

Exposição "Onda Avalanche Vulcão", de Mauro Restiffe e Maria Manoella
Exposição
- Nome: Exposição "Onda Avalanche Vulcão", de Mauro Restiffe e Maria Manoella
- Abertura: 30 de agosto 2025
- Visitação: até 18 de outubro 2025
Local
- Local: Fortes D’Aloia & Gabriel
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua James Holland 71, Barra Funda – São Paulo
Mauro Restiffe & Maria Manoella Onda Avalanche Vulcão
30.08 — 18.10.2025
A Fortes D’Aloia & Gabriel tem o prazer de anunciar a exposição Onda Avalanche Vulcão, uma série de fotografias colaborativa de Mauro Restiffe e Maria Manoella, com abertura dia 30 de agosto de 2025, em São Paulo.
Este novo conjunto de obras apresenta uma exploração sensível da relação entre o corpo humano e a paisagem natural. A série reúne retratos íntimos e eróticos junto a fotografias dos vastos ambientes percorridos pelos artistas, registrando o desejo e o tempo como elementos centrais da criação de imagens. Juntas, essas fotografias estabelecem um diálogo simbólico entre a corporeidade e as forças da natureza.
As imagens mostram corpos revelados e sugeridos que operam como metáforas para os processos de transformação observados no mundo físico. Montanhas cobertas de neve, cachoeiras, gêiseres e formações rochosas aparecem ao lado dessas figuras, evocando ideias de desejo e erupção por meio de suas transformações viscerais. Tanto o sexo quanto essas paisagens selvagens implicam certo grau de volatilidade e incontrolabilidade.
No centro da série está a ênfase na experiência sensorial como forma de apreensão do mundo. O erotismo se manifesta a partir da textura e da luz, em diálogo com o drama físico do contato amoroso e da presença atmosférica. A esfera íntima do envolvimento tátil e das sugestões de toque e sensação interagem com as amplas dimensões físicas e temporais das paisagens, moldando correspondências sensuais entre formas humanas e geológicas.
Um livro de artista homônimo, publicado pela Familia Editions, será lançado no dia da abertura (30.08).
A visitação é recomendada para maiores de 18 anos.
Mauro Restiffe
São José do Rio Pardo, Brasil, 1970
Nas últimas décadas, Mauro Restiffe vem construindo um arquivo de fotografias realizadas com a mesma câmera analógica, composto predominantemente por imagens em preto e branco. Embora resista à ideia de trabalhar a partir de temas específicos, sua prática retorna constantemente a cenas e espaços do cotidiano. Suas fotografias abrangem arquitetura, ambientes urbanos, paisagens e momentos de intimidade. Mesmo ao abordar temas historicamente carregados, como eventos políticos significativos, o olhar de Restiffe tende às periferias, captando o que se desenrola às margens. Uma qualidade silenciosa e contemplativa emerge em seus retratos, onde uma presença humana íntima se insinua. O grão característico do formato analógico. uma recusa à descartabilidade da imagem digital, confere à sua obra uma atmosfera textural, posicionando suas fotografias entre a memória e a narrativa.
Maria Manoella
Rio de Janeiro, Brasil, 1978
Maria Manoella transita entre o teatro, o cinema e a televisão, com uma atuação marcada pela investigação poética de temas como os corpos femininos, a natureza e os territórios do indomado. Em seus trabalhos mais recentes, a atriz tem se aprofundado na linguagem da autoficção, incorporando experiências pessoais como dispositivo de reflexão sobre a condição da mulher. Ao entrelaçar realidade e ficção, vida e cena, Maria constrói narrativas que preservam a força metafórica e sensível da arte, instaurando um espaço cênico em que o íntimo se converte em gesto coletivo.
Serviço
Onda Avalanche Vulcão
Período da exposição: 30.08 — 18.10.2025
Abertura: 30.08.2025, 17h — 21h
Horários de visitação: Ter – Sex: 10h - 19h | Sáb: 10h – 18h
Endereço: Rua James Holland 71, Barra Funda, São Paulo, Brasil