

A mostra, construída a partir de um tarô de memórias em que a artista revisita suas ancestrais, marca a estreia da artista baiana na capital paulista.


A Verve apresenta “Oráculo da Memória”, exposição individual da fotógrafa Shai Andrade (Salvador, 1992), acompanhada de texto crítico de Luciara Ribeiro. Na mostra, Andrade expõe uma série inédita, que vai de encontro a sua própria ancestralidade através das mulheres de sua família, todas nascidas no recôncavo baiano.


Ao revisitar as histórias de sua tataravó, bisavó, avó, mãe e tias, a artista constrói um tarô de memórias, em que cada carta simboliza uma delas. Na costura dessas memórias, realiza 8 autorretratos, nos quais vai revisitar as histórias dessas mulheres e versarsobre as relações afetivas por via de imagens familiares. Na relação destes retratos e suas cartas correspondentes, a sequência de trabalhos é apresentada de tal forma a criar uma experiência circular, em que o tempo é suspenso e a memória emerge de forma espiralar. “Com delicadeza e escuta, a artista constrói tempos não vividos dentro de corpos alheios. A partir de uma relação intensa com objetos coletados em imaginários familiares, em esforços de reconstruir os rastros de sua história ancestral imersa nas vidas das mulheres de sua família, a artista se recompõe como corpo que empresta sua fisicalidade para a imagem”, comenta Luciara Ribeiro no texto que assina para a mostra.


“Ter a vida registrada e documentada pelas lentes de uma câmera ainda se faz raridade na vida de muitas pessoas, principalmente se elas forem negras. Sem imagens deixadas pelo tempo, as maneiras de criá-las no hoje se atualizam”, ressalta também a curadora, que por fim indaga: “Qual o limite dessa conexão atemporal através da fotografia? Qual o impacto dela em nossos corpos? Seria ela capaz de nos fazer ver as faces que guardamos sem perceber? São questões inquietantes que nos aproximam do universo de Shai Andrade. Na reconstrução de si em um jogo infinito, desejo de ver para existir numa busca por reconstruir os fragmentos esfacelados no tempo, a artista se lança no desejo de costurar ranhuras, fechar fendas, conter tensões.”, conclui.


Serviço

Exposição: Oráculo da Memória

Artista: Shai Andrade

Fotografia: Hugo Martins

Vídeos: Rafa Ramos

Texto Crítico: Luciara Ribeiro

Coordenação: Allann Seabra e Ian Duarte

Abertura: 01 de Julho de 2023 [Sábado], das 12:00 as 17:00.

Período: 01 de Julho [Abertura ao Público] a 19 de Agosto de 2023.

Local: Galeria Verve – www.vervegaleria.com

Endereço: Avenida São Luis, 192 Sobreloja 06 [Edifício Louvre] Centro, São Paulo – SP.

Telefone: (11) 3237-3247

Horários: Terça a sexta-feira, das 11:00 às 18:00 / Sábado, das 12:00 às 17:00

Número de obras: 9

Técnica: Fotografia, Video e Instalação.

E-mail p/ Contato: contato@vervegaleria.com


Shai Andrade


Shai Andrade ( Salvador, BA, 1992) transita no campo da arte movimentando sua narrativa por meio da fotografia, vídeo e experimentações com arquivos. Tendo a escavação da memória afetiva como ponto de partida para a sua pesquisa, cria imagens-rituais que perpassam o corpo, gênero, raça e religiosidade afro-brasileira. É graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema e Audiovisual, na UFBA. Atualmente é representada pela Galeria Verve e 0101 Art Platform. Integrou exposições coletivas no Valongo Festival Internacional da Imagem, Goethe Institut Salvador, Galeria Verve e Centro Cultural Brasil-México, onde também ministrou a oficina Fotografia e Memória através da plataforma de curadoria Flotar, além de feiras de arte no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Em 2020, integrou um dos projetos contemplados pelo Fundo Emergencial para fotojornalistas, da National Geographic, executando o projeto “SOLO – Mães Solo Vivendo a Pandemia no Brasil”, ao lado de mais seis fotógrafas brasileiras. Em 2022, estreou seu primeiro filme, Assentamento no Panorama Internacional Coisa de Cinema e Encontro de cinema negro Zózimo Bulbul.


Luciara Ribeiro


Luciara Ribeiro (Xique-xique, Bahia, em 1989) atua como educadora, curadora e pesquisadora sobretudo acerca de temas como descolonização da educação e das artes e estudo das artes não ocidentais, em especial as africanas, afro-brasileiras e ameríndias. É mestre em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Luciara Ribeiro integrou a equipe de educação da Bienal de São Paulo, do Museu da Cidade de São Paulo e do Museu Afro Brasil, entre outros, e também atuou na equipe de educação e de curadoria do Instituto Tomie Ohtake. É integrante do Grupo de pesquisa e extensão Áfricas nas Artes do Centro de Artes Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), do Grupo de pesquisa Arte, História e Crítica da Universidade de São Paulo e da Rede de Pesquisa e Formação em Curadoria de Exposição – UFMG, UEMG, MAMAM, UFPE e UNILAB – onde desenvolve um mapeamento sobre as curadorias negras e indígenas brasileiras. Atualmente é diretora de conteúdo da Diáspora Galeria. VERVE A Verve é uma galeria de arte contemporânea fundada em São Paulo. Nascida do entusiasmo e inspiração que animam o espírito da criação artística, a Verve é abrigo para diferentes plataformas de experimentação da arte contemporânea. A eloquência e sutileza que caracterizam o nome do espaço também estão presentes na cuidadosa seleção de artistas e projetos expositivos. Por entender que as linguagens artísticas compreendem processos contínuos e complementares, a galeria representa novos talentos e profissionais consagrados que transitam livremente entre a pintura, o desenho, fotografia, escultura e a gravura. Desde 2016, é dirigida pelo artista visual Allann Seabra e o arquiteto Ian Duarte, e ocupa um espaço no mezanino do histórico Edifício Louvre, em franco diálogo com o patrimônio construído da cidade de São Paulo. Na diversidade de seus espaços expositivos emergem possibilidades de curadoria que vão além do cubo branco, estendendo-se para a rua e cumprindo a função integradora entre a arte, o público e a cidade




Newsletter

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044