Exposição  "O Sentido da Cor"
Exposição

Exposição "O Sentido da Cor"

Exposição

  • Nome: Exposição "O Sentido da Cor"
  • Abertura: 07 de dezembro 2022
  • Visitação: até 06 de janeiro 2023

Local

  • Local: Museu de Arte Moderna - MAM Resende
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Dr. Cunha Ferreira, 104 - Centro

O sentido da cor


Daniela Marton


Objetivo desse trabalho é apresentar por meio de uma série de pinturas e esculturas a realidade de quem vive com uma doença crônica porem sem direcioná-la para uma ideia de um mundo pronto, estável e estático, pois a realidade verdadeira se dissolve diante da incerteza da vida principalmente quando se tem uma doença como   a Disfunção da Temporo Mandibular (DTM). Todo esse processo de sentimentos distintos ora dor e angústia ora calmaria são intercalados pelo uso das cores, ora mais vibrantes e vivas mostrando a esperança de dias melhores da artista, ora mais escuras e austeras ocasionado quando a artista está imersa numa melancolia e desespero causada pelo agravamento da dor.


O resultado do processo artístico apresentam imagens distorcidas e disformes o qual abriga uma realidade surreal na qual estão inebriadas pelo processo de convivência da dor e da incerteza diante do futuro. Dessa forma, as imagens passam a ser cores que escorrem e explodem no espaço pictórico direcionando o olhar do observador para fora das limitações físicas do quadro como se a pintura tomasse uma dimensão espacial.


Além disso, ocorre na pintura uma sobreposição de manchas indefinidas de cores e texturas diversas ora criando superfícies mais planas, ora criando pintura mais matérica e densa onde as texturas são mais evidentes com camadas mais espessas de tinta, que por vezes se sobrepõem com o intuito de criar justaposição do figurativo e do abstrato, desconstruído a relação figura e fundo, processo muito parecido com a dor que te desconstrói e te limita. Os títulos das obras são voltados para o surrealismo fazendo a alusão de como a artista estava se sentido quando pintava ora em estado de dores intensas ora sem as dores. O desenvolvimento do trabalho artístico ocorreu por conta de um processo particular da artista ao longo de três anos da descoberta da Disfunção da Tempora Mandibular (DTM).


Devido a isso, a artista teve que aprender a conviver com uma doença que causa dores intensas e limitações físicas das funções mastigatórias e orais, tendo que adaptar sua alimentação e atividades do dia-a-dia devido às dores intensas na cabeça provocada pela doença, além disso, fazendo uso de medicamentos pesados para controlar a dor.


Todo esse processo interferiu profundamente nas obras da artista que resolveu tirar partido disso para criar o seu processo artístico, que aconteceu em duas etapas: uma com dores muito intensas e outro sem as dores, percebeu que ambas as etapas causam um impacto no resultado final do seu trabalho artístico. Para criar esse diálogo do seu corpo diante da dor e sua reação diante da doença crônica partiu na pintura uma relação entre o figurativo (disforme e desfigurado algo que remete a dor ) e o não-figurativo , entre figura e fundo, sendo mais predominante a linguagem abstrata, somado com o uso das cores na qual onde há momentos do ápice da dor cores mais escuras e opacas marcado por matizes de vermelha e azul pintura mais matérica, já sem as dores cores mais vibrantes, saturadas e fluidas marcado pela predominância de manchas. No entanto essa temática da convivência da dor pode ser direcionada para todas as pessoas que convivem com isso, sendo uma questão contemporânea, pois está ocorrendo um aumento considerável de pessoas com doenças crônicas sejam elas físicas ou emocionais.


Museu de Arte Moderna MAM Resende

Exposição  O Sentido da Cor

Exposição individual  da artista visual Daniela Marton

Abertura será no dia 07/12/22 e irá até o dia 06/01/23. 

A entrada é gratuita. 


Horário de funcionamento 09:00 às 18:00.

MAM Resende - R. Dr. Cunha Ferreira, 104 - Centro, Resende


Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044