Exposição "Lar", de Mogle, Allan Souza Lima e Jota Andrade
Exposição

Exposição "Lar", de Mogle, Allan Souza Lima e Jota Andrade

Exposição

  • Nome: Exposição "Lar", de Mogle, Allan Souza Lima e Jota Andrade
  • Abertura: 17 de setembro 2025
  • Visitação: até 16 de outubro 2025

Local

  • Local: Kovak & Vieira
  • Evento Online: Não
  • Endereço: R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo

Galeria Kovak & Vieira abre individual de André Mogle com participação de Allan Souza Lima e Jota Andrade


A convite de André Mogle que abre a mostra "Lar", Allan Souza Lima e Jota Andrade expõem fotografias produzidas durante filmagens de "O Cangaço"



A partir de 16 de setembro a galeria Kovak & Vieira abre "Lar", individual do artista André Mogle com participação dos artistas Allan Souza Lima e Jota Andrade. Com expografia e curadoria de Tito Bertolucci e texto crítico de Renata Rocco, a mostra "Lar", de Mogle, apresenta mais de 30 obras, produzidas entre os anos de 2024 e 2025, e marca uma nova fase do artista que denota mais introspecção e autoconhecimento. "'Lar' é uma série que aborda nosso corpo enquanto nossa morada, o lugar mais íntimo. É onde armazenamos nossos conhecimentos e nossos sentimentos e, quanto mais a gente habitar o 'lar' que tem dentro de nós, mais conseguiremos viver com o lado de fora", conta Mogle.


A estética contemporânea e ambiental que marcam o estilo de Mogle, representado por meio de seres lúdicos em uma espécie híbrida de humano e planta, preenchem telas, se revelam em objetos e esculturas nesta mostra. Renata Rocco pontua que o título da exposição se traduz como ponto de partida e de chegada. "Se o dicionário define 'Lar' como 'casa onde habita uma família; domicílio, habitação' e também como 'lugar em que se nasceu; pátria, terra natal', nas obras de Mogle essas ideias se expandem — e se aprofundam. Aqui, o lar também é corpo. Corpo como abrigo. Corpo que se aninhava no ventre materno — o primeiro lar. Corpo que guarda memórias, que cuida, que sente, que pensa. Corpo que retorna à sua origem, que revisita sua ancestralidade."


Mogle, que tem origem indígena, exibe por meio de inconfundíveis traços e cores em suas obras, referências da natureza, da infância e do afeto. O artista convida o espectador a adentrar seu mundo, onde elementos que simbolizam terra, água e céu, se misturam ao corpo e, consequentemente, ao seu interior, o 'lar', criando caminhos para a refletir acerca das mensagens que escapam no ruído presente.


Assim, "Lar" é um impulso à reflexão em meio à efemeridade dos dias atuais. "Em um tempo marcado pela sobrecarga de tarefas, pela velocidade impiedosa e pelo bombardeio de imagens que nos anestesia e hipnotiza, somos empurrados para longe de nós mesmos — e, consequentemente, uns dos outros. O que Mogle propõe, com delicadeza e profundidade, é um movimento inverso: o retorno a si. Ouvir os sinais. Reativar a escuta e a sensibilidade do corpo, acessando a sabedoria ancestral que habita em cada um, como quem busca paz consigo", finaliza Renata Rocco.


Allan Souza Lima e Jota Andrade, por sua vez, apresentam um conjunto com três fotografias que foram produzidas durante as filmagens da segunda temporada de "O Cangaço", streaming que será lançado em 2026 no Prime Video. Durante as filmagens que aconteceram nas cidades de Cabaceiras e Campina Grande (Paraíba), Parelhas (Rio Grande do Norte) e no interior do Ceará, ambos os artistas produziram imagens icônicas, das quais três serão apresentadas na mostra de André Mogle. Allan e Jota Andrade bucaram retratar o sertão nordestino tanto em sua beleza quanto em autenticidade.


Mogle - @andremogle

André Bracale Araújo, conhecido como André Mogle, nasceu em 1985, periferia da Zona Leste da cidade de São Paulo. Logo aos 13, em 1998, inicia sua vida artística com o grafitti, escrevendo letras, preenchendo formas e fazendo contornos. Desde então, a necessidade constante de aprimoramento despertou a busca por suas raízes e foi na natureza onde encontrou fortes conexões com suas pinturas e o modo de ver o mundo à sua volta. As relações humanas, a inquietação quanto ao descaso ambiental e a desigualdade social são temas que impulsionaram sua inserção em projetos que buscam a conscientização através da arte – o "artivismo". Em suas obras, retrata seres lúdicos – uma espécie de híbrido de humano e planta –, inseridos em cenários que objetivam uma reflexão sobre as relações dos indivíduos entre si e com o meio em que vivem, chamando atenção para a intolerância e falta de empatia. No Brasil, o trabalho de André Mogle está espalhado por diversos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Amapá e Mato Grosso. Na Europa, ele participou de eventos como a pintura da Calçada da Glória em Lisboa, o Projeto Le Mur em Paris e o Amsterdam Street.


Allan Souza Lima - @allansouzalima

O pernambucano Allan Souza Lima, ingressou no mundo artístico enquanto criança, estudando pintura e, devido a influência e contato próximo com seu antigo vizinho, Chico Science, ingressou na música. Aos 15 anos, passou a estudar teatro e iniciou sua carreira de ator levando-o a estrelar grandes trabalhos na televisão e no cinema. Além de ator, Allan é um multiartista, é diretor e produtor de audiovisual da Ikebana Filmes, onde realiza seus trabalhos como diretor artístico no cinema e no teatro. Nos últimos anos vem se dedicando dentro do universo da fotografia.


Jota - @jota_andrade_jota

Artista Manauara, residente no estado do Rio de Janeiro, Jota Andrade é um artista autodidata e multidisciplinar. Está sempre explorando caminhos em novas técnicas e materiais, porém sua base vem toda do 'pequeno detalhe', da minúcia. Seu trabalho evoluiu através da cenografia onde se formou uniu a vasta experiência do desenho com a técnica de montagem, luz, carpintaria, adereços e, por isso, é reconhecido pela versatilidade. "De nenhuma forma perco a origem, venho do croqui, seja qual for minha elaboração, ela nasce na minúcia do meu desenho", diz Jota.


Renata Rocco – @renata.f.rocco

Renata Dias Ferraretto Moura Rocco tem Pós-doutorado pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP, 2023 - Bolsa FAPESP), Doutorado (2018 - Bolsa FAPESP) e Mestrado (2013 - Bolsa CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, todos sob orientação da Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães, docente e curadora do MAC USP. Rocco é autora do livro "Danilo Di Prete em Ação: a construção de um artista no ambiente da Bienal de São Paulo" (2022), artigos sobre arte moderna italiana e brasileira, e sobre as primeiras edições da Bienal de São Paulo. Foi curadora de exposições de arte moderna MAC USP e de artistas contemporâneos em São Paulo. Foi membro do Comitê de Indicação do PIPA 2025 e trabalha desde março 2024, no Acervo Artístico dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.


Galeria Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira | https://kvgaleria.com.br

A Kovak & Vieira é uma galeria de Arte Contemporânea fundada no começo de 2023 por Mariana Vieira. Focando na acessibilidade e pluralidade, a galeria vem realizando exposições individuais e coletivas com diferentes linguagens e suportes. A conceituação da Kovak & Vieira parte de longas reflexões acerca do que representa a arte para todos nós e sua potência transformadora. A ideia de que a arte se comunica e serve como tratamento para aquilo que todos temos em comum: a alma. É com tais diretrizes que a galeria mantém uma característica observadora e incentivadora do mundo afora, reconhecendo o que há de novo em talentos artísticos.


Serviço

Exposição: "Lar"

Artista: Mogle, Allan Souza Lima e Jota Andrade


Local: Kovak & Vieira - @galeriakovakevieira

R. Cônego Eugênio Leite, 150 – Jardins - São Paulo


Abertura: 16 de setembro – das 16h30 às 21h30

Período expositivo: 17 de setembro a 16 de outubro


Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 11h30 às 19h e aos sábados das 11h30 às 16h30 | domingos apenas com agendamento.

Qual a forma que gostaria de assinar
nosso conteúdo?

Artsoul Comunicação Digital LTDA | CNPJ: 29.752.781/0001-52

Escritório: Rua Quatá, 845 - Sala 2, Vila Olímpia, São Paulo, SP, 04546-044