Exposição "O Penúltimo Dia", de Matheus Rocha Pitta e Sara Ramo
Exposição

Exposição "O Penúltimo Dia", de Matheus Rocha Pitta e Sara Ramo

Exposição

  • Nome: Exposição "O Penúltimo Dia", de Matheus Rocha Pitta e Sara Ramo
  • Abertura: 22 de março 2025
  • Visitação: até 24 de maio 2025

Local

  • Local: Carpintaria
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Rua Jardim Botânico 971

Matheus Rocha Pitta & Sara Ramo

O Penúltimo Dia

22.03 — 24.05.2025



Fortes D’Aloia & Gabriel e Nonada têm o prazer de apresentar “O Penúltimo Dia,” uma exposição-diálogo entre Sara Ramo e Matheus Rocha Pitta na Carpintaria, Rio de Janeiro. 


Marcada pela acumulação e multiplicidade, a mostra reúne trabalhos inéditos e produções recentes dos dois artistas, cujas obras ocupam o espaço como um cortejo, explorando a circularidade do calendário, a recorrência do tempo cronológico e a ruptura representada pelos carnavais, rituais e acontecimentos políticos ao longo da história. 


Na produção de Sara Ramo, artista representada pela Fortes D’Aloia & Gabriel, desenhos de cenários cósmicos convivem com híbridos de colagem e pintura, que concatenam fragmentos de texturas heterogêneas e decalques gráficos. Na série Por um fio (2025), a artista compõe assemblages com pipas rasgadas, aproveitando suas propriedades cromáticas, linhas e hastes em estruturas geométricas. Entremeando padrões abstratos a figuras desenhadas ou recortadas de outras fontes, os trabalhos formam constelações que abrigam signos díspares num universo comum. Em suas esculturas de cerâmica cravejadas de miçangas, bugigangas e pedrarias, Ramo arquiva elementos transitivos em “continentes,” ou urnas que guardam algo de sagrado. 


Matheus Rocha Pitta, representado pela Nonada, apresenta desdobramentos de sua pesquisa em cerâmica, com novas máscaras e relevos de parede. Nestes trabalhos, comparece o interesse do artista pela transposição de índices do corpo humano para suportes escultóricos, ancorados num solo conceitual que articula política e história por meio dos recortes de jornal incorporados nos volumes. Em uma grande colagem, O ano da mentira (2017), o artista extrai 365 fotos publicadas em jornais e as dispõe como um painel que compila o tempo e os acontecimentos em rastros visíveis.


O encontro entre as obras de Ramo e Rocha Pitta gera trajetos, linhas e cruzamentos temporais, com materiais que apontam para escalas de tempo e contextos sociais distintos, seja pelo barro, o jornal, o tecido ou as imagens da vida cotidiana. Nesta confluência, os repertórios dos dois artistas, que acompanham de perto um ao outro, são fundidos e transformados, conforme revisitam obras antigas à luz de novas criações. Aludindo às multidões, às massas em movimento e a seus sentidos simbólicos, essas duas pesquisas em diálogo formam conexões a partir do desencontro, seja na matéria ou nas ideias postas em órbita. 


A exposição é acompanhada de um ensaio crítico por Cesar Kiraly.



Serviço


Abertura: 22 de março de 2025, 15h – 18h

Período da exposição: 22.03 — 24.05.2025

Visitação: Terça – Sexta-feira: 10h - 19h | Sábado: 10h – 18h

Endereço: Carpintaria – Rua Jardim Botânico 971, Rio de Janeiro

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044