Exposição “O Mundo Além das Palavras” de Cristiane Mohallem
Exposição

Exposição “O Mundo Além das Palavras” de Cristiane Mohallem

Exposição

  • Nome: Exposição “O Mundo Além das Palavras” de Cristiane Mohallem
  • Abertura: 27 de maio 2023
  • Visitação: até 29 de julho 2023

Local

  • Local: Galeria de Babel
  • Evento Online: Não
  • Endereço: Estados Unidos 2205 – Jardim América São Paulo

CRISTIANE MOHALLEM | GALERIA DE BABEL

Exposição “O Mundo Além das Palavras”

Curadoria e texto crítico: Andrés Hernandéz


Na primeira exposição individual de Cristiane Mohallem na Galeria de Babel, a artista apresenta 21 trabalhos em diferentes mídias – desenhos, pinturas e bordados produzidos entre 2020 e 2023. A exposição ocupa todo o piso térreo da galeria e inclui ainda um vídeo, “Baobá”.


Conhecida pelas peculiares telas bordadas que “pintam” o tecido em sobreposições cromáticas e fundos elaborados que confundem o espectador sobre serem linhas ou pinceladas, nesta exposição apresenta árvores e rochas bordadas, além de um conjunto de telas pintadas em tinta óleo de cenas de interior com forte uso de diagonais, a luz e cor como protagonistas. Sobre o trabalho de Cristiane Mohallem, o curador Andrés Hernandéz comenta: 

“O que parece interessar à artista é diluir a representação e explorar afluentes artístico-sensoriais infinitos e diluídos explorando e projetando possíveis convergências com o cotidiano com referências plurais dos espectadores”. Fortemente influenciada pelo poeta e mestre espiritual persa Rumi (Sec XII), a artista expande o trabalho sugerindo a imagem falar por si – no silêncio do ato de bordar, do pintar, da introspecção, o lugar sem palavras como o lugar de onde vêm as imagens, escutar as imagens.


A ARTISTA


Cristiane Mohallem (1974) vive e trabalha em São Paulo. 

Seu trabalho abarca pintura, bordado e desenho. A artista interessa-se pela natureza e pelos espaços de convivência da casa, que, muitas vezes, inclui as figuras humanas. Compreende que são nesses dois universos, de intimidade,  que estão as imagens que querem ser desvendadas por ela. Assim, cabe-lhe encontrá-las e escutá-las através da cor e da linha/gesto.

Graduada em Psicologia pela PUC/SP, entre 2000 a 2006, criou e coordenou o projeto Oficina de Artes no Hospital do Rim e Hipertensão, UNIFESP/SP. Esse projeto levou-a para a School of the Art Institute of Chicago, onde tornou-se mestre em arteterapia (2008) onde descobriu o mundo das artes visuais, principalmente, pelos ateliês de pintura. Em 2014 passa a dedicar-se exclusivamente ao trabalho no ateliê e, desde então, vem exibindo sua produção em mostras individuais e coletivas, em espaços independentes, salões e instituições brasileiras e estrangeiras


CURADORIA


Andrés I. M. Hernández é Pesquisador, Professor, Curador e Critico de Arte. Pós doutor pelo IA da UNESP, Doutor em Artes Visuais, Mestre em Teoria, Crítica e Produção em Artes Visuais e graduado em Educação. 

Foi coordenador de exposições na Bienal de Havana (Cuba - Centro de Arte Contemporânea Wifredo Lam, 1994-1998), assistente curatorial do departamento de curadoria do Museu de Arte Moderna de São Paulo, MAM-SP (1999-2005), coordenador executivo do departamento de curadoria do MAM-SP (2005-2010) e coordenador de projetos da Luciana Brito Galeria. 

Em 2022 foi curador do projeto PHYGSIONOMY IN CONTRADICTION no Kirkland Lake Museum ( Museum of Northern History), Ontario Canadá, que inclui palestras na Sur Gallerys ( Toronto), Quest Art School + Gallery, Midland, na Novah Gallery, North Bay (com exposição) e na Temiskaming Art Gallery, Haileybury. É curador independente e já atuou em varios projetos próprios e coletivos.


A GALERIA DE BABEL


Fundada em 1999 por Jully Fernandes, a BABEL é uma galeria contemporânea que ganhou reconhecimento pela especialização pioneira em fotografia nos primeiros 17 anos e credibilidade pelos seus 22 anos de trabalho no mercado de arte. Guiada por seus valores, destaca uma atitude independente e inovadora de visão audaciosa onde a concretização dos projetos idealizados é sempre presente. 

A BABEL se tornou referência por sempre ultrapassar padrões e superar as expectativas em relação à apresentação de suas exposições; seus artistas e projetos inusitados. Compreende a importância cultural da qual opera e tem projeção internacional onde trabalha ativamente em torno de um programa de exposições, feiras de arte, palestras, workshops, entre outros. 

Tem sede em São Paulo em localização prestigiada e grande espaço expositivo de três (3) andares na Rua Estados Unidos 2205, Jardim América e na Orchard Street 92 no Lower East Side em Nova York – USA que foi pontuada pela Vogue (22/05/2021 - runaway by Emily Farra) como “The Place to Be” (O lugar para estar). 



Serviço


“O MUNDO ALÉM DAS PALAVRAS” – CRISTIANE MOHALLEM

Curadoria: Andrés Hernandéz

Realização: Galeria de Babel



SERVIÇO 

Curadoria: Andrés Hernandéz

Realização: BABEL • SP 


Local: BABEL • SP

Rua Estados Unidos 2205 – Jardim América São Paulo SP contato: (11) 3062 0252 

  

Abertura: 27 de Maio de 2023, sábado, das 11 as 17h

Visitação:  29 de maio de 2023 a 29 de julho de 2023 

terça a sexta, das 10h às 19h

Sábado, das 11h as 17h 

Entrada Franca

Classificação indicativa: LIVRE 





Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044