

Exposição “MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS”
Exposição
- Nome: Exposição “MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS”
- Abertura: 20 de julho 2022
- Visitação: até 26 de setembro 2022
Local
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
- Evento Online: Não
- Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo
Em comemoração aos 50 anos do Movimento Armorial e marcando as homenagens aos 95 anos de Ariano Suassuna, uma série de eventos será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, de 04 de agosto a 22 de setembro. As atividades complementam a exposição sobre o Movimento Armorial que ocupa todo o prédio do CCBB SP até 26 de setembro. Os eventos especiais apresentam e recriam para o público a atmosfera de compartilhamento de ideais e a efervescência cultural da época, capitaneada por Ariano Suassuna e os artistas envolvidos. O projeto “MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS” tem o patrocínio da BB Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Serão realizados cinco encontros musicais, “Espetáculos de Música Armorial”, com curadoria da equipe de consultores da mostra e cinco palestras, “Conversas sobre Arte Armorial”, cuja curadoria é do poeta e escritor Carlos Newton Júnior.
Os eventos musicais contam com a participação especial de Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, que apresenta no dia 04 de agosto, quinta-feira, a “Aula Espetaculosa – do Mendigo ao Pintor”, em que o artista plástico retoma e desdobra seus caminhos na arte a partir de uma primeira influência armorial de seu pai e de artistas da época e atuais. A apresentação cria a conexão entre as os eventos musicais e os encontros, e tem a participação especial de Isaar França– cantora que participou das famosas Aulas Espetáculo de Ariano Suassuna.
No mesmo dia, no espaço Girondino (localizado no térreo do CCBB SP), acontece o lançamento em São Paulo da edição especial de 50 anos do épico nordestino d’A Pedra do Reino (box em dois volumes, Ariano Suassuna, 1088 páginas, Editora Nova Fronteira). Celebrado por críticos e historiadores literários como um dos romances mais importantes da literatura brasileira, a obra-prima de Ariano Suassuna ganha uma edição mais do que especial, que chega às livrarias em um box de dois volumes recheado de preciosidades. Além do romance propriamente dito, o box traz um belíssimo caderno de textos e imagens, contendo a reprodução de vários documentos e obras de arte ligados ao seu processo de criação e à sua divulgação, incluindo preciosidades do acervo do escritor que fazem do conjunto um inestimável presente para os seus leitores e os estudiosos da literatura brasileira, de um modo geral. Dentre estas preciosidades, trechos do manuscrito “sinésio, o alumioso”, a mais antiga versão da narrativa de quaderna, datado de 1958 e até hoje jamais divulgado, na íntegra ou
em parte, e o texto integral da também até hoje inédita “conclusão” que Suassuna escreveu para uma versão televisiva do romance, cuja estreia ocorreu em 2007. A seleção, organização e apresentação do volume especial são assinadas por Carlos Newton Júnior, o projeto gráfico de todo o conjunto é de autoria de Ricardo Gouveia de Melo, e a direção de arte, bem como as ilustrações das capas, são de Manuel Dantas Suassuna, filho do escritor. Manuel e Ricardo estarão presentes à noite de autógrafos.
A coordenação geral de todos os eventos é da diretora Regina Rosa de Godoy, idealizadora e diretora da exposição Movimento Armorial 50 anos.
Os eventos reúnem artistas e pesquisadores de variados estados, dando ênfase aos que conviveram pessoalmente com Ariano e aos que estudam profundamente o Movimento Armorial. As apresentações mostram a força e o fascínio que causa o Movimento Armorial até os dias de hoje por todo o Brasil.
Nos “Encontros de Música Armorial”, que abrem a série de comemorações, se apresentam grupos que se utilizam do folclore e seus elementos puros para a “recriação” da música popular através do desenvolvimento dos elementos eruditos. Já os temas das Conversas sobre Arte Armorial abrangem as artes plásticas, a literatura, a dança, a música e o teatro e contam com especialistas nos temas.
A EXPOSIÇÃO:
“MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS” reúne artes plásticas, encontros musicais e conversas sobre a arte Armorial. Movimento criado e liderado pelo dramaturgo, professor, pintor e consagrado escritor Ariano Suassuna (1927-2014). O projeto é patrocinado pela BB Seguros, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Com curadoria de Denise Mattar, a exposição apresenta cerca de 140 obras de arte (a grande maioria nunca havia saído do Recife) em diversos formatos contando com artistas importantes para o Movimento Armorial, dentre eles o próprio Ariano Suassuna, Francisco Brennand, Gilvan Samico, Aluísio Braga, entre muitos
outros artistas que fizeram parte deste importante movimento artístico lançado no Recife, em 18 de outubro de 1970. A mostra também oferece atividades interativas e acesso a conteúdos digitais como o tour virtual da mostra e playlist em streaming de áudio.
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO - MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS
Até 26 de setembro de 2022 Todos os dias, exceto às terças
Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB e no site bb.com.br/cultura Classificação Livre
Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo.
Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças.
Entrada acessível: Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e outras pessoas que necessitem da rampa de acesso podem utilizar a porta lateral localizada à esquerda da entrada principal.
Estacionamento Conveniado e Traslado de Vans: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas - necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento. No trajeto de volta, tem parada na estação República do Metrô. As vans funcionam entre 12 e 21h.
Transporte Público: O Centro Cultural Banco do Brasil fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m)
Mais informações: (11) 4297-0600 / bb.com.br/cultura | twitter.com/ccbb_sp | facebook.com/ccbbsp | instagram.com/ccbbsp / ccbbsp@bb.com.br